[Total: 9    Média: 4.9/5]
Tempo de Leitura: 5 minutos
banner-evolutto-day-2019-min

Se você tem uma ideia de negócio e está super empolgado para empreende-la, recomendo que você leia esse artigo que preparei especialmente para você, antes mesmo que você possa dar os primeiros passos rumo ao sucesso do seu negócio!

Fiz questão de relacionar esses pontos, em especial, pois, a partir da minha experiência como consultor de estruturação de novos negócios, há mais de 10 anos pela BR Management, já tive a oportunidade de ver muitos empreendedores quebrarem as suas empresas por simplesmente ignorá-los no início da sua jornada empreendedora.

Para facilitar a sua vida, preparei, inclusive, uma ferramenta gratuita que você poderá baixar e utilizar nos seus novos projetos.

Lápis e papel na mão, lá vamos nós ao sucesso!

1. Vai empreender só ou com um sócio?

Ambas as opções têm vantagens e desvantagens, é claro. Porém, a escolha de um ou mais sócios requer extremo cuidado.

Em geral, como num noivado antes do casamento, costuma-se olhar apenas a parte boa da relação (divisão das despesas e do aporte de capital inicial, empolgação e afinidade de pensamento quanto à ideia do negócio etc.).

Porém, as questões centrais são: os sócios possuem competências e papeis complementares?

Já trabalharam juntos antes, para saber se haverá ou não sinergia?

Todos terão o mesmo grau de comprometimento e dedicação?

Ao invés de um sócio, não seria o caso de terceirizar atividades ou mesmo contratar funcionários?

2. A família está ciente, apoia explicitamente (inclusive financeiramente) e está disposta a realizar alguns sacrifícios pessoais?

O apoio da família é fundamental, especialmente do ponto de vista psicológico e financeiro; quando não existem, o empreendedor que decidir persistir na sua jornada terá, além de adicionar mais algumas doses de automotivação, terá também que administrar e conciliar as demandas do negócio com as demandas de atenção à família.

Se o negócio é familiar, o cuidado recai para que os problemas vivenciados no dia a dia do negócio não prejudiquem as relações afetivo-emocionais, de modo que o negócio seja um sonho e não um pesadelo compartilhado.

3. Há algum planejamento financeiro e/ou de transição de carreira?

Realizar a provisão de algum orçamento mínimo para o negócio, sem que isso implique em deixar a si próprio e a família descobertos pode fazer com que a execução da ideia de negócio precise ser adiada por algum tempo.

Importa lembrar que o orçamento a ser provisionado deverá ser suficiente não somente para abrir a empresa, mas, também, para mantê-la em operação por algum tempo até que se consiga alcançar o ponto de equilíbrio, momento em que as receitas e despesas se equivalem e o negócio começara a gerar lucro e fazer retornar o investimento inicial;

4. Existe algum estudo prévio de mercado, quanto aos eventuais concorrentes e consumidores?

A ideia pode até ser boa, mas e como será que está o mercado, no que se refere ao nível de ocupação pelos concorrentes?

Quais os diferenciais dos mesmos?

Qual a relação entre a demanda pelo eventual produto/serviço e os potenciais consumidores na região de atuação do pretenso negócio?

Há alguma pesquisa de mercado realizada a partir de dados abertos ou mesmo contratada, caso os dados não sejam tão facilmente localizados ou acessíveis?

5. Os potenciais fornecedores são únicos ou há outras boas opções no mercado?

A possibilidade de opções de escolha de fornecedores, o tempo de resposta/entrega dos insumos, as condições de pagamento que impactarão no fluxo de caixa, dentre outros pontos, poderão impulsionar o frear o seu futuro negócio.

Assim como os sócios, os fornecedores são parceiros estratégicos-chaves cuja seleção deverá ser realizada com bastante critério!

6. Requer tecnologias de fácil acesso no mercado?

O potencial negócio requer tecnologias de fácil acesso e suporte quando necessário?

Qual o custo estimado e impacto dessa tecnologia no preço final do produto/serviço?

Qual o eventual impacto da depreciação no patrimônio da empresa, em caso de eventual venda do negócio?

 7. Requer profissionais especializados?

Há profissionais qualificados no mercado local que lhe permita “comprar pronto” ou você precisará importar de outras regiões, eventualmente pagando acima da média de mercado?

8. É possível começar pequeno e expandir com o tempo ou a estrutura inicial requer investimentos elevados?

Há negócios que permitem ao empreendedor começar propositalmente pequeno, para que ele possa “laboratoriar” para uma eventual expansão e/ou mesmo à situação de baixo caixa inicial.

Porém, há outros que requerem investimentos elevados de partida, inclusive em bens móveis e imóveis que não serão tão facilmente liquidados em caso de venda ou fechamento da empresa;

9. Possui alguma experiência no ramo de atividade?

Não há dúvidas que operar um negócio no qual se possui experiência de trabalho implicará menos risco do que operar negócios nos quais não se tem prévia competência técnica e/ou de gestão.

A melhor forma de compensar isso é por meio da complementariedade de expertise de um sócio, conforme acima comentado, e/ou da colaboradores ou de serviços especializados (terceirizados);

10. “Do zero” ou franquia?

Em muitos casos, especialmente para os “marinheiros de primeira viagem” a opção por negócios de franquia faz muito sentido, pois, a despeito do pagamento da taxa de franquia e dos royalties, encurta o caminho da aprendizagem e supre a falta de experiência inicial.

Certamente, vários outros pontos poderiam ser relacionados acima, mas fiz questão de selecionar aqueles que, na minha visão e experiência, me permitem concluir se tratarem dos mais impactantes do ponto de vista de gestão do risco de uma operação sustentável no longo prazo, sem falar nos desgastes financeiros e emocionais advindos.

Por fim, se você chegou até aqui e ainda não fez o download do checklist abaixo, não perca tempo!

Foi elaborado com muito zelo a fim de lhe ajudar na sua jornada empreendedora.

Caso precise da nossa ajuda, não hesite em nos contatar por aqui ou pelo nosso site.

O nosso time de consultores estará pronto para lhe ajudar a realizar o sonho da estruturação do seu novo negócio com segurança!

Sucesso e até breve!