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Tempo de Leitura: 4 minutos
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Todo empreendedor ao iniciar um novo negócio se depara com um mix de sensações que envolve euforia e preocupação.

Afinal, ele terá que procurar a melhor forma de divulgar os produtos para os clientes, resolver questões de infraestrutura física do negócio, contratar os melhores funcionários e entre outras atividades que sugam o tempo e o esforço.

Em meio a essa empolgação, muitos empresários esquecem de pensar na estratégia do negócio como um todo.

Com o passar do tempo a empresa começa a dar os primeiros sinais de que tem algo de errado acontecendo.

Afinal, não tinham estratégia nenhuma.

Pensando nisso, separei neste artigo os 05 sinais de que a sua empresa precisa definir a estratégia com foco em resultados.

Confira:

#1º Dificuldades para definir metas

Se a empresa não tiver a definição clara de quais são os seus objetivos, fica muito difícil estabelecer as metas e a estratégia a ser seguida para alcançar os resultados.

Principalmente porque sem saber para onde vai fica inviável definir quais caminhos devem ser percorridos.

Quando a empresa começa a ganhar proporção em número de pessoas e clientes é fundamental que o gestor saiba definir as metas relacionadas à vendas, processos, pessoas, qualidade dos produtos e/ou serviços, faturamento e etc.

A definição do objetivo, metas e estratégias do negócio é fundamental para o sucesso do empreendimento.

Esta definição é feita no momento da elaboração do Planejamento Estratégico.

Se você quer saber como elaborar metas com foco em resultado leia o nosso artigo: “Como traçar metas com foco em resultados?”.

#2º A equipe não conhece os objetivos da empresa

Quando a equipe não conhece os objetivos da empresa fica difícil trabalhar o engajamento e motivação das pessoas.

Com isso, incentivá-los a executar as suas tarefas diárias torna-se um trabalho bastante árduo, pois os resultados almejados são incertos e não estão claros na cabeça de todos os envolvidos.

Dessa forma, definir os objetivos estratégicos e compartilhar com a equipe incentivará os colaboradores a assumir responsabilidades e sentirem-se mais “donos” do negócio e consequentemente co-responsáveis pelo sucesso do mesmo.

#3º Os pontos fortes e fracos do negócio não são conhecidos

Se você tem dificuldades para apontar prontamente quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio e o que a sua empresa tem feito para maximizar e ampliar os pontos fortes e mitigar os pontos fracos, está mais do que na hora de refletir sobre isso.

O conhecimento dos pontos fortes e fracos da organização permite que a empresa trace objetivos e metas para contornar situações que coloquem a mesma em risco e ao mesmo tempo traçar metas para aproveitar as potencialidades que possui.

Sendo assim, torna-se de extrema importância fazer uma análise Swot da sua empresa.

Na nossa consultoria para elaboração do Planejamento Estratégico dedicamos uma etapa especialmente para te mostrar passo-a-passo como fazer isso.

#4º Os planos futuros não estão claramente definidos

O futuro parece incerto e sombrio para você e para os integrantes da sua empresa?

Você não sabe em qual patamar a sua empresa deseja estar daqui a pelo menos um ano?

Se você respondeu sim para estas perguntas está mais do que na hora de pensar nisso com mais ênfase.

Como citado no item número dois, é importante que todas as pessoas que fazem parte da organização possuam um parâmetro, ou seja, um norte a seguir.

Dessa forma, torna-se possível acompanhar os resultados e quando chegar o prazo estabelecido verificar se os objetivos e metas foram alcançados.

#5º Não existe um plano de ação a ser seguido para alcançar os resultados almejados

O plano de ação como o próprio nome sugere, determina quais as ações serão necessárias para alcançar os objetivos e metas, por meio dele é possível atribuir os responsáveis e prazos para execução das ações que garantirão o alcance dos objetivos e metas.

Se a sua equipe não possui um plano de ação, use estes últimos minutos enquanto termina de ler este artigo para pensar e marcar a data da reunião para elaboração do planejamento estratégico da sua organização.

E agora você não tem nem desculpa que não sabe fazer isso, pois além das dicas que te passei neste artigo ainda coloco a sua disposição a nossa consultoria online para elaboração do planejamento estratégico onde você e sua equipe irão executar todas as etapas de maneira assistida, com vídeos, passo-a-passo e consultor disponível todos os dias para ajudar com as possíveis dúvidas.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos e principalmente com aquelas pessoas que estão precisando de uma forcinha para definir os rumos da organização.

Não esqueça de deixar o seu comentário abaixo falando o que você achou deste conteúdo ou com sugestões de novos temas.

Por Aparecida Amaral.
CEO Implantta Consultoria