[Total: 9    Média: 5/5]
Tempo de Leitura: 3 minutos

Recentemente um auditor me comentou que muitos fabricantes têm tido não conformidades no item 6.1 – Ações para abordar riscos e oportunidades na fabricação de colchões por não saber como implementá-lo em seu sistema de gestão. Vamos juntos compreender melhor este requisito e como aplicá-lo.

6.1 Ações para abordar riscos e oportunidades

Em primeiro lugar vamos ver o que diz o requisito:

6.1.1 Ao planejar o sistema de gestão da qualidade, a organização deve considerar as questões referidas em 4.1 e os requisitos referidos em 4.2, e determinar os riscos e oportunidades que precisam ser abordados para:

  • a) assegurar que o sistema de gestão da qualidade possa alcançar seus resultados pretendidos;
  • b) aumentar efeitos desejáveis;
  • c) prevenir, ou reduzir, efeitos indesejáveis;
  • d) alcançar melhoria.

6.1.2 A organização deve planejar:

  • a) ações para abordar esses riscos e oportunidades;
  • b) como:
    1) integrar e implementar as ações nos processos do seu sistema de gestão da qualidade (ver 4.4);
    2) avaliar a eficácia dessas ações.

Ações tomadas para abordar riscos e oportunidades devem ser apropriadas ao impacto potencial sobre a conformidade de produtos e serviços.

NOTA 1 Opções para abordar riscos podem incluir evitar o risco, assumir o risco para perseguir uma oportunidade, eliminar a fonte de risco, mudar a probabilidade ou as consequências, compartilhar o risco ou decidir, com base em informação, reter o risco.
NOTA 2 Oportunidades podem levar à adoção de novas práticas, lançamento de novos produtos, abertura de novos mercados, abordagem de novos clientes, construção de parcerias, uso de novas tecnologias e outras possibilidades desejáveis e viáveis para abordar as necessidades da organização ou de seus clientes.

Com a nova versão da ISO 9001, o item de ação preventiva foi eliminado, mas intrinsecamente está colocado dentro de Riscos e oportunidades.

Falando nisso, o seu processo de fabricação de colchões é correto? Separei algumas dicas para aplicar este requisito da norma em sua fábrica e assim ficar tranquilo durante a auditoria, mas primeiro vamos entender:

O que é Gestão de Risco e oportunidade?

Em todo o planejamento para a fabricação dos colchões, é necessário avaliar os fatores internos e externos que podem impactar de alguma forma no produto. Sendo assim, para não ser pego de surpresa com algum resultado indesejado, você precisa antever as possibilidades de erro (os riscos) e tomar ações para prevenir que este erro aconteça e/ou minimizar o seu impacto.

Todo risco pode ter impacto positivo ou negativo, e quando positivo chamamos de oportunidades. É quando temos algo que já é bom, mas pode ficar ainda melhor.

Dessa forma, trabalhamos a gestão de risco e oportunidade dentro do item 6.1 Ações para abordar Riscos e Oportunidades.

Como implantar a gestão de Riscos e Oportunidades

O requisito 6.1 faz referência ao item 4.1 e 4.2, o que significa que deve ser levado em consideração o contexto da organização e as partes interessadas no seu negócio no momento em que se avalia os riscos e oportunidades.

Uma ferramenta muito utilizada para avaliar os riscos e oportunidades é a matriz SWOT ( FOFA) onde se consegue verificar as questões internas e externas da organização.

Defina quem são partes interessadas no seu negócio e em seguida aplique a SWOT para constatar quais são os pontos fortes e fracos da empresa e quais as ameaças e oportunidades que a organização percebe atualmente. Veja o exemplo abaixo de uma SWOT realizada numa fábrica de colchões:

matriz swot - certificação de colchãoCom estas informações em mãos, verifique se os pontos fracos e ameaças são considerados RISCO para sua empresa. Em caso positivo, você já detectou os riscos. Posteriormente verifique se os pontos fortes e oportunidades podem ser potencializados (melhorados). Se sim, você terá percebido as oportunidades.

Quando planejar as ações

Diante disso, com os riscos e oportunidades bem definidos, você deve planejar as ações para trabalhar os aspectos apontados.

Você pode utilizar a metodologia 5W2H para trabalhar cada ponto definido como Risco e Como oportunidade.

  • WHAT – O QUE SERÁ FEITO (ETAPAS)
  • WHY – POR QUE SERÁ FEITO (JUSTIFICATIVA)
  • WHERE – ONDE SERÁ FEITO (LOCAL)
  • WHEN – QUANDO SERÁ FEITO (TEMPO)
  • WHO – POR QUEM SERÁ FEITO (RESPONSABILIDADE)
  • HOW – COMO SERÁ FEITO (MÉTODO)
  • HOW MUCH – QUANTO CUSTARÁ FAZER (CUSTO)

É uma ferramenta muito fácil de se trabalhar e ajudará a trazer clareza para as ações propostas.

Para finalizar, lembre-se de revisar periodicamente o processo de Gestão de Risco e Oportunidade para assegurar que o sistema de gestão da qualidade está alcançando os resultados pretendidos.