[Total: 2    Média: 5/5]
Tempo de Leitura: 6 minutos

Implementar e otimizar a gestão por processos na empresa é um dos maiores desafios por parte dos gestores.

Os processos são responsáveis por mover a organização e a eficiência e eficácia dos mesmos estão diretamente relacionadas aos cuidados na execução.

Nesta série de 5 artigos vou trazer dicas valiosas sobre como promover uma cultura orientada por processos dentro da sua empresa.

Assim fazendo com que todas as pessoas falem a mesma língua no que diz respeito a execução dos processos e  padronização dos mesmos.

Se você quer saber de uma vez por todas como fazer para implementar a gestão por  processos na sua empresa, leia este artigo até o final e acompanhe a série de 5 artigos que irei produzir falando sobre este tema.

No final deste artigo tem um brinde que vai fazer toda a diferença na hora de colocar a leitura do conteúdo apresentado em prática.

Acompanhe:

planilha-implantta-mapeamento-processos

O grande desafio da gestão por processos

Sempre que converso com gestores sobre processos a reclamação é a mesma. Eles afirmam que querem que os seus produtos e serviços sempre cheguem até o cliente com o mesmo nível de excelência.

Querem que o cliente saiba que aquele produto ou serviço foi produzido ou executado por sua empresa, mesmo que o cliente não veja o rótulo do produto ou não saiba quem realizou o serviço.

Dito de outro modo, querem criar o jeito de ser da empresa de forma a deixar uma marca registrada na mente e no coração dos consumidores.

O grande desafio encontrado é comunicar para a equipe de uma maneira eficiente quais são as etapas para a execução do processo, de forma que todos executem as tarefas de acordo com um padrão pré-estabelecido. Daí surge a necessidade de padronizar os processos.

Todavia, é sempre muito bom ter em mente que a padronização de processos não significa que os mesmos devem ficar engessados e  que sempre  serão executados da mesma forma, independente de estarem atendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas ou não.

Por que padronizar processos? 

Quando falamos em padronização de processo devemos ter em mente que significa que todas as pessoas que trabalham naquela empresa independentemente do tempo de casa, saberão como o processo deve ser executado naquele determinado momento.

Com isso, a empresa terá o seu jeito de executar os processos. O que não significa que sempre será daquela forma.

O que acontece quando existem processos definidos é que enquanto vigorar aquele procedimento de execução dos processos todos os operadores irão executar da mesma maneira.

Quando por sua vez for criado uma nova versão para execução dos processos, todas as pessoas serão comunicadas sobre a mudança e todos os operadores passarão a adotar e realizar as atividades segundo os novos moldes estabelecidos.

A melhoria contínua aplicada à gestão por processos

Um dos conceitos mais  utilizados na gestão por processos é a melhoria contínua.

O conceito de melhoria contínua prega que o  processo será  mapeado e padronizado para ser testado e desafiado.

Sempre que houver necessidade de aprimorar o processo surge então uma nova versão.

A grande diferença provocada pela gestão de processos quando esta ocorre de maneira eficiente dentro da organização é que quando o padrão de execução de um processo muda de versão, todos os envolvidos na execução do mesmo são comunicados e todo mundo muda junto.

Desta forma, um dos grandes benefícios da gestão por processos na empresa é a melhoria na comunicação, uma vez que todos passam a assimilar a mesma linguagem na realização das atividades para alcançar os resultados desejados.

mapeamento-processos-implantta

Afinal, como implementar a gestão por  processos na sua empresa? 

Para implementar a gestão por processos na sua empresa assim como qualquer outra coisa que você se proponha a fazer na vida, é necessário ter conhecimento! Por isso, o primeiro artigo desta série vai abordar aspectos básicos que você precisa saber sobre a gestão de processos.

# O que é a gestão por processos? 

No primeiro artigo vamos falar sobre O que é a Gestão por Processos Organizacionais e como conseguir o engajamento do time para executar esta tarefa e colocar em prática o padrão estabelecido.

