Certamente a maneira como as empresas trabalham está sendo transformada pelo uso cada vez maior e melhor da tecnologia da informação.
Assim as habilidades e competências das pessoas que trabalham nessas empresas também sofreram mudanças.
Com isso alguns empresários estão modificando seus modelos de gestão para se adaptar a este novo momento.
Ao mesmo tempo que novos mercados estão surgindo e outros desaparecendo.
Portanto temos empresas usando largamente a tecnologia e outras nem tanto.
Há inclusive um movimento maior de empresas buscando processos mais enxutos e um jeito diferente de focar no cliente, proporcionando experiências e não apenas vendendo produtos.
Desse modo a gestão empresarial precisa ser fluida, flexível, multidisciplinar e ser capaz de gerar melhores resultados para o negócio.
Por melhores resultados compreende-se o conjunto dos impactos positivos que uma empresa bem administrada é capaz de produzir.
Assim, é preciso avaliar não somente o lucro financeiro, mas também a sua capacidade de buscar seus propósitos em completa harmonia com o contexto onde está inserida e com o qual interage (colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade, etc.).
Mas o que fazer para gerar estes impactos positivos?
Como propiciar melhorias na qualidade de vida das pessoas envolvidas no negócio?
Todo negócio possui três pilares fundamentais: Pessoas; Estratégias e Finanças.
Ou seja, um não sobrevive sem os outros.
A gestão estratégica de negócios trabalha continuamente estes pilares, ajustando-os, para alcançar bons resultados e o sucesso.
O primeiro, e mais importante, passo é identificar como está o negócio hoje (estado atual), qual o nível de maturidade que o empreendimento alcançou?
A empresa pode ter anos de existência com uma gestão fraca, como pode ter poucos anos de existência com uma gestão afinada.
Assim, deve-se refletir como está cada um dos pilares.
Alguns exemplos de questionamentos que devem ser analisados:
Pessoas
Como está o comprometimento dos colaboradores?
Existe preparação das pessoas para o exercício de suas funções e integração à cultura organizacional?
É feita a avaliação de desempenho das pessoas e das equipes?
Os líderes estão preparados e possuem inteligência emocional?
Existe avaliação periódica do clima organizacional?
Estratégias
Existe um modelo de gestão claro?
Há definição de valores, princípios e diretrizes organizacionais?
Os gestores conhecem as ameaças e oportunidades do negócio?
Os objetivos e metas foram definidos?
Existe um plano de ação e avaliação de execução?
Os produtos ou serviços estão sendo entregues com qualidade?
Existe combate aos desperdícios?
Qual o nível de satisfação dos clientes?
Finanças
Como está a saúde financeira da empresa?
Existe um orçamento quanto a receita e despesas?
Há um plano de otimização de custos?
Existe gestão do fluxo de caixa?
Possui controle dos resultados mensalmente?
Há gestão da cobrança (contas a receber)?
O segundo passo é definir onde se quer chegar.
Primordialmente é olhar para o futuro (estado desejado) e criar objetivos e metas claros, lembrando de usar o padrão SMART para definir esses objetivos e metas.
O terceiro e último passo, é traçar um plano de ação.
Definir tarefas a serem executadas e que vão gerar mudanças.
Assim, será possível reduzir, ou até mesmo eliminar o que está atrapalhando a sua empresa no alcance do tão sonhado sucesso.
Então para auxiliar a iniciar sua caminhada rumo à implantação da gestão estratégica de negócios em seu empreendimento, segue um diagnóstico inicial, basta preencher os dados e responder.