Tempo de Leitura: 3 minutos

Por que uma gestão de pessoas por indicadores pode dobrar as vendas da sua loja?

Incialmente, um princípio simples e eficaz em termos de gestão de alto desempenho é “o que não se mede não se gerencia”.

Ou seja, é fundamental monitorar desempenho, nesse caso mais especificamente, desempenho em vendas.

Ao mesmo tempo, te pergunto:

A sua equipe comercial possui metas?

Metas individuais?

Comissões pagas somente quando metas são atingidas?

Os vendedores fazem prospecção de clientes?

Realizam Follow-up?

Existe acompanhamento diário, semanal e mensal dos resultados

Reconhecimento para os vendedores de alta performance?

Se as maiorias das respostas foram sim, parabéns, você possui indicadores para gestão de pessoas que podem dobrar as vendas da sua loja física e provavelmente seu negócio possui alto desempenho em vendas.

Agora, se expôs dificuldades em respondê-las, sua empresa ou modelo de negócio necessita desenvolver indicadores de desempenho para desenvolvimento da equipe de vendas.

Cuidado, avaliar o desempenho da equipe de vendas não pode ser feita ao acaso de forma desordenada ou baseada em achismos.

Mas, o que são indicadores de desempenho?

Entendemos que indicadores de desempenho são uma forma de representar os resultados alcançados pela sua empresa, assim, cumprindo a função de avaliação das metas propostas, assim importantes aliados de todos os profissionais que trabalham com a gestão.

Voltando ao início deste texto, a Geração f5, acredita que “o que não se mede não se gerencia”, assim possuir metas claras e atingíveis, não pagar comissões somente quando batidas as metas, ao mesmo tempo, possuir vendedores ativos (prospectando clientes), para vendedores de alto desempenho – reconhecimento, para os de baixo desempenho – desconforto.

placar-de-vendas-geracao-f5-consultoria

Desta forma, com a gestão de pessoas, podemos construir times focados em resultados comerciais, transformar atendentes em vendedores, diferenciar e medir metas individuais e por time (etapas do funil), metas mensais com acompanhamento diário e ter o seu negócio em dia.

Como sugestão, para uma excelente gestão de pessoas, construa um placar de vendas, cole em um mural onde todos do time comercial e também os gestores acompanhe o desempenho da equipe.

Entendemos quando os funcionários têm a possibilidade de ver seus resultados e enxergar sua proximidade ou distância com a meta estabelecida, motivam-se ainda mais para conquistá-la.

Assim como em uma partida de futebol, o placar de vendas mostra quem está na frente e motiva os que estão atrás a se esforçarem para alcançar um resultado melhor.

Por isso, essa forma de gestão ajuda a calibrar os esforços individuais para que, no coletivo, o resultado seja atingido, surgindo uma equipe de sucesso.

Desta forma, o lúdico é fundamental, imagine uma partida de futebol, quando um time faz gol, todo mundo berra, grita, comemora!

Isso faz a partida ter sentimento, ter emoção.

E agora te pergunto, a sua operação de vendas faz isso com sua equipe?

Isso é vivo?

Encontrar as melhores formas de avaliar a sua equipe de vendas é muito importante para alto desempenho em vendas.

Assim, com acesso a todas informações da equipe comercial, você, gestor, consegue avaliar o desempenho comercial facilmente, não é?

Certamente, toda a empresa sairá ganhando com esse salto nos resultados.

Entre em contato diretamente comigo, será um prazer fazer a gestão de pessoas da sua empresa.