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Falta de planejamento, crise política e crise econômica.

Está aí uma combinação de palavras que assusta muita gente, especialmente o empreendedor.

E não é para menos.

Sem uma boa estratégia, momentos como esse derrubam negócios e sonhos.

A parte boa é que em meio às recessões existem as oportunidades para quem está treinado a enxergá-las.

Como sobreviver na crise e até crescer com ela é possível, e esse é o um assunto importante para hoje.

Falar de crescimento em tempos de recessão econômica e mudanças políticas parece uma utopia, principalmente quando a maioria das empresas está focada apenas em sobreviver.

Mas, é justamente nessa batalha pela vida onde mora a oportunidade de se fortalecer e, além de manter-se respirando, crescer quando a crise passar.

Para que este objetivo se torne realidade, é vital saber aproveitar o momento de baixa produção para focar na melhoria dos processos internos.

Rever costumes, aprimorar práticas e se reinventar formam a essência deste método.

Na prática, estes conceitos tomam forma com as dicas abaixo.

Vamos lá?

6 Dicas de Planejamento Para Sobreviver à Crise

Invista em inovação

Permanecer elaborando novas formas de vender seu peixe é fundamental até quando a recessão está em alta.

Isso porque a crise, por pior que seja, passa.

E quando o cenário econômico volta ao normal, você estará na frente da concorrência e pronto para entregar o que o consumidor procura.

Enxugue processos – foco no essencial

A hora da crise é também o momento de analisar como andam as rotinas da empresa.

Será que os gastos poderiam ser racionados, os processos poderiam ser mais simples e a forma como as coisas são resolvidas podem ser mais econômicas

Embora certas burocracias sejam necessárias, a maneira como acontecem pode ser revista.

Sem prejudicar os processos, é importante avaliá-los de modo que as energias sejam canalizadas ao que realmente faz a diferença.

Isso gera economia de tempo e dinheiro – essencial para a sobrevivência e útil até depois da crise.

Um ótimo software de gestão de processos para realizar essa tarefa é o Pipefy.

O Pipefy permite que você assuma o controle e melhore o seu trabalho.

Não deixe a organização de lado

Uma prática até comum em empresas (e pessoas) é relaxar na organização quando uma coisa não vai de acordo com o previsto.

Se as dividas crescem, a tendência é aquele pensamento: “o que é gastar dez para quem já deve mil?”.

E se as vendas repentinamente crescem, a empolgação encontra lugar e muitas vezes os gastos irracionais, também.

Não deixe essa tendência te pegar.

Mantenha tudo organizado: entradas, saídas, dívidas, aprovisionamentos, orçamentos, negociações, economias, pedidos, processos, expectativas e empolgação.

Só a organização pode te deixar ciente dos pontos fortes e fracos do funcionamento da empresa.

Procure o que gera valor ao cliente

Se a crise te afeta é porque, primeiro, afetou o seu cliente, certo?

Portanto, é importante estar alinhado com as necessidades dele.

Em seu planejamento, pense em como fazer do seu serviço ou produto um elemento indispensável, algo que faz a diferença na vida do seu consumidor.

Portanto, algo que ele não deixa de consumir.

Além de investir na qualidade, invista em formas de mostrar o valor do que você vende para quem compra.

Cuide do relacionamento

Esses tempos, vi uma notícia que me surpreendeu.

Uma empresa no Japão se desculpou com seus consumidores por ter aumentado o preço de seu produto.

Não que você precise fazer o mesmo, mas, percebe como é bacana mostrar que você se importa com seus clientes?

Essa manutenção do relacionamento é fundamental em todos os aspectos da vida, especialmente quando o assunto é empreender bem.

Entenda como aprimorar a relação que tem com o público e explore esta fonte.

Valorize quem faz a diferença

Dentro da empresa, sempre existem os talentos.

Fique de olho neles!

Não deixe de motivar aqueles que se destacam.

Se o momento da crise não permite promoção e aumento, desenvolva mecanismos no seu planejamento que assegurem que os colaboradores empenhados saibam da importância que têm para o funcionamento do negócio.

Além de motivá-los para continuar o bom serviço, gera-se um clima positivo e altamente saudável, indispensável para manter as engrenagens rodando.

Historicamente, as crises econômicas e políticas fazem parte de todos os países.

Elas vêm.

Mas, vão embora.

E apesar do medo e das frustrações que muitas vezes trazem, elas também fornecem aprendizados e oportunidades.

Colocar em prática atitudes positivas e raciocinar insistentemente sobre os pontos que podemos melhorar e reinventar asseguram a sobrevivência e posterior crescimento.

Porque, como diz o bom e velho ditado, depois da tempestade vem a bonança.

Ela sempre vem.

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