[Total: 11    Média: 4.9/5]
Tempo de Leitura: 7 minutos

Nos momentos de crise geralmente o primeiro problema que surge para as empresas é baixar a margem de lucro.

Afinal é neste momento que aparecem os bons gestores mostrando que neste período de turbulência a saúde da empresa não pode ser impactada.

Manter a Margem de Lucro neste momento é crucial para a saúde financeira da empresa.

Geralmente para que isso aconteça uma das possibilidades é a redução de custos.

Mas, que deve ser feita de forma ordenada e planejada.

Essa redução não é simplesmente sair cortando custos sem critério e sim adequar as necessidades da empresa para que não afete as principais áreas e todo o processo da empresa.

A ideia e fazer o negócio custar menos.

A Partner Consultoria Empresarial possui uma Análise Empresarial onde pode diagnosticar e através de seu resultado estruturar um planejamento de corte de custos mantendo a operação principal da empresa sem afetar o principal que é manter e melhorar a receita.

Tudo isso passa por um processo de análise, economia, capacitação, profissionalização e aumento de eficiência em cada um dos processos.

Diante destas possibilidades vamos apresentar possibilidades de redução de custo onde entendemos ser as áreas estratégias para o funcionamento da empresa.

Financeiro

Vamos realizar a Gestão Financeira da sua empesa

Este é o momento de analisar os gastos do processo todo da empresa, colocar em prática os cortes e as reduções necessárias.

E após estes procedimentos manter a gestão para que as reduções se mantenham e continuem dia a dia.

Este é o motivo da importância da Gestão Financeira em não deixar passar nenhuma informação de gastos por menor que seja.

A Consultoria em Gestão Financeira pode ajudar a empresa a colocar em pratica ferramentas a serem utilizadas diariamente que facilitam a Gestão da empresa.

Fique sempre em dia com as tarifas e dívidas bancárias.

Pois manter suas contas bancárias em dia é importantíssimo visto que os juros gerados pela falta de pagamento de tarifas, taxas parcelas de empréstimos ou utilização de limites é extremamente prejudicial por se tratar de valores abusivos e que não estão previstos quando falamos de redução de custos.

Manter uma Gestão Financeira de sua e fator indispensável dentro da organização.

Lembrando que possíveis problemas com instituições financeiras denigrem o nome da empresa na praça e dificulta possíveis negociações com fornecedores.

Se chegar a este ponto é importante verificar todas as possibilidades de pagar e quando não for possível fazer a negociação das dívidas de uma maneira que possa honrar elas.

Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa vai fazer você analisar e planejar as próximas ações a serem tomadas na empresa.

Saberá exatamente qual o fluxo de recebíveis e de pagamentos futuros e quais mediadas tomar.

A análise do Fluxo vai mostrar os momentos de maior e menor entrada de recursos.

Esta análise proporciona ao Gestor Financeiro da empresa trabalhar os prazos de pagamento dos custos da empresa em momentos propícios as entradas.

Não havendo possibilidades de atraso de dívidas, não onerando com possíveis atrasos.

Produção

Tenha conhecimento de todo o processo e seus custos

Ter profundo conhecimento em todo o seu processo produtivo te propicia 2 possibilidades de redução de custos.

#1 Possibilidade de Redução de Custos

Uma delas é quanto ao desperdício que ocorre.

Pois o empresário sempre entende que possui aquela margem dentro do processo.

#2 Possibilidade de Redução de Custos

Outra muito importante é o retrabalho que devido à falta de análise e planejamento no processo acaba criando retrabalho que gera custos desnecessários que por muitas vezes não estavam previstos e acaba criando prejuízo, devido ao aumento dos custos.

A eficiência no processo produtivo pode gerar uma economia não prevista melhorando a margem de lucro e este trabalho por muitas vezes pode ser feito por especialistas preparados na Consultoria em Gestão Empresarial realizando um trabalho eficiente de precisão.

Corte custos desnecessários

A análise deve ser feita para que a empresa corte custos desnecessários e que os processos sejam enxutos.

Mas, que o processo não corra o risco de funcionamento.

A ideia de corte de custos não significa retirar o que e necessário.

Devido a isso que entendemos que uma parceria especializada como uma Consultoria em Gestão Empresarial pode resolver a situação.

Visto que uma análise detalhada com um levantamento preciso de todo o processo de produção não deixará a empresa correr o risco de em um primeiro momento achar que está reduzindo os custos e posteriormente ver que o que ela cortou se tornou mais caro para retomar e dar continuidade no processo produtivo da empresa.

Vender sempre, mas produzir ou comprar o que realmente vende

Nos momentos de redução de custo é necessário ter uma gestão das vendas bem criteriosa mostrando quais são os produtos de maior giro.

