Tempo de Leitura: 3 minutos

Efetivar colaboradores de forma equivocada traz impactos negativos para a empresa, por isso, a assertividade na contratação é de fundamental importância para a sustentabilidade das organizações.

Isso, porque, contratações malsucedidas podem impactar diretamente o caixa da empresa, ainda mais em um cenário em que as novas gerações, principalmente a Millennial, tendem a permanecer pouco tempo em suas colocações.

Esse fato evidencia ainda mais a necessidade de contratar profissionais adequados ao cargo para garantir a sustentabilidade da empresa.

Neste post, trazemos para você uma estratégia infalível para ter assertividade na contratação.

Confira!

recrutamento-selecao-gpresult-in-min

Por que é importante investir em um processo seletivo mais assertivo?

Para conseguir o engajamento de seus talentos, é preciso que eles estejam alinhados com os propósitos da empresa, o que começa com a escolha das pessoas certas para fazer parte do seu time!

Isso gera melhores resultados e vantagem competitiva perante o mercado.

Além disso, evita uma série de transtornos para a organização, como listaremos abaixo.

Acompanhe!

Altos índices de turnover

Ao ignorar um processo seletivo estruturado e assertivo, a contratação pode resultar na admissão de profissionais desalinhados com o perfil da empresa.

Essas questões podem estar relacionadas desde a falha nas habilidades técnicas dos candidatos selecionados, à falta de experiência necessária para o cargo, ou até mesmo a não aderência da pessoa à cultura organizacional da empresa.

Isso proporciona, cedo ou tarde, um desligamento, e a necessidade da abertura de um novo processo seletivo para a mesma função afeta as finanças da empresa.

Aumento de custos

Quando o turnover é alto, os gastos com a administração de pessoal são inevitáveis.

Isso, porque, toda vez que um colaborador é desligado, existe os custos com os direitos trabalhistas.

Além disso, ainda há os gastos com um novo processo seletivo, o desgaste da equipe, que estará desfalcada, e todo o processo de adaptação do novo profissional.

Comprometimento da imagem da empresa

A nova geração de profissionais escolhe onde deseja trabalhar.

Se a sua empresa possui uma alta rotatividade de colaboradores, isso acaba refletindo negativamente na imagem dela como marca empregadora e dificulta a atração dos melhores talentos.

Dessa forma, é fundamental que as contratações sejam assertivas, evitando que as taxas de turnover prejudiquem a imagem da organização.

estruturar-rh-gpresult-in-min

Como a tecnologia pode ajudar na assertividade na contratação?

Com o uso da tecnologia, todo o processo de recrutamento e seleção pode ser feito por meio de plataformas.

Essa ferramenta é capaz de encontrar o perfil mais aderente ao cargo, alinhamento com a cultura da empresa e os testes são realizados na própria plataforma, assim como as entrevistas iniciais conduzidas por uma equipe especializada, e você só tem de entrevistar os candidatos na etapa final.

Para contar com essas facilidades, é importante contratar uma consultoria online, como a GP Talent, para auxiliar você na assertividade das contratações.

A GP Talent faz parte do grupo GP Result.

Quer saber como ter mais assertividade na contratação, otimizar seus recursos e ainda contar com a ajuda da tecnologia para atrair os melhores talentos para a sua empresa?

Então conheça os serviços completos da GP Result!

feedback-gpresult-in-min