Tempo de Leitura: 3 minutos

Muitas empresas perguntam se vale realmente a pena encarar uma implantação da Portaria 79 e Portaria 52.

Ou até mesmo ambas e buscar a certificação, por não compreenderem a importância de uma boa gestão dos processos e concluírem que a portaria é apenas burocracia e muitos documentos.

Por isso, vou te mostrar 6 vantagens que sua Fábrica terá ao obter a certificação de produto:

1. SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Uma das principais vantagens da Portaria 79 e Portaria 52, é assegurar ao cliente que o produto adquirido é fruto de um processo padronizado voltado para matéria prima utilizada, que busca continuamente a qualidade e que eleva a sua satisfação.

Este deve ser o objetivo de qualquer empresa que quer expandir seu negócio.

As portarias tem como foco central O CLIENTE e possibilita por meio de sua estrutura que a organização obtenha os subsídios necessários para agregar valor ao cliente, através de: processos bem estabelecidos, análise da perspectiva dos clientes, comunicação com o cliente, entre outros.

Dessa forma, é mostrado ao cliente que a organização leva em consideração as suas necessidades e busca atende-las.

2. ORGANIZAÇÃO INTERNA

Com a Portaria 79 e Portaria 52, a empresa definirá os seus processos, metodologia de trabalho, recursos que vai utilizar, quais competências os colaboradores deverão ter e etc. para que a operação das atividades ocorra de forma padronizada e continuada.

Ou seja, o resultado final sempre sairá igual. As chances de não atingir o resultado desejado são mínimas, pois todos os riscos estarão apontados e controlados.

3. PRODUTIVIDADE

Esta vantagem é extremamente positiva, pois é uma consequência da vantagem anterior.

Quando os colaboradores seguem os procedimentos definidos, registram as informações pertinentes à sua atividade e em conjunto buscam a melhoria contínua dos processos, eles passam a compreender exatamente o que deve ser feito e como deve ser feito, tornando suas ações mais ágeis e eficientes.

Faça o download gratuito do Cronograma de Implementação da Portaria 79

4. REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO

O controle da matéria prima e insumos utilizados na produção contribuem para que seja utilizado apenas o necessário, nem a mais nem a menos.

E com a padronização do trabalho e acompanhamento de saídas não conformes consegue-se diminuir também o retrabalho, trazendo benefícios financeiros imediatos.

5. CONQUISTA DE NOVOS NEGÓCIOS

A Portaria 79 e Portaria 52 foi estabelecida pelo INMETRO.

A empresa que tem essa certificação compulsória reflete seu comprometimento com o produto e melhoria na gestão da qualidade, que está preocupada com a forma como é vista pelos clientes e busca a melhoria contínua.

E tudo isso resulta na boa imagem perante ao mercado, afinal os consumidores tem buscado colchões com o selo do INMETRO.

6. MAIOR CONTROLE DO NEGÓCIO

Os requisitos das portarias indicam que a empresa se antecipe aos problemas ocorridos nos processos, antes que o problema ocorra efetivamente, que acompanhe e avalie o desempenho de seus processos e também sugere que esteja atenta as oportunidades de melhoria dentro do sistema de gestão da qualidade.

Tudo isto alinhado auxiliará a alta direção na tomada de decisões e principalmente ter uma visão clara dos riscos e oportunidades que estão em seu contexto.

Viu só como a certificação na portaria 79 e portaria 52 podem trazer muitos benefícios para sua empresa?

Eu só listei 6, mas tem muito mais!

A Portaria 79 é aplicável à colchões de espuma e a Portaria 52 à colchões de Mola.

E então, vamos buscar a sua certificação?