[Total: 9    Média: 5/5]
Tempo de Leitura: 2 minutos
banner-evolutto-day-2019-min

Muitos colaboradores utilizam práticas diferentes para atingirem o mesmo fim.

Por vezes tem sucesso, outras não.

Quando falamos em padronização na Portaria 79 e na portaria 52, o grande objetivo é formalizar as práticas e apontar o caminho mais assertivo para a realização das atividades.

Esse tipo de organização facilita a rotina de trabalho dentro da empresa e permite o acompanhamento e monitoramento dos processos como um todo.

Pensando sempre na qualidade do produto, ter os procedimentos padronizados através de etapas e atividades bem definidas, amplia a abrangência de gestão sobre a qualidade dos processos e consequentemente do resultado final. 

Padronizar deve ser considerado sinônimo de simplificar as atividades e, dessa forma, aumentar a produtividade dos colaboradores.

Quando isso acontece, todos conseguem focar mais em detalhes que realmente fazem a diferença e em formas de inovar e trazer soluções interessantes para a empresa.

E é exatamente por isso que esse tipo de organização facilita o aprendizado da empresa e gera mais valor para os produtos.

Os erros são também vilões que impedem o crescimento das empresas.

É fato que estamos todos suscetíveis às falhas.

No entanto, quando as atividades não são entendidas e os processos bem delineados, há muito mais chance de detalhes importantes passarem despercebidos.

Com as informações alinhadas e documentadas, fica muito mais fácil evitar os erros e controlar o que acontece.

A sua empresa ganha em produtividade e competitividade.

Aproveitando que estamos falando sobre os erros que impedem o crescimento das empresas, eu escrevi outro post sobre gestão de risco na fabricação de colchões.

Vale a leitura.

Mas o que pode ser padronizado?

Pode parecer um pouco de exagero dizer que se pode padronizar todas as atividades da empresa, mas é verdade!

A padronização deve ser implementada em todas as atividades: desde as mais rotineiras até as mais complexas.

Quando há um padrão para que o trabalho seja desenvolvido, os colaboradores se sentem mais seguros em executar suas tarefas.

Assim, se abre espaço para que os funcionários focalizem na qualidade e na inovação.

A padronização dos processos só tem a agregar e trazer ainda mais destaque para sua empresa.

Pode parecer complicado no começo, por representar uma grande mudança, mas aos poucos vai se tornando mais prático e simples.