O que não quer dizer que os produtos que não tem um giro maior (neste momento) não devem ser mais produzidos ou comprados.

É neste momento que a Consultoria em Gestão Empresarial se mostra necessária em uma análise para cada item afim de saber se a demanda está baixa neste momento podendo voltar a ter uma procura que faça sentido retomar estes produtos no mercado.

A ideia é entender que o que não se vende não se produz ou não se compra.

Neste momento não existe lógica investir na compra de produtos ou insumos para produção se não terá retorno imediato no investimento.

Fornecedores devem ser parceiros

Seus fornecedores são peças importantes no processo da empresa, seja na venda de matéria prima para fabricação do produto ou na compra de produtos para a revenda.

Neste momento de redução de custos é necessário uma nova negociação pensando em um melhor formato de compras, buscando negociar bons descontos ou até melhorando o valor de compra perante compras maiores.

Este é o momento de abrir novos fornecedores até mesmo para ter um parâmetro de valor e uma concorrência (não fazendo leilão) voltada a melhorar o poder de compra.

Gestão de Pessoas (RH)

Compartilhe as informações e as necessidades com a equipe

Em um momento de redução de custos a colaboração de todos e primordial.

Todos os colaboradores devem se envolver com as necessidades e é dever dos gestores comunicar e mostrar as necessidades de redução de custo para a continuidade do funcionamento da empresa.

Quando se trata de empresas pequenas onde a comunicação é mais fácil, uma reunião com todos resolve facilmente.

Mas, no caso de empresa de um porte maior, a ideia é que a informação seja passada em pequenos grupos com reuniões pontuais com cada departamento através de seus superiores.

Uma forma de incentivar seus colaboradores é com as recompensas por atingimento de metas.

Premiações através de presentes, brindes entre outras é uma forma de estimular até mesmo a competição entre eles afim de reduzir os custos, ajudado a empresa e se beneficiando.

Outra forma de incentivar os funcionários é capacitando-os através de treinamentos, cursos, palestras mostrando a importância do colaborador dentro da organização e as possibilidades deles em modernizarem os processos e procedimentos.

Banco de Horas

O banco de horas é uma boa forma de redução de custo.

Lembrando que trata-se de horas extras feitas pelos funcionários que não são remuneradas financeiramente.

O funcionário pode descontar estas horas trabalhadas através de dias de folga em períodos negociados com a empresa.

É importante lembrar que uma gestão de pessoas bem feita e organizada não pode faltar visto que existem algumas regras estabelecidas que devem ser levadas em consideração para não criar problemas trabalhistas futuros para a empresa.

Hoje existem softwares de registro de ponto alternativos que facilitam esse controle.

Além de permitir que os colaboradores marquem o ponto através de aplicativos e computadores, esse tipo de solução permite uma gestão em tempo real dos apontamentos dos funcionários, tendo sempre em mãos informações como banco de horas e horas extras dos mesmos.

Demissões

Em um momento em que a ideia é a redução de custos, uma demissão não é a melhor ideia a curto prazo.

Visto que os custos indenizatórios de uma rescisão conforme o tempo de registro do funcionário o mesmo pode gerar uma necessidade de desembolso considerável.

Lembrando que ainda terá posteriormente a recolocação deste funcionário para o lugar do demitido.

E os custos podem ser ainda maior, pois existe a necessidade de treiná-lo após sua contratação.

Talvez um investimento em qualificação da atual equipe pode trazer mais benefícios.

Marketing

Se faz necessário cada vez mais o Marketing nas empresas, pois estar presente a vista dos clientes com o intuito de mantê-los sempre fidelizado.

Mas é sempre importante lembrar que para este investimento o custo pode ser muito alto.

Por isso hoje as alternativas do Marketing digital vem crescendo se tornando uma alternativa menos onerosa e com um retorno positivo.

Propaganda e posts patrocinados, redes sociais, blogs e artigos sobre os produtos são algumas das formas de apresentar seu produto e suas promoções direcionando a seu público alvo.

Este mesmo marketing pode proporcionar através de suas redes uma pesquisa de satisfação e hábitos de consumo.

E colocar em pratica a ideia do “produza o que vende”.

Através de sua estratégia de marketing a empresa entende o gosto de seus clientes e investe com maior certeza onde todos ganham.

O cliente com suas expectativas e a empresa reduzindo custos desnecessários e focando nas vendas certeiras, aumentando seu lucro.

Colocar em prática muitas destas dicas exigem muita gestão e no corrido dia a dia dos empresários fica difícil.

Uma outra dica ou uma opção é terceirizar estas atividades através de uma consultoria empresarial que pode lhe apresentar serviços de qualidade e especialização proporcionando a transformação necessária na empresa.

Na Partner Consultoria Empresarial, existem várias soluções para elevar os resultados da sua empresa.

Inclusive de forma híbrida.