Posso te falar com toda a convicção, a abordagem com a equipe faz toda a diferença para o sucesso do projeto.

Neste artigo inicial te contarei todos os segredos que utilizo para promover um maior engajamento dos colaboradores em torno do trabalho de mapeamento e desenho dos processos.

# Quais os benefícios de gerenciar processos? 

No segundo artigo desta série, vou apresentar os principais benefícios de implementar a gestão por processos na sua empresa. Estes benefícios serão argumentos fortíssimos que você poderá utilizar com a  sua equipe para estimulá-los ao longo do trabalho.

Além do mais, saber os benefícios da gestão por processos rende belos argumentos de vendas para serem utilizados com cliente no momento do fechamento de novos contratos.

Afinal, o cliente adora saber que está em boas mãos e que a sua empresa possui uma equipe altamente qualificada para atender as demandas dos mesmos.

#  Passo-a-passo para a gestão de processos?

No terceiro artigo da série vou abordar o passo-a-passo para a implementação da gestão por processos na sua empresa.

Este é o ponto mais alto deste nosso diálogo, nele vou expor tudo o que você precisa fazer em cada etapa para poder implementar a gestão por processos na sua empresa.

Nesse passo vou disponibilizar um mapa onde você poderá guiar o seu trabalho e se você quiser, ainda te dou uma forcinha na execução deste trabalho 🙂

# Como manter a gestão de processos funcionando dentro da empresa com o passar do tempo?

Após realizar todo o trabalho de mapeamento de processos, surge então uma demanda muito mais desafiadora: manter a gestão de processos funcionando dentro da empresa com o passar do tempo.

Além disso é necessário fazer com que as pessoas absorvam a ideia e deem continuidade ao trabalho de amadurecimento do sistema de gestão por processos aplicando  a tão desejada melhoria contínua.

Neste momento surge o papel da liderança transformadora, que precisa aplicar os seus melhores esforços para trabalhar a cultura dos liderados promovendo a validação dos processos estabelecidos.

No último artigo desta série vou passar dicas valiosas para que os gestores implementem a cultura da gestão por processos na organização.

Mas afinal, por onde começar?

Você que acompanhou a leitura até agora deve estar se perguntando…:

“Ok! Existem vários benefícios para a empresa e para os colaboradores ao realizar o mapeamento de processos.

Mas a minha empresa nunca fez este trabalho e eu não imagino por onde começar….”

Calma! Para (quase) tudo há solução! Lembra que eu falei lá no início do bônus gratuito? Pois é…

O primeiro passo para realizar o mapeamento de processos é saber quais processos devem ser mapeados, concorda?

Dentro da sua empresa existem processos-chave, que são aqueles que fazem a engrenagem girar, normalmente são os responsáveis por trazer dinheiro para dentro de casa.

O meu conselho é que você inicie o mapeamento de processos por eles. Afinal se o desempenho da empresa depende deles, os mesmos precisam estar muito bem alinhados.

No escopo você vai listar todos estes processos e vai separar por departamento e por responsável.

Este é o mesmo modelo que utilizo nas minhas consultorias de mapeamento de processos e os clientes super aprovaram!

Agora se mesmo assim você tiver com dúvidas e quiser uma forcinha para fazer este processo acompanhado. Eu também posso te ajudar com isso!.

Preencha o formulário abaixo e me conte a sua necessidade que entrarei em contato com você para falar como estou transformando a realidade de organizações por meio da Consultoria estratégica em Gestão de Processos! 

E o melhor de tudo: Todo o conteúdo está disponível em um ambiente online e você pode acessar a qualquer hora durante 24 horas por dia 7 dias por semana!. Não é fantástico?

Agora não perca mais tempo, faça o download do seu bônus exclusivo e se precisar daquela forcinha clique em quero falar com um consultor.

Quero falar com um