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A Norma ABNT ISO 9000, traz estas descrições para as organizações equalizarem o entendimento e melhorarem o seu desempenho quando aplicarem estes princípios.

Facilitando qualquer organização e possibilitando a melhoria de produtos/serviços com vistas a garantir o completo gerenciamento rumo a satisfação dos clientes, ao sucesso e a lucratividade.

Estes princípios apresentados pela ABNT ISO 9001 são o meio mais comum, dinâmico e difundido para dar sentido as organizações, quando implementarem um Sistema de Gestão da Qualidade(SGQ), possibilitando o crescimento da melhoria contínua na gestão da mesma, portanto vamos conhecer e entender o significado destes sete princípios:

1 FOCO NO CLIENTE

Atender às necessidades dos clientes, buscando sempre exceder as expectativas dos mesmos, oportunizando fidelidade e confiança para com seus clientes. Atentar as necessidades atuais e futuras ou inovações de interesse dos clientes;

2 LIDERANÇA

Todos líderes, de qualquer nível, estão direcionados para criarem condições para manter as pessoas engajadas para alcançarem os “objetivos da qualidade” esperado pela organização. Mantendo o alinhamento das estratégias, política, processos e recursos em direção as metas e lucratividade das organizações;

3 ENGAJAMENTO DAS PESSOAS

Pessoas competentes elevam a capacidade da organização em criar e entregar valores. Tornando as mesmas, eficazes e eficientes em todos os níveis, através do engajamento em todos os níveis na conquista dos “objetivos da qualidade” da organização;

4 ABORDAGEM DE PROCESSOS

Resultados consistentes, possíveis, compreendidos e gerenciáveis são conquistados pelo controle de processos inter-relacionados, que funcionam como um sistema coerente. Esta é a base de um Sistema da Gestão da Qualidade (SGQ) que atua por meio de processos inter-relacionados, produzindo de forma otimizada e lucrativa para a organização.

5 MELHORIAS

Organização com foco em melhorias contínuas garantem sucesso com produtividade e lucratividade. Estando a melhoria ligada à manter os níveis atuais de desempenho, reagir às mudanças e criar novas oportunidades ou inovar;

6 TOMADA DE DECISÃO

Decisões tomadas através de dados reais e informações verídicas, geradas através de resultados de seus próprios processos internos desejados. A tomada de decisão quando tomada pela análise de fatos, evidências, aplicando ferramentas da qualidade e dados levarão a uma maior assertividade ou objetividade e confiança no sucesso das mesmas;

7 GESTÃO DE RELACIONAMENTO

Para o sucesso sustentável, as organizações, gerenciam seus relacionamentos com as partes interessadas pertinentes, como: sociedade, comunidade, provedores, fornecedores, meio ambiente. Manter este gerenciamento se torna particularmente importante para a sobrevivência das organizações.

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