[Total: 1    Média: 5/5]
Tempo de Leitura: 5 minutos
banner-evolutto-day-2019-min

Ser referência em ensino pode ser traduzido em oferecer um espaço onde os estudantes possam desenvolver suas habilidades ao máximo.

Isso exige modernidade nos métodos de aprendizagem, organização de dados, engajamento de alunos, pais e professores, além da otimização dos investimentos.

Por isso, o Sistema de Gestão de Qualidade Escolar (SGQ) pode ser um fator determinante para o sucesso.

O SGQ é a compreensão das atividades interligadas que funcionam como engrenagem para atender à política de qualidade e os objetivos da instituição.

Ele é derivado da ISO 9001:2015, servindo como uma ferramenta que traz controle e padronização nos processos.

Faz parte da rotina de um gestor tarefas como a manutenção de dados, as análises de resultados e o acompanhamento de indicadores de qualidade.

Quando realizado sem planejamento estratégico, esses processos sofrem com lentidão e, em alguns casos, erros.

Sendo assim, o SGQ possibilita benefícios, como o aumento da eficiência e da otimização desses trabalhos.

Se você está em dúvida sobre o que um sistema de gestão de qualidade pode fazer para a sua escola, continue a leitura!

 

Qual o papel do sistema de gestão no controle e auditoria pedagógica?

O SGQ pode trazer benefícios para a alta gestão, como a capacidade de promover consistentemente os serviços que atendam aos requisitos dos estudantes e familiares.

Dessa forma, todo os setores da instituição precisam ser trabalhados de maneira estratégica.

É possível contar com consultoria para os gestores que ajude desde a compreensão do momento da instituição escolar até a elaboração de planos de ação para o crescimento qualitativo.

Afinal, um colégio não pode ser tratado simplesmente como uma empresa, é preciso que todos os passos traçados sigam um planejamento educacional eficiente.

Eficiência na gestão

Para conseguir traçar objetivos e metas, é preciso compreender o momento atual da instituição.

Como passo inicial, a escola precisa entender onde está, analisando sua estrutura, número de matrículas, capacidade de investir etc.

Nesse momento, contar com a orientação e consultoria pode ser fundamental.

A eficiência na gestão passa por determinar quais serão os indicadores que devem ser acompanhados e quais os objetivos a serem alcançados.

Entender os indicadores a serem acompanhados pode ser um ponto crucial para o futuro da sua instituição, já que os gestores precisam encontrar elementos que indiquem a qualidade nos diversos setores da escola.

A intenção é abordar os riscos e oportunidades de aumentar a satisfação dos estudantes e todo o processo de aprendizagem.

Com SGQ é possível compreender as atividades pelas quais a organização identifica seus objetivos e determina os processos e recursos necessários para alcançar os resultados almejados.

Essa visão estratégica é fundamental, pois toda a perspectiva de futuro está associado a compreensão e elaboração desse plano de desenvolvimento.

Estruturação curricular

Um sistema de gestão de qualidade também auxilia na estruturação curricular, levando em consideração o planejamento acadêmico e orçamentário para otimizar o desenvolvimento institucional e o Programa Político Pedagógico (PPP) da instituição.

Para tanto, os gestores precisam realizar uma avaliação estratégica da instituição, traçando suas metas pedagógicas.

Toda essa análise precisa estar presente no currículo escolar, em um cronograma que aborde as habilidades que a gestão pretende desenvolver nos estudantes.

Existem diferentes metodologias de ensino que podem ser adotadas, e para cada uma delas será preciso elaborar materiais didáticos que servirão de apoio.

Portanto, determinar os objetivos pedagógicos e estruturar a base curricular da sua instituição trará impactos orçamentários.

Com o SGQ é possível provê os meios para identificar as ações a serem tomadas e as consequências pretendidas e não intencionais.

Ou seja, os gestores poderão antever quais os resultados que poderão ser atingidos ao seguir determinado caminho e, dessa forma, planejar-se estrategicamente.

