Tempo de Leitura: 4 minutos

Apesar de muitas vezes serem confundidos e entendidos como sinônimos, os termos chefe e líder têm definições bem distintas, pois a liderança não está relacionada à chefia.

O chefe se caracteriza por comandar pessoas, geralmente impondo ordens e agindo de forma autoritária, além de ser conhecido por centralizar o poder e visar somente os resultados e lucros.

Já o líder engaja e inspira quem está ao seu redor, motiva o seu time, mostra a direção a ser seguida e, principalmente, a segue junto.

Nesse sentido, a figura do líder é mais importante do que a do chefe em uma empresa, visto que ele tende a ser mais respeitado e admirado pelos colaboradores, o que é essencial e mais eficiente do que o temor.

Um bom líder almeja não só resultados, mas também a melhor forma de alcançá-los com o seu time.

Isso ocorre porque ele não centraliza o poder e divide a responsabilidade.

Quer saber mais?

Confira, abaixo, como diferenciar o chefe do líder!

Difusão do propósito da empresa

O chefe foca nos resultados deixando de se preocupar com o modo como eles serão atingidos.

E uma das principais maneiras de atingir os objetivos é a partir do alinhamento dos propósitos da empresa com os da equipe.

Assim sendo, a principal diferença entre a chefia e liderança é o fato de o líder ter a capacidade de difundir os propósitos da organização — motivos reais para que decisões sejam tomadas e executadas — bem como os valores e objetivos pessoais e profissionais que norteiam a vida dos seus colaboradores.

Dessa maneira, o colaborador deixa de ser visto como mais um e passa a sentir-se parte importante da engrenagem da empresa.

Isso aumenta o engajamento na adesão de projetos e ideias.

recrutamento-selecao-gpresult-in-min

Delegação de tarefas

O chefe costuma centralizar e controlar cada atividade e culpa apenas os colaboradores da empresa quando algo dá errado.

Geralmente, esse modelo de atuação faz com que a equipe não goste do seu ambiente de trabalho por associá-lo a um lugar ruim e desconfortável.

Por consequência, isso compromete a produtividade e o rendimento da empresa, gerando resultados abaixo do esperado.

Por outro lado, o líder delega as tarefas, dando autoridade aos seus liderados.

Isso não significa perder poder, mas sim oferecer uma oportunidade de todos participarem ativamente dos projetos, aprenderem e evoluírem.

Uma liderança de excelência tolera erros para não inibir o colaborador após a delegação de tarefas e assume os resultados com o seu time, sejam eles bons ou ruins.

Formação de novos talentos

A insegurança é uma característica de muitos chefes que se sentem ameaçados pelos profissionais que estão abaixo dele mas se destacam nas suas atividades.

O medo faz com que eles guardem as informações mais importantes para si mesmo que isso impacte negativamente os resultados.

Na mente desse tipo de chefe, ninguém pode ser melhor do que ele.
Em contrapartida, o líder quer que todos cresçam.

Diante disso, ele vê o crescimento do time como uma oportunidade para ele mesmo se desenvolver.

Profissionais que possam vir a substituí-lo são vistos com bons olhos e não como uma potencial ameaça ao seu cargo.

estruturar-rh-gpresult-in-min

Incentivos ao time

Claro que tanto o chefe quanto o líder querem obter sucesso e fortalecer a marca da empresa no mercado.

Porém, as estratégias que utilizam para isso são bem distintas.

Para o chefe, é crucial ter uma performance de qualidade, mas ele não se preocupa em investir na sua equipe de modo a ampliar os seus conhecimentos e mantê-la atualizada.

No caso do líder, ele sabe da importância de motivar o seu time e busca transformar os colaboradores em pessoas com os mesmos propósitos da empresa e, portanto, mais motivadas e produtivas.

Ele tem consciência de que o sucesso está ligado à motivação e satisfação dos liderados.

As posturas do chefe e líder podem contribuir significativamente para que a empresa seja bem-sucedida ou impedir o seu crescimento.

Para uma liderança eficaz é necessário conhecer as habilidades e os talentos da sua equipe, aperfeiçoá-los e transformá-los nos resultados projetados.

Quer aumentar o engajamento dos seus colaboradores?

Descubra a importância da cultura organizacional para atingir esse objetivo!

Entre em contato com a GP Result e descubra o que podemos fazer por você!

feedback-gpresult-in-min