Tempo de Leitura: 4 minutos

A implantação e certificação de um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho segundo a ISO 45001 permite às empresas, independente do seu porte, diminuir a ocorrência de acidentes do trabalho e aumentar a produtividade, identificando, avaliando e controlando os riscos associados à cada posto de trabalho, e evitando as causas que originam os acidentes e as doenças no trabalho.

Além desse fato, a ISO 45001 facilitar o cumprimento da legislação em matéria de prevenção, integrando este último conceito nos processos e nas decisões da sua empresa.

A ISO 45001 preconiza a adoção da metodologia da investigação dos Acidentes do Trabalho para que as empresas possam aprender com seus desvios, desde os acidentes mais simples como simples cortes, até os mais graves, como os Acidentes Fatais.

A ISO 45001 também fomenta uma cultura preventiva mediante a integração da prevenção no sistema geral da empresa e o compromisso de todos os trabalhadores com a melhoria contínua no desempenho da Segurança e Saúde do Trabalho.

Vamos agora apresentar 5 passos fundamentais para evitar os Acidentes do Trabalho e caso estes venham a ocorrer, a sua empresa possa aprender com a investigação destes:

Dica 1 – Avaliação de Riscos promovem ações para controlar os riscos de Acidentes do Trabalho

A ISO 45001 estabelece a prática de gestão da avaliação dos riscos de todas as atividades realizadas, incluindo as rotineiras e as não rotineiras, sob responsabilidade da sua organização, incluindo as empresas subcontratadas.

Antes do início da realização das atividades, todos colaboradores devem conhecer os riscos de acidente associados as suas atividades. Várias ferramentas de gestão podem ser utilizadas como APR – Análise Preliminar de Riscos, PT – Permissão de Trabalho, ART – Análise de Risco da Tarefa.

A ISO 45001 estabelece que todas variáveis sejam consideradas na realização de uma Avaliação de Riscos, desde os equipamentos, infraestrutura, materiais, substâncias e as condições físicas dos locais, incluindo os fatores humanos como o comportamento dos funcionários.

Dica 2 – Metodologia para Investigação de Acidentes do Trabalho

A ISO 45001 preconiza a prática de investigação de todos incidentes do trabalho, independente da ocorrência das lesões.

Assim, com a investigações de eventos com perdas apenas materiais, é possível estabelecer ações que evitem eventos com lesões.

É de fundamental importância que seja estabelecida uma metodologia sistêmica, conforme a norma ISO 45001:2018, para que as causas raízes dos acidentes sejam determinadas para a criação de um plano de ação que evite a recorrência dos mesmos eventos indesejáveis.

A ISO 45001 estabelece que os colaboradores envolvidos nos acidentes participem da investigação dos acidentes do trabalho para que a investigação seja a mais real e fidedigna possível para evitar a recorrência dos eventos indesejáveis ocorridos.

Em anexo a este artigo, um exemplo de um modelo de relatório de investigação para apoiar a uma reunião de investigação de acidente do trabalho.

Dica 3 – Atendimento de Requisitos Legais promovem a Prevenção de Acidentes do Trabalho

A ISO 45001:2018 estabelece que sua empresa deve identificar e atender as legislações de Segurança e Saúde do Trabalho, o que reduz o risco de acidentes do trabalho, em função da abrangência dos temas que são tratados por legislações.

Além disso, a ISO 45001 estabelece a boa prática de avaliação de atendimento a requisito legal, ou seja, sua organização deverá verificar se realmente está atendendo ou não os requisitos legais em Segurança e Saúde do Trabalho sobre Acidente do Trabalho.

Este fato, além de evitar uma multa na esfera da legislação trabalhista, é um grande fator de mudança de cultura, pois demonstra a importância deste tema para a Liderança da sua organização.

Dica 4 – Envolvimento da Liderança na Investigação do Acidente do Trabalho

A ISO 45.001 determina o papel fundamental da LIDERANÇA como grande promotora deste processo de investigação de Acidentes do Trabalho nas organizações, que é reflexo direto do posicionamento da sua Liderança no dia a dia da organização, ou seja, depende diretamente do comportamento e da atitude dos Líderes da organização perante ao tema Segurança e Saúde no Trabalho.

É importante destacar que, neste caso, o termo Liderança engloba todas as pessoas que possuem equipes sobre sua gestão, desde o Presidente, CEO, Diretores, etc. até os Supervisores, Encarregados.

A ISO 45.001 preconiza o envolvimento total da Liderança no dia a dia da empresa. É importante que a LIDERANÇA participe nas investigações dos acidentes do trabalho, por meio de reuniões transparentes e diálogos motivadores com suas equipes, com registro adequado das principais ações decorrentes das investigações.

Dica 5 – Gestão em SSO promovem a Redução na Taxa de Acidentes do Trabalho

A implantação de Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho conforme a ISO 45001:2018 nas empresas facilitam a implantação e garante a consolidação da Cultura de Segurança, pelo uso sistemático de ferramentas de gestão que permitem aperfeiçoar a gestão de SSO, entre elas o processo de investigação de Acidente do Trabalho.

Com a referência da ISO 45001, as empresas têm a oportunidade de adotar práticas de gestão desde o planejamento de SSO, análise de riscos ocupacionais, investigação de incidentes e análise crítica da Liderança, que podem ou não ser certificadas externamente por organismos independentes.

Consulte a ELEMENTHUS CONSULTORIA para implementar um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional em sua empresa de forma rápida e totalmente online conforme a ISO 45001.