Requisitos para implantação de sistema de franquia empresarial
São condições já existentes e essenciais para que o empreendedor tome a decisão de franquear ou não o seu negócio.
Abaixo os principais requisitos que devem ser levados em consideração ao tomar a decisão de implantar um sistema de franquia empresarial.
Mercadológicos
Marca
Sua marca deve ser bem aceita em seu mercado de atuação, ela também deve ser aceita em outras regiões do país.
Lembre-se você está criando uma marca com potencial de crescer nacionalmente e, quem sabe, internacionalmente.
Se ainda não tem uma marca, faça uma pesquisa no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) antes de investir uma.
Evite, a todo custo, criar uma marca que já possui registro em sua área de atuação.
É tempo e dinheiro perdido!
Para ser um franqueador você precisa, apenas, ter dado entrada no pedido de registro da marca.
Minimize os riscos de ter que fazer uma virada de bandeira.
Um dos maiores transtornos que uma rede de franquias pode ter é a virada de bandeira, ou seja, ter que mudar a marca com a rede em funcionamento.
Os custos e transtornos podem ser muito grandes.
Modelo de Negócio
Seus produtos ou serviços possuem diferenciais frente a concorrência?
Alguns diferenciais podem ajudá-lo a se destacar dos concorrentes, são eles: linha de produtos, estratégias de marketing, atendimento ao cliente, marca, projeto arquitetônico entre outros.
Modelos de negócio que dependem de importações significativas, subsídios governamentais ou outras variáveis fora de controle, e vitais para a sua sobrevivência, oferecem riscos para franqueados.
Negócio promissor e durável
O seu conceito do seu negócio deve ser promissor e durável e não apenas um modismo.
Seu negócio deve ter uma boa aceitação em sua cidade ou região, ele também deve ser aceito por pessoas de diversas regiões do país.
Franquias com produtos de apelo regional pode ter muita dificuldade de crescer nacionalmente, ficando seu crescimento limitado.
Seu negócio está crescendo e ampliando sua clientela ou está estagnado?
A estagnação é algo perigoso, que deve ser diagnosticado com muita atenção antes de iniciar um processo de franqueamento.
As pessoas costumam perguntar se seu negócio é uma franquia?
Esse é indicador interessante, sugere que o negócio é diferenciado.
Negócio inovador
Inovação é a palavra do momento e pode ser determinante para o sucesso de sua franquia.
A inovação pode ser de vários tipos: em produto; em serviços; em processos; em marketing; na forma de gerir a organização ou no próprio modelo de negócio.
Uma boa forma de inovar é ficar atento às necessidades dos clientes, que ainda não forma atendidas por seus concorrentes.
Financeiros
Lucratividade
Seu negócio deve ter uma margem de lucro suficiente para pagar a taxas da franqueadora (taxa de franquia, taxa de royalties e taxa de fundo de marketing) e satisfazer o franqueado.
A lucratividade do franqueado deve ser, no mínimo, o dobro das taxas pagas a franqueadora.
As franquias da área de serviços costumam ter margens melhores que as franquias de produto.
O negócio deve remunerar de forma equilibrada, toda a cadeia.
Retorno do investimento
O negócio deve ter um retorno dentro da média de seu mercado.
De uma forma geral o retorno investimento se dá entre 24 e 36 meses, quanto maior o investimento, mais longo é o retorno.
Negócios que exigem um grande capital chegam a retornar em mais de 60 meses.
Pequenos negócios na área de serviços costumam ter retornos abaixo de 12 meses.
Operacionais
Know-How testado
É importante entender que um franqueador vende um know-how de negócio, isso pressupõe que um negócio tenha sido testado.
O maior erro que um futuro franqueador pode cometer é querer franquear uma ideia, achando que o franqueado é que deverá testá-la na prática.
Por melhor que seja a ideia, ela deverá ser testada e a ajustada antes de partir para um processo de franqueamento.
É recomendável um tempo superior a um ano de atuação, pois este tempo poderá evidenciar questões como sazonalidade e crescimento do negócio.
Legais
Atender a legislação vigente
Seu negócio deve atender plenamente a legislação vigente, não deve ter qualquer tipo de entrave legal.