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Há muito se fala que o clima empresarial nas Organizações é um fator que contribui para o Sucesso das empresas.

O quanto isso é real?

Como avaliar o Clima da empresa?

Como cuidar do Clima da empresa?

O que a empresa lucra com isso?

E o custo para ter um Clima saudável?

Pense com a gente:

As pessoas são o maior diferencial das empresas e quando essas estão realmente engajadas na cultura da empresa e sentem que têm um propósito já é meio caminho andado.

Quando falo de engajamento, esse sentimento deve estar presente em todos os níveis da empresa, não somente nos cargos estratégicos.

Observo que as pequenas e médias empresas, que conseguem criar um clima de bem-estar com espaço para que todos possam ser ouvidos, onde as conquistas são mais valorizadas que as dificuldades e que a comemoração é uma prática, desenvolvem um diferencial competitivo.

Na medida em que, ao menor sinal de crise ou dificuldades, as pessoas se unem como num time que não quer perder o jogo e vai lutar até o fim do campeonato, podemos chamar essa força de impacto emocional, que mobiliza todos para uma postura colaborativa com sinergia para as busca de resultados.

Como avaliar o clima da empresa?

1- Empiricamente, por observação direta.

Sendo que é por meio das ações e interações que intuímos um clima saudável ou conturbado.

Apesar de ter sua validade, podemos correr o risco das emoções prejudicarem essa avaliação.

Os Planos de Ação – para melhora do Clima – podem não ter o foco da real necessidade do time.

2- A ferramenta de Pesquisa de Clima é o caminho mais seguro na medida em que os participantes podem dar sua visão de diferentes aspectos da organização, de forma que não estarão expostos a críticas e, em alguns casos, retaliações.

Com o resultado em mãos, o empresário pode concentrar forças nos pontos mais vulneráveis do atual cenário da sua empresa.

Ou seja, os Planos de Ação terão o foco certeiro nas necessidades do time.

Solicite uma proposta através do meu email sonia.padilha@gpresult.com.br 

Os Resultados obtidos devem ser, realmente, analisados e encarados de frente

Um exemplo é de coisas que, muitas vezes, passam desapercebidas, como um pintura nova no refeitório, melhorar a localização de um bebedouro, um canal mais direto com a liderança etc., que são solicitações com baixo custo de investimento e que são rapidamente atendidas.

Essas, quando realizadas, resultam na percepção da importância do time no processo, mesmo que a necessidade apontada seja algo de mais difícil resolução, devido a fatores financeiros, espaço físico e outras questões.

As solicitações devem ser levadas em conta e é necessário dar a devolutiva – com transparência e objetividade – do porquê ela não poderá ser atendida.

Novamente, aqui cria-se o sentimento de respeito e a percepção de que estão sendo ouvidos.

E quando possível deve-se planejar formas de atender as solicitações a médio ou longo prazo.

Empresas que cuidam e cultivam o Clima ganham em produtividade, minimizam riscos de acidentes de trabalho, desenvolvem o sentimento de pertencimento e incentivam o trabalho de equipes colaborativas.

Monitorar e criar um Clima Organizacional com foco em Resultados trará o time para jogar as estratégias da empresa.

Pode parecer algo caro para Avaliar o Clima da empresa, no entanto, oferecemos um solução simples, personalizada e acessível para sua empresa: criar estratégia de Clima Organizacional como diferencial competitivo e alcançar Resultados com seu time.

Oferecemos também a análise e orientações de especialistas na devolutiva dos resultados da Pesquisa de Clima.

Sônia Padilha 
GP Result