Compre uma empresa ou franquia existente

Iniciar um negócio do zero pode ser um desafio. Franquias ou a compra de uma empresa existente pode simplificar o processo de planejamento inicial.

Compre uma empresa ou franquia existente

Iniciar um negócio do zero pode ser um desafio. Franquias ou a compra de uma empresa existente pode simplificar o processo de planejamento inicial.

Voltar

Conheça a diferença entre franquia e compra de uma empresa

Antes de decidir se uma dessas opções é adequada para você, verifique o básico sobre franquia e compra de uma empresa existente. A principal diferença entre franquia e compra de uma empresa existente é o nível de controle que você terá sobre sua empresa.

Franchising oferece mais orientação, mas menos controle

Uma franquia é um modelo de negócios em que um proprietário da empresa (o "franqueador") vende os direitos do logotipo, nome e modelo da empresa a um empreendedor independente (o "franqueado"). Restaurantes, hotéis e empresas orientadas a serviços são comumente franqueadas.

Duas formas comuns de franquia:

Franchising de produto / nome comercial

O franqueador detém o direito ao nome ou marca comercial de uma empresa e vende o direito de usar esse nome e marca comercial a um franqueado. Esse estilo de franquia normalmente se concentra no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Normalmente, os produtos são fabricados ou fornecidos pelo franqueador e entregues ao franqueado para venda.

Franchising no formato comercial

O franqueador e o franqueado mantêm um relacionamento contínuo. Esse estilo de franquia normalmente se concentra no gerenciamento de negócios de espectro total. Normalmente, o franqueador oferece serviços como seleção de sites, treinamento, fornecimento de produtos, planos de marketing e até ajuda a obter financiamento.

Ao comprar uma franquia, você tem o direito de usar o nome, o logotipo e os produtos de uma marca maior. Você também poderá se beneficiar do reconhecimento da marca, promoções e marketing. Mas isso também significa que você deve seguir as regras da marca maior sobre como administrar seus negócios.

A compra de uma empresa existente oferece mais controle, mas menos orientação

Comprar um negócio existente é exatamente o que parece. O comprador normalmente assume a propriedade total da empresa. A maior vantagem é ter um plano existente que pode incluir fatores importantes, como uma base de clientes estabelecida, despesas operacionais definidas e funcionários totalmente treinados. Independentemente do tipo de negócio, quase qualquer tipo de negócio pode ser comprado ou vendido.

Quando você compra um negócio existente, normalmente obtém controle total sobre sua direção. No entanto, sem uma visão definida, infra-estrutura ou orientação externa, sua empresa pode ter dificuldades ao descobrir a melhor maneira de executar as coisas.

Precisa de ajuda? Obtenha aconselhamento empresarial grátis.

Considere três fatores antes de franquear ou comprar uma empresa

Embora os modelos de negócios sejam diferentes, há três etapas comuns a serem seguidas que o ajudarão a determinar se você deve franquear ou comprar um negócio.

Quantifique seu investimento

Analise seu cenário financeiro e decida quanto você está disposto a gastar para comprar - e, finalmente, gerenciar - os negócios. Isso ajudará você a determinar que tipo de empresa ou marca é melhor para o seu orçamento.

Considere seus talentos e seu estilo de vida

Seja honesto com suas habilidades e experiência, pois elas podem ajudá-lo a eliminar empreendimentos de negócios irrealistas. Por exemplo, se você preferir assistência prática, a franquia pode ser melhor para você. Pelo contrário, se você é proprietário de uma empresa experiente, considere comprar uma empresa existente.

Revise o cenário completo

Observe a infraestrutura existente e compreenda tudo o que acompanha a compra. Não tenha medo de fazer perguntas sobre contratos, concessões, fluxo de caixa existente e estoque. Quanto mais você souber, melhor equipado estará para tomar uma decisão acertada.

Escolha a franquia certa ou o negócio existente para você

Depois de saber se deseja franquear ou comprar um negócio, será necessário avaliar cada oportunidade específica. Em resumo, tudo se resume a isso: faça sua devida diligência.

Sua pesquisa deve ajudá-lo a entender os negócios do ponto de vista financeiro e no cenário geral.

Se você estiver interessado em franquia, explore o seguinte:

Todo e qualquer relatório existente

Agora é a hora de colocar seu chapéu de detetive. Para começar, obtenha uma Circular de Oferta de Franquia Uniforme (UFOC). Este formulário contém detalhes vitais sobre o histórico jurídico, financeiro e de pessoal da franquia.

Regras e regulamentos associados

Cada franquia é diferente. Confirme se você tem o direito de usar o nome da franquia, a marca comercial e fazer negócios em uma área protegida de outros franqueados. Você também pode descobrir se obterá ajuda do franqueador de treinamento e gerenciamento e poderá usar a experiência do franqueador em marketing e publicidade.

Contratos

O contrato entre as duas partes geralmente beneficia mais o franqueador do que o franqueado. O franqueado geralmente precisa atender às cotas de vendas e comprar equipamentos, suprimentos e estoque. Certifique-se de entender tudo antes de assinar.

Se você estiver interessado em comprar uma empresa existente, veja a seguir:

Licenças e autorizações

Você precisará obter as licenças e autorizações necessárias do proprietário atual ou solicitá-las por conta própria.

Requisitos de zoneamento

Os requisitos de zoneamento podem afetar seus negócios. Verifique se sua empresa segue todas as leis básicas de zoneamento em sua área.

Preocupações ambientais

Se você estiver comprando imóveis juntamente com a empresa, é importante verificar os regulamentos ambientais na área.

O valor do negócio

Existem muitos métodos diferentes para determinar um preço justo para a venda do negócio. Aqui estão alguns:

Abordagem de ganhos capitalizados : este método refere-se ao retorno do investimento que o investidor espera.

Método de ganho em excesso: como o método de ganho capitalizado, exceto que separa o retorno dos ativos de outros ganhos.

Método do fluxo de caixa: esse método geralmente é usado para determinar quanto de um empréstimo o fluxo de caixa da empresa pode suportar.

Método de ativos tangíveis (balanço patrimonial): este método avalia o negócio pelos ativos tangíveis.

Valor do método de ativos intangíveis específicos: esse método compara a compra de um ativo intangível desejado versus a sua criação.

Precisa de ajuda? Obtenha aconselhamento empresarial grátis.

Prepare-se para comprar sua franquia ou empresa

Depois de encontrar uma franquia ou empresa para comprar, é importante realizar uma investigação completa e objetiva.

Nesta fase, você provavelmente precisará de ajuda profissional. Considere contratar um advogado e um contador. As regras tributárias que envolvem franquias, em particular, costumam ser complexas. Um especialista em direito de franquia pode ajudá-lo a avaliar o pacote de franquia e as considerações fiscais. Um contador pode ajudá-lo a determinar os custos totais da compra e operação do negócio e até ajudar a estimar o lucro potencial.

Um advogado e um contador juntos podem ajudá-lo a criar e avaliar documentos importantes. Normalmente, isso inclui:

Carta de intenções
Acordo de confidencialidade
Contratos e arrendamentos
Declarações financeiras
Declarações fiscais
Acordo de vendas
Ajuste de preço de compra

Precisa de ajuda? Obtenha aconselhamento empresarial grátis.