A competitividade entre as empresas é maior a cada dia, porque os consumidores querem não apenas serviços e mercadorias com valor acessível, mas também um atendimento personalizado e de alta qualidade.
Esse cenário tem contribuído para muitas organizações investirem na cerificação ISO 9001.
Para obtê-la é necessário atender a diversos requisitos não prescritivos, significando que cada empresa permanece com suas características que a diferenciam no mercado.
Também é preciso adotar uma série de parâmetros para mantê-la, o que é imprescindível para construir uma imagem de prestígio e conquistar a confiança dos clientes, fornecedores e demais partes interessadas pelos resultados da organização.
Neste artigo, destacaremos diversos fatores relacionados com a ISO 9001, para mostrar como é simples conseguir essa certificação que faz uma enorme diferença para o seu negócio.
Confira!
Entenda o que é a ISO 9001
A ISO 9001 consiste em uma norma que apresenta vários critérios relacionados com a gestão da qualidade nas empresas.
Criada na década de 1980, e atualizada a cada período de aproximadamente 5 anos, ela tem como meta a padronização dos processos nas organizações, com a intenção de garantir serviços e produtos que aumentem o nível de satisfação dos clientes.
A última versão da norma foi publicada em 2015.
Ela se caracteriza por implantar na companhia uma mentalidade mais voltada para diversas finalidades, como:
- Aumentar o comprometimento com a melhoria contínua;
- Aperfeiçoar o gerenciamento dos recursos humanos e materiais para a execução dos serviços seguindo as melhores práticas do mercado;
- Criar procedimentos e instruções que formalizam as atividades dentro da companhia, com foco na qualidade;
- Monitorar os processos por indicadores que permitem visualizar o cumprimento dos requisitos determinados.
Veja como é simples conseguir a certificação ISO 9001
Para essa norma ser implantada e entrar em vigor em uma organização, é indispensável cumprir alguns compromissos:
- Garantir que os principais gestores estejam envolvidos e convencidos de que a ISO 9001 é o caminho para a evolução da gestão e melhoria do negócio;
- Definir os funcionários que estarão envolvidos com o processo de implantação e certificação. É importante contar colaboradores com funções estratégicas e funções operacionais, pois haverá envolvimento de todos os níveis da organização;
- Se a empresa não tem equipe técnica com profundo conhecimento da norma e experiência na condução de implantação, é recomendável contratar uma consultoria especializada para sua implantação e implementação.
Via de regra, contratar pessoas especializadas na norma para os quadros da empresa é mais oneroso e menos efetivo do que contratar uma consultoria especializada.
Além disso, fazer por conta própria é mais arriscado porque a curva de aprendizado será mais lenta, com muitas incertezas, tentativas e erros, e pela dificuldade de trabalhar com mudanças culturais por dentro da organização, com as pessoas envolvidas na condução sendo parte da cultura existente.
Hoje há empresas de consultoria com metodologia de implantação segura, com aporte robusto de tecnologia que tornou este processo mais simples e acessível para todos os portes de empreendimentos, algo acessível somente a grandes corporações em um passado recente.
Fique atento aos principais benefícios
A certificação ISO 9001 é uma prova de que a sua companhia está seguindo padrões de qualidade de classe mundial, podendo fazer negócios com o mundo.
Isso, sem dúvida, é um fator que fortalece a marca e indica para os stakeholders a seriedade dos trabalhos realizados.
Essa conquista também propicia uma série de vantagens, como:
- aumentar a produtividade;
- diminuir gastos;
- engajar os colaboradores;
- melhorar a comunicação com todos os segmentos do público-alvo;
- padronizar as rotinas de trabalho;
- reduzir riscos em virtude da má prestação de serviços;
- melhorar o relacionamento com investidores, clientes e fornecedores.
O processo de implantação
Como dito anteriormente, uma das premissas para adotar os critérios da ISO 9001 é o comprometimento das lideranças e consequente engajamento de um grupo de funcionários para encabeçarem o processo de implantação.
Isso deve ser formalizado e levado ao conhecimento de toda a força de trabalho, indicando que a organização está iniciando um processo de transformação que precisa da participação de todos.
Esse processo de transformação passa por vários aspectos da organização:
- Em relação a gestão estratégica – a organização deverá passar por um processo de planejamento ou revisão das estratégias, considerando variáveis do contexto interno e externo e identificação das suas partes interessadas, seus requisitos e forma com que garante o atendimento desses requisitos.
- Em ralação aos seus processos – a organização deverá demonstrar que seu funcionamento é ancorado em uma abordagem de processos, e seus processos principais e de apoio definidos e mapeados, com identificação de riscos, conhecimentos, entregas e formas de monitoramento.
- Em relação à gestão da informação – a organização deverá definir a forma de controle das informações documentadas e como divulga estas informações interna e externamente, incluindo os resultados de suas operações, níveis de satisfação de colaboradores e de clientes.
- Em relação à gestão da infraestrutura – a organização deverá definir a forma de controle da sua infraestrutura, necessidades e plano de investimentos para sua adequação e melhoria da qualidade.
- Em relação à gestão das pessoas – a organização deverá definir a forma de gestão incluindo recrutamento, integração, avaliação das competências e desenvolvimento das pessoas para os processos necessários para entregar valor ao cliente.
- Em relação à gestão operacional – a organização deverá definir a forma de controle e planejamento da operação, incluindo aquisição, produção e comercialização.
- Em relação à gestão novos produtos e serviços – a organização deverá definir a forma de projeto e desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
- Em relação à gestão dos resultados – a organização deverá definir a forma de analisar os seus resultados e como trata as saídas em desacordo com o planejado.
- Em relação à gestão das melhorias – a organização deverá definir a forma de análise e produção de melhorias no sistema de gestão, incluindo plano de auditorias internas.
Todos estes aspectos passam por definições de como fazer e imediata aplicação no dia a dia da organização, necessitando um acompanhamento e registro sistemático de como os trabalhos estão sendo realizados em cada fase, até se tornarem normal dentro da organização.
Assim, se a organização puder contar com uma consultoria que possa disponibilizar 100% do seu tempo (e não apenas uma visita semanal ou quinzenal) para orientar e avaliar as iniciativas ligadas à implantação das transformações, a assertividade e velocidade do processo será muito maior.
Conheça os principais impactos
O simples fato de iniciar as ações para obter a certificação 9001 já provoca impactos significativos no seu negócio.
Um deles é a mudança da cultura organizacional que exige dos colaboradores uma postura mais voltada para o cliente e a melhoria contínua.
Em outras palavras, a acomodação passa a ser vista pelos próprios trabalhadores, de forma ainda mais nociva no ambiente corporativo.
Outro aspecto marcante envolve a maior consciência dos colaboradores de que as modificações nos processos devem fazer parte da rotina da organização.
Assim, o mapeamento das tarefas começa a ser visualizado de forma mais estratégica, porque se torna um recurso valioso para agilizar procedimentos e minimizar erros.
Ter um olhar mais atento para a inovação é mais um impacto proporcionado pela ISO 9001.
Se não houver um foco em aproveitar o avanço tecnológico, uma empresa não será capaz de se diferenciar dos concorrentes e de fidelizar o público-alvo.
A tecnologia tem uma grande influência no aperfeiçoamento de processos e na redução de custos.
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Afinal, o conhecimento deve estar acessível para todos!