Primeiramente partimos do princípio que não se melhora o que não se conhece e não conhece o que não se mede.
Portanto todo processo de melhoria contínua depende da avaliação do desempenho deste processo.
Principalmente quando sua empresa começa a crescer de forma exponencial.
Afinal gastamos recursos valiosos na busca de metas estabelecidas, dentre estes recursos podemos citar:
Conforme a certificação ISO 9001:2015 possuímos várias ferramentas de Avaliação do Desempenho do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), que podem auxiliar nesse momento tão especial de crescimento da sua empresa.
Decerto a mais poderosa que podemos citar é:
Auditoria Interna
Salvo que o objetivo da auditoria interna não é só de observar como os processos funcionam.
Mas também saber a qualidade que é realizada, o custo e os riscos envolvidos neste processo.
Sobretudo a auditoria é uma atividade que avalia a eficiência e a eficácia dos processos e serviços realizados.
Benefícios da Auditoria interna
- Mantem o SGQ ativo
- Avalia a conformidade dos processos e serviços
- Avaliação de Registros e Rastreabilidade
- Prevenção de Fraudes
Outra ferramenta indispensável é o:
Desdobramento da Política da Qualidade
Semelhantemente podemos chamar de Desdobramento dos Objetivos da Organização.
Afinal é neste momento que criamos indicadores mensuráveis alinhados aos Objetivos para que possamos medir e acompanhar os resultados alcançados.
Enfim, temos para finalizar e também de grande importância:
Análise Crítica do SGQ
Primordialmente esta análise crítica realizada em períodos determinados pela alta direção é importantíssima.
Pois é neste momento em que o SGQ passa por um “RAIO X “, onde itens obrigatórios são avaliados no seu desempenho e decisões são tomadas.
Certamente dentre as saídas da reunião, destacamos:
- Possíveis ações definidas para melhoria da eficácia do SGQ e seus processos;
- Possíveis ações definidas para melhoria da qualidade do produto e conformidade com seus requisitos;
- As necessidades de recursos para viabilizar a implementação das ações tomadas, incluindo os recursos necessários para implementação dos objetivos da qualidade.
Em seguida a Avaliação do Desempenho faz parte do dia-a-dia do SGQ, e deve ser estruturada, pontual e confiável.