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Primeiramente partimos do princípio que não se melhora o que não se conhece e não conhece o que não se mede.

Portanto todo processo de melhoria contínua depende da avaliação do desempenho deste processo.

Principalmente quando sua empresa começa a crescer de forma exponencial.

Afinal gastamos recursos valiosos na busca de metas estabelecidas, dentre estes recursos podemos citar:

Conforme a certificação ISO 9001:2015 possuímos várias ferramentas de Avaliação do Desempenho do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), que podem auxiliar nesse momento tão especial de crescimento da sua empresa.

Decerto a mais poderosa que podemos citar é:

Auditoria Interna

Salvo que o objetivo da auditoria interna não é só de observar como os processos funcionam.

Mas também saber a qualidade que é realizada, o custo e os riscos envolvidos neste processo.

Sobretudo a auditoria é uma atividade que avalia a eficiência e a eficácia dos processos e serviços realizados.

Benefícios da Auditoria interna

  • Mantem o SGQ ativo
  • Avalia a conformidade dos processos e serviços
  • Avaliação de Registros e Rastreabilidade
  • Prevenção de Fraudes

Outra ferramenta indispensável é o:

Desdobramento da Política da Qualidade

Semelhantemente podemos chamar de Desdobramento dos Objetivos da Organização.

Afinal é neste momento que criamos indicadores mensuráveis alinhados aos Objetivos para que possamos medir e acompanhar os resultados alcançados.

Enfim, temos para finalizar e também de grande importância:

Análise Crítica do SGQ

Primordialmente esta análise crítica realizada em períodos determinados pela alta direção é importantíssima.

Pois é neste momento em que o SGQ passa por um “RAIO X “, onde itens obrigatórios são avaliados no seu desempenho e decisões são tomadas.

Certamente dentre as saídas da reunião, destacamos:

  • Possíveis ações definidas para melhoria da eficácia do SGQ e seus processos;
  • Possíveis ações definidas para melhoria da qualidade do produto e conformidade com seus requisitos;
  • As necessidades de recursos para viabilizar a implementação das ações tomadas, incluindo os recursos necessários para implementação dos objetivos da qualidade.

Em seguida a Avaliação do Desempenho faz parte do dia-a-dia do SGQ, e deve ser estruturada, pontual e confiável.

Pensando nisso resolvi dar um presente para você: