Tempo de Leitura: 4 minutos

O processo de autoconhecimento na vida profissional é importante, já que contribui para decidir o que deve ser priorizado em suas metas e qual caminho a percorrer e evoluir efetivamente.

Não importa em que estágio você está na sua carreira, é importante avaliar seus objetivos e paixões de forma a manter seu desenvolvimento alinhado à sua personalidade e interesses.

Para isso, é bom identificar suas habilidades interpessoais, pontos fortes e suas oportunidades de melhoria.

É fundamental entender a si mesmo e, assim, desenhar uma carreira que esteja alinhada aos seus propósitos.

Continue a leitura para saber mais a respeito!

O que é autoconhecimento na vida profissional?

Um processo de autoconhecimento está relacionado à identificação dos diferentes aspectos de sua personalidade.

Bem como o reconhecimento de forças, fraquezas, crenças, valores, interesses, motivações, emoções e reações.

É uma forma de se conhecer melhor e, assim, descobrir suas reais necessidades.

Quando observamos essas questões pelo ponto de vista da carreira, podemos seguir uma linha de autoconhecimento na vida profissional, incluindo o reconhecimento de como esses pontos afetam nossas aptidões técnicas, habilidades e atitudes.

Geralmente, é um processo que leva certo tempo e deve ser constante durante toda a sua vida, visto que a realidade muda.

Para se tornar mais autoconsciente, terá que estar disposto a se analisar profundamente, identificando qualidades e virtudes.

Mas também reconhecendo medos e defeitos.

recrutamento-selecao-gpresult-in-min

Quais os benefícios do autoconhecimento?

Alguém que consegue evoluir no processo de autoconhecimento na vida profissional pode experimentar diversas vantagens no desenvolvimento da sua carreira.

Uma delas é a inteligência emocional, imprescindível principalmente para quem ocupa posições de liderança.

A inteligência emocional é um conceito da psicologia que se refere à capacidade de trabalhar com suas próprias emoções e com as reações que elas causam.

É também relacionada à empatia, permitindo entender melhor a forma como as outras pessoas agem.

Essas habilidades são grandes diferenciais para alguém que quer gerir equipes com eficiência.

O processo de autoconhecimento se torna cada vez mais importante na medida em que as empresas mudam as formas de trabalho.

Hoje, falamos em home office e foco em resultados.

Diversas posições não exigem mais a presença física nas dependências da companhia.

Então, saber mais a respeito de si é algo que faz diferença ao se programar para fazer o que precisa ser feito, garantindo a qualidade das entregas.

Ao investir em autoconhecimento na vida profissional, você também pode ficar mais confortável para arriscar, visto que sua capacidade de mensurar riscos aumenta.

Você poderá ter mais confiança e coragem, pois estará mais disposto a superar suas limitações.

estruturar-rh-gpresult-in-min

Como evoluir nesse processo?

Conhecer-se é uma parte muito relevante ao tratar de carreiras, pois só assim é possível olhar para si mesmo objetivamente, possibilitando fazer mudanças e correções de rota.

Examinar seus pontos fortes e baixos, realizações e fracassos, pode ajudar a determinar o que está dando certo e o que precisa mudar para seguir adiante.

Todos têm limitações, portanto, mapear suas qualificações específicas, talentos e formação acadêmica pode ajudá-lo a encontrar empregos que estejam dentro do seu nível de especialização.

Por exemplo, enquanto algumas pessoas são mais bem preparadas e se sentem mais à vontade realizando pesquisas teóricas, outras se dão melhor com vendas.

Se você trabalha fazendo o que gosta, ou mesmo está numa posição transitória que faz sentido de acordo com seus objetivos, pode partir para entender como se automotivar.

Alguns testes comportamentais e cognitivos, bem como a opinião de pessoas próximas e colegas, podem ajudá-lo a avaliar o que realmente é importante em sua vida e o faz continuar perseguindo suas metas.

Ao se concentrar no que faz, sentir-se feliz e valorizado como profissional, você pode encontrar oportunidades que estejam mais alinhadas aos seus propósitos de vida.

E assim, desenvolver uma trajetória longa, saudável e gratificante, e seguir se autodesafiando a buscar sempre um degrau acima.

Uma forma de acelerar esse processo é contar com ajuda.

Hoje, há uma série de coaches e mentores no mercado que têm a expertise necessária para dar o suporte e conduzir o indivíduo nessa trilha de autoconhecimento na vida profissional de uma forma mais sistemática e consistente.

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe com os amigos em suas redes sociais!

feedback-gpresult-in-min