Assessoria financeira e jurídica

A educação é garantida para todos os cidadãos como um direito universal, e por isso, existem diversas regras que estipulam os deveres a serem cumpridos por qualquer instituição de ensino espalhado por todo o território nacional.

Contar com uma assessoria jurídica ajuda a manter o ambiente escolar dentro dos parâmetros legais, evitando prejuízos e processos.

Além disso, um SGQ pode ser fundamental para o equilíbrio financeiro.

É possível, por exemplo, elaborar planos de ação para diminuir a taxa de inadimplência, garantindo que os familiares e estudantes estejam em dia com os vencimentos.

Tal controle permite que a gestão escolar tenha perspectiva de investimento e retorno.

Como um sistema de gestão trabalha o desempenho em sala de aula?

Para se tornar uma referência de qualidade em ensino, é preciso apurar atentamente os dados que indicam o desempenho de estudantes e professores.

Afinal, esses números apontam possíveis melhorias a serem adotadas pela gestão escolar, a fim de garantir que a metodologia de aprendizagem seja eficiente e traga bons resultados.

Com o SGQ, os gestores conseguem ter uma visão mais sistêmica e estratégica.

Assim, fica mais fácil criar oportunidades para aumentar a satisfação dos alunos e o seu desempenho em sala de aula.

Para chegar a esse nível de eficiência, deve-se fazer uma estruturação para o SQG, primeiro, é preciso diagnosticar o panorama atual da instituição.

Para isso, deve-se ficar atento a alguns indicadores de qualidade.

Frequência

Para um desenvolvimento acadêmico é fundamental que o estudante esteja presente na instituição.

A ausência contínua em determinada disciplina pode significar desengajamento ou dificuldade de compreensão de determinada matéria.

Acompanhar atentamente o cronograma de cada disciplina, comparando com os dados de frequência dos alunos ajuda a compreender qual o conteúdo gera maior resistência e dificuldade.

Diante desse cenário, é possível — junto ao professor — elaborar planos e estratégias que deixem o conteúdo mais compreensível.

É possível, por exemplo, sugerir uma aula mais dinâmica, capaz de deixar o conceito apresentado em algo menos abstrato para os estudantes.

Média de notas

Os resultados em avaliações e trabalhos ajudam a identificar a evolução e involução de cada estudante ou turma.

A gestão poderá identificar quais são as disciplinas que trazem maiores desafios para o aluno e oferecer estratégias complementares, a fim de ajudar a compreensão da matéria, como plantões de dúvidas, grupo de estudos etc.

As médias de notas também ajudam a perceber o desenvolvimento acadêmico em cada disciplina.

Ou seja, pode-se detectar quais são as matérias que trazem mais dificuldades para determinadas turmas e elaborar estratégias personalizadas, a fim de elevar a qualidade de ensino.

Avaliação dos professores

Um dos pilares fundamentais para a qualidade de ensino é o professor.

A capacitação profissional e o uso de metodologias modernas — envolvendo plataformas multimídias — são elementos de suma importância para um processo de aprendizagem eficiente.

Acompanhar o cronograma escolar e o desempenho dos estudantes em cada disciplina é fundamental para trazer um panorama global do desempenho dos professores.

Dessa forma, é possível compreender o papel do docente e o quão eficiente tem sido a sua didática e abordagem dentro de sala de aula.

Com um sistema de gestão de qualidade, a comunicação entre a escola, os familiares e os estudantes ficará mais próxima.

Esse engajamento é essencial para manter a instituição como referência de ensino e pode trazer impactos positivos, como a redução da taxa de evasão e o aumento no número de matrículas.

O SGQ precisa apoiar a sua escola em todas as áreas, principalmente por seguir as necessidades apontadas pela ISO 9001:2015.

Entre em contato e veja como podemos assessor o crescimento da sua instituição.