Tempo de Leitura: 3 minutos

Cuidado! Metas podem ser perigosas caso sejam utilizadas de forma errada.

No post de hoje quero dar dicas prática de como você pode definir objetivos claros e que façam sentido para sua organização.

Um dos grandes desafios encontrados pelos gestores na hora de elaborar as metas da sua equipe é:

Como traça-las com foco no resultado de forma de estas contribuam para o alcance dos objetivos da organização de maneira eficiente?

A primeira coisa que os gestores precisam ter em mente na hora de colocar as metas no papel é que estas além de seguir os princípios básicos para a sua elaboração.

Ou seja, serem SMART (traduzindo do inglês = S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (baseada no tempo).

Elas precisam estar alinhadas com a realidade da organização e serem construídas com base nas necessidades atuais da empresa e envolver todas as pessoas que possam contribuir para o alcance dos resultados.

Por exemplo, se a empresa deseja implantar metas para aumento dos resultados e rentabilidade com as vendas, não adianta elaborar metas apenas para os vendedores que estão na ponta do processo.

Os demais departamentos que apoiam o setor de vendas e fornecem subsídio para o processo que envolve desde a produção até a venda precisam estar alinhados com a meta e com o alcance do objetivo que é o aumento da rentabilidade e lucratividade através das vendas.

Logo, os setores de Compras, Produção, Estoque, Logística de entrega, Marketing, Financeiro e Vendas precisam trabalhar em conjunto para alcance do objetivo final.

Deixo aqui um BÔNUS EXCLUSIVO

DOWNLOAD GRATUITO Planilha PDCA

O segundo passo é analisar cada um dos processos

Verificar como estes podem ser melhorados e como esta melhoria irá contribuir para que o objetivo almejado seja alcançado.

Perguntas simples como:

  • Como podemos executar este processo em menos tempo?
  • Como podemos reduzir os erros e as não conformidades na realização deste processo?
  • Como podemos reduzir a quantidade de reclamações por parte dos clientes?
  • Como podemos reduzir os custos na realização deste processo?

Entre outros questionamentos que possam surgir ao longo da reflexão, contribuem para a elaboração de um conjunto de oportunidades de melhorias que servirão de base para a construção das metas, que por sua vez deverão ser capazes de transformar os pontos de melhoria em pontos fortes para a organização.

A partir desta análise de oportunidades de melhoria, tona-se possível traçar metas SMART para as equipes envolvidas e assim maximizar substancialmente as chances de obter resultados muito mais consistentes.

Outro aspecto que também precisa ser observado na hora de elaborar e divulgar as metas é o engajamento da equipe, os gestores não podem esquecer de que será através do trabalho dos colaboradores que as metas serão ou não atingidas.

Dessa forma, vale muito a pena contar com a colaboração de todos os envolvidos para a identificação das oportunidades de melhoria e elaboração das metas.

Pois este comportamento aumenta o engajamento da equipe e motiva-os para aplicar os seus melhores esforços em busca dos resultados.

Então ficou curioso (a)?

Comece agora mesmo a colocar em prática estes passos simples e elabore metas com foco no sucesso da sua organização.

Se quiser saber mais sobre elaboração de metas e Planejamento estratégico com foco em resultados, leia nosso post sobre Planejamento Estratégico.