Tempo de Leitura: 3 minutos

Aqui você encontrará 10 motivos para fazer uma excepcional gestão financeira da sua empresa.

O controle e o planejamento financeiro são importantes para uma gestão financeira eficiente em qualquer de empresa, independentemente de seu ramo de atuação e do seu tamanho.

Dar início a construção dos controles financeiros pode ser fácil.

Os processos são simples, o custo mensal dos softwares de gestão é baixo, a capacitação profissional para exercer a função de assistente administrativo ou financeiro é pequena.

Se é fundamental para qualquer empresa ter controles financeiros eficientes, se não há grandes dificuldades em sua implantação e manutenção, porque é tão difícil encontrar empresas que possuem controles financeiros eficientes?

Os motivos são muitos e os principais estão relacionados com o comportamento empresarial:

  • Crenças limitantes – O empresário acredita que gerenciar controles financeiros é uma tarefa que não vai agregar valor às vendas ou contribuir para o lucro;
  • Perfil adm/financeiro – Falta de afinidade com as atividades de escritório. A grande maioria prefere executar tarefas de vendas ou relativas à logística;
  • Disciplina e perseverança – Falta de paciência para seguir regras. Os controles financeiros básicos têm que ser realizados sob uma rotina diária;
  • Terceirização da responsabilidade – Por último, a velha e insustentável desculpa. A falta de tempo, ou o acúmulo de tarefas diárias.
ta-faltando-dinheiro-no-caixa-B

Os benefícios de ter gestão financeira eficiente são grandes e colocarão sua empresa em outro patamar gerencial. Veja como você ganha:

  • Apuração do lucro mensal – Apesar de ser o principal motivo que o levou a abrir sua empresa (desejo de ganhar dinheiro), é raro encontrar um empresário que apura com fidelidade e frequência mensal o lucro de sua operação. Evitar que roubos ou desvios venham a acontecer;
  • Determinar sua necessidade de capital de giro – O capital de giro é representado pelo volume de recursos financeiros necessários para financiar um ciclo de caixa da empresa (diferença entre o prazo de pagamento das compras e das vendas). Quanto mais longo é esse ciclo, maior a necessidade de capital de giro e vice-versa. A ausência de capital de giro é um dos principais motivos da mortalidade de pequenas empresas. Muitas empresas “quebram” quando estão crescendo em função da ausência de capital de giro necessário para o financiamento desse crescimento.
  • Apurar os custos e despesas com exatidão – Ter informações financeiras confiáveis e de fácil acesso lhe ajudará na análise do desempenho do negócio, além de lhe proporcionar decisões futuras mais assertivas.
  • Cálculo do preço de venda correto – Sem informações financeiras verdadeiras é impossível formar o preço de venda de cada produto. Dessa forma, muitos problemas poderão ser evitados e a margem de lucro poderá ser melhorada.
  • Controle dos gastos mensais – Tem um ditado popular que diz – “…custo é igual a unha, tem que cortar o tempo todo…” mesmo sendo popular, esse ditado retrata a dificuldade em manter um controle absoluto sobre seus gastos.
  • Análise diária do fluxo de caixa projetado – Evitar sobressaltos no caixa da empresa a partir da visão e análise do fluxo de caixa futuro.
  • Planejamento orçamentário – O orçamento é uma das ferramentas de gestão financeira mais poderosas. Através dela é possível planejar, acompanhar e controlar o desempenho financeiro da empresa, além de criar metas de vendas e limitadores dos gastos.

Agora que você já sabe a importância dos controles financeiros e porque é necessário ter uma gestão financeira eficiente, tudo depende simplesmente de VOCÊ.

Arregrasse as mangas e mãos à obra!

Se precisar de auxílio para executar essas ações, conte com a VNI Consultoria.

ta-faltando-dinheiro-no-caixa-C