Tempo de Leitura: 3 minutos

Modelo de Gestão é a forma como a empresa alinha o negócio baseando-se em normas e modelos que direcionam a estratégia, cultura e forma de monitoramento da organização.  Enquanto o modelo de negócios diz respeito àquilo que será entregue ao mercado em termos de produtos, serviços, diferenciais competitivos e demais aspectos que determinam como a empresa faz negócios.

Você já deve ter se deparado com estes termos e certamente ficou em dúvida se os mesmos seriam formas diferentes de se referir a mesma coisa. Neste artigo, eu vou te explicar detalhadamente o que significam e citar exemplos de cada um deles.

Modelo de gestão

Modelo de gestão refere-se a uma metodologia testada e aprovada previamente que irá direcionar a forma como a organização irá conduzir o negócio.

O modelo de gestão irá servir como referência para que a empresa alinhe as suas práticas de gestão, aplicando as sugestões propostas pelo mesmo ou adequando à realidade da organização.

No Brasil, o Modelo de Excelência da Gestão, o MEG, é amplamente disseminado pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), o mesmo é baseado em oito fundamentos que se desdobram em temas que são traduzidos em processos.

O Modelo de Excelência da Gestão é baseado no ciclo PDCA e recentemente foi reformulado para atender as mudanças que o cenário atual está passando e se adequar a este ambiente cada vez mais mutável e competitivo.

Baixe agora o template do PDCA gratuitamente

Modelo de negócios

Já o modelo de negócios reflete a forma como a empresa conduz as suas atividades no mercado e como leva em consideração as necessidades e expectativas das partes interessadas: Sócios, Acionistas, Fornecedores, Colaboradores e Clientes para inserir seus produtos e serviços no mercado e fazer negócios.

O modelo de negócios irá refletir a estratégia da empresa e como a mesma está estruturada, aborda aspectos como: o público que a empresa irá focar, qual o preço irá cobrar, qual a forma de abordar o cliente, quais segmentos de mercado o produto e/ou serviço irá atingir, qual a proposta de valor, quais canais de distribuição a empresa irá utilizar, quais serão as fontes de receita, quais os recursos serão necessários ao negócio e atividades chave, quais as parcerias serão necessárias e demais aspectos relacionados ao funcionamento do negócio.

A ferramenta utilizada para definição do Modelo de Negócios também é chamada de Canvas e é utilizada como instrumento para definição das diretrizes iniciais do negócio que comporão a sua estrutura.

Por onde começar?

Por onde você irá começar e qual modelo utilizar vai depender do grau de maturidade da sua organização.

Se você está iniciando agora o seu negócio e tem uma ideia, mas ainda possui dificuldades em definir com clareza a estrutura do seu negócio, então, eu te indico estruturar o seu Modelo de Negócios utilizando a ferramenta de Canvas.

Mas se você já possui um negócio estruturado com estratégia definida, com colaboradores, processos e clientes e está sentido dificuldades para gerir todas estas questões e aumentar o nível de maturidade dos seus processos trazendo maior eficiência, lucratividade e alinhamento dos colaboradores em torno dos objetivos estratégicos, então está na hora de pensar em implementar o Modelo de Excelência da Gestão.

Então, ficou claro para você a diferença entre os dois modelos? Se ainda não ficou claro, me manda uma mensagem! Assim nós conversamos e entendemos, juntos, qual o melhor caminho para a sua empresa. 

Acesse nosso site e vamos conversar mais sobre a Consultoria em gestão da qualidade que é baseada no Modelo de Excelência da Gestão. Assim como os desafios que poderão ser superados por meio da implementação das  soluções e resultados que a sua empresa poderá obter ao implementar o Modelo de gestão. 

Se você gostou deste artigo deixe o seu comentário abaixo e compartilhe com com seus colegas empreendedores. Juntos somos mais fortes. 🙂