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Como a melhoria dos processos comerciais impactam no clima organizacional

Sua empresa sofre das dores abaixo:

  • Cada novo pedido acarreta muito esforço pra sua liberação, e os conflitos pra isso acontecer deixam o clima ruim na empresa.
  • Minha equipe de vendas perde muito tempo com tarefas operacionais e não fazem a prospecção e vendas.
  • Desejo utilizar melhor meus recursos de atendimento e vendas e não sei como.
  • Meus clientes reclamam da empresa e parece que ninguém faz nada.
  • Preciso ampliar minhas vendas, novas áreas e canais de vendas e não tenho ajuda.
  • Tenho dificuldades em pensar e executar novas estratégias de relacionamento e vendas.
  • Minha relação com a equipe de vendas não vai bem.
  • As vendas caíram e estamos com pouco crescimento da base de clientes.
  • As vezes sinto que estamos trabalhando muito e a fidelização de clientes não cresce!
  • Meus concorrentes estão sempre inovando e nós continuamos parados.

Se você se identificou com as situações acima, não se assuste.

A maioria das empresas tem enfrentado situações semelhantes ao lidar com as constantes mudanças no mercado, enxugamento do quadro de funcionários e transformações provocadas nos processos de negócio pelas mudanças tecnológicas.

Parece que de um dia para o outro todas as certezas que tínhamos não existem mais.

Essa realidade acomete cada vez mais gestores comerciais que viram sua realidade se transformar numa velocidade acelerada.

Se antigamente falávamos em carteira de clientes, área de vendas, relacionamento pessoal, visitas, negociação, qualidade no atendimento e resultados em vendas como algo que era produto de um esforço compartilhado, hoje parece que recai apenas no gestor comercial o sucesso ou o fracasso de uma estratégia.

E para elevar ainda mais os desafios, precisamos lembrar que os processos gerenciais do comercial impactam no clima organizacional, dada sua transversalidade nas diversas áreas, e resultam na percepção do cliente sobre o nível de serviço da empresa.

Cada pedido atravessa diversos departamentos e envolve pessoas de diferentes níveis

Empresas que conseguem ter seus formatos de operação comercial pensados a partir da junção de processos, sistemas e pessoas, agilizam a tomada de decisão e colhem bons resultados em vendas por conta do clima organizacional.

Temos que considerar os diferentes portes de empresa, mas especialmente as médias e pequenas empresas raramente passaram por um realinhamento de seus processos comerciais de atendimento e vendas.

Processos como de entrada de clientes, liberações de cadastro e pedidos, alocação de estoques, PCP, expedição de produtos além do atendimento à SAC e suporte, necessitam de atualização nos seus formatos.

Se tivermos os sistemas, alçadas de tratativa e liberação, desenhados para aderir às suas necessidades, diminuirão drasticamente atritos e seu impacto nos processos de vendas.

Muitos perguntam qual a melhor hora de se realizar uma revisão dos processos comerciais?

Para inovar e transformar seus processos de venda em uma máquina de vendas, o melhor momento é agora!

Vale observar que, em geral, todos os momentos são oportunos, mas fases de crise e de racionalização de recursos tornam as pessoas mais compreensivas e dispostas a aceitar mudanças.

Essa é a sua chance de otimizar o clima organizacional da sua empresa e colocar a mão na massa.