Observamos um grande esforço das empresas em prospectar novos clientes e pouco em fidelizar clientes.
É sabido que “vender na base” é muito mais barato que o esforço gasto em atrair um novo cliente.
As mudanças nos negócios que a internet possibilitou, com a ampliação da oferta de produtos e serviços, exigem uma revisão das ações de marketing e vendas das empresas.
Ao mesmo tempo em que permitiu ampliar nossos territórios de venda, também possibilitou aos clientes serem alvos de outros concorrentes, muitos deles de regiões distantes e até mesmo outros países.
Tal mudança acarretou um grande esforço em atender cada vez mais solicitações de informações de vendas, algumas delas são convertidas em negócios.
Porém uma grande parcela apenas na qualificação de leads e geração de propostas sem fechamento.
É possível melhorar seus processos comerciais de atendimento e vendas, transformando sua empresa numa máquina de vendas, preparada para independente da origem do potencial cliente e do resultado final, converter os esforços para que todo cliente ou lead gerado seja potencialmente “fidelizado na sua base”.
Como fazer isso acontecer?
Veja os 05 passos a seguir que te auxiliará a fidelizar clientes de uma vez por todas:
PASSO #1 – Obtenha informações que permitam classificar bem sua base de dados
A entrada das informações pode ser uma simples consulta no seu website, facebook, ou por e-mail.
O processo comercial deve estar preparado para reter as informações que serão usadas em futuras ações de comunicação, relacionamento ou mesmo prospecção.
PASSO #2 – Tenha ferramentas ágeis que permitam segmentar corretamente
Os sistemas de suporte a venda estão em franca expansão.
Entenda a maneira que seus clientes e leads podem ser alcançados e busque soluções que facilitem seus processos de comunicação, vendas ou relacionamento.
As ferramentas, quando bem desenhadas e usadas, permitem a segmentação da base de informações, gerenciadas na ação estratégica de marketing e vendas.
PASSO #3 – Use sua equipe de atendimento e vendas para fidelizar
Com a extração de informações confiáveis é possível ter condições de usar as equipes de atendimento e vendas para mais tarefas, otimizando os recursos existentes.
Inove, reinvente seu time com novas atribuições pensadas a partir de seus processos e estratégias comerciais.
Crie rotinas para visualizar seus clientes inativos, e busque se manter em contato, oferecendo sempre alternativas para um nova compra e fidelizar clientes de forma muito mais fácil.
PASSO #4 – Mantenha uma comunicação sistemática atrativa
Uma vez que tenha cadastros atualizados, é necessário desenvolver ações de comunicação criando relevância e credibilidade entre sua marca e a base de clientes e leads, para que assim você consiga fidelizar clientes.
Hoje há uma infinidade de recursos disponíveis para estruturar o marketing digital de sua empresa, tudo à sua mão e a preços acessíveis.
Marketing de conteúdo é uma boa estratégia para reter e também trazer novos clientes.
PASSO #5 – Elabore estratégias e abordagens corretas
Nos dias atuais o planejamento de marketing e vendas precisa ser atualizado com frequência.
No passado, falávamos em meses.
Agora é preciso planejar e executar suas estratégias quase semanalmente.
Crie uma rotina que permita realizar e avaliar suas ações e abordagens.
E boas vendas!