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Ultimamente temos vivenciado boas estratégias de “Customer Satisfaction e Customer Experience”, e compreender um pouco mais deste vasto universo é fundamental.

E o que você pode ganhar com isso?

01) aumentar seu lucro;
02) ter seus produtos e serviços lembrados, ao invés da concorrência e
03) ganhar a lealdade do cliente.

Hoje em dia as pessoas estão gastando menos, economizando mais e estão muito mais atentas à qualidade e a origem daquilo que estão consumindo.

A chave para você encantar seu cliente é colocar ele no centro do seu pensamento, colocar o cliente no foco das suas estratégias.

Até pagar a conta pode ser mais doce.

Uma maneira simples para começar este processo é utilizando a pesquisa de satisfação do cliente para rastrear e medir a experiência do cliente.

Dessa forma você visualiza o que dá certo (ou não), e direciona ações para o que realmente interessa, ou melhor, alinha esforços no sentido do aumento da satisfação do cliente.

Quando falamos em alinhar esforços é importante ficar claro que todas as pessoas envolvidas no processo, fazem parte da criação da relação de confiança entre o consumidor e seus produtos e serviços, esta não é tarefa de uma só pessoa.

Vamos dar a partida!

1. Comece mapeando a jornada do cliente para entender os momentos e processos que envolvem o relacionamento entre empresa e consumidor.

A maioria das jornadas de clientes envolve vários pontos de contato (online, lojas, call center…), o customer experience otimiza tudo isso.

2. Posicionamento da marca, para se tornar diferenciado você precisa construir uma base, isso significa abrir canais para ouvir, fazendo com que os clientes queiram se relacionar com você.

É preciso construir um forte apego à marca, e para isso acontecer, primeiro deve entender os desejos dos seus clientes e customizar as ofertas, da mesma forma olhar e observar o que gera valor para eles, e assim avaliar se pode oferecer algo com valor agregado e corresponder aos seus desejos.

Resumindo entender as necessidades dos clientes para construir produtos realmente desejados.

3. Da mesma maneira que você se dedica para entender a jornada do cliente e o posicionamento da marca, você deve se dedicar para entender a Experiência do Usuário (User Experience), esta ferramenta vai ajudá-lo a:
a. conhecer a necessidade dos usuários;
b. evitar complexidade, a simplicidade é muito;
c. fazer algo glamuroso!

E como resultado disso tudo, você vai escutar feedback positivo ou negativo sobre seu produto e serviço.

A melhor maneira de criar relacionamentos fortes e positivos com seus clientes é criar experiências positivas.

Repense seu negócio

A verdadeira oportunidade está no uso do Customer Experience como um ponto de diferença, colocando o cliente no centro do seu negócio.

Você consegue utilizar customer experience e customer satisfaction para fomentar novas melhorias de produtos ou serviços, e assim, aproveitar a vantagem competitiva.

Entregue produtos e serviços de primeira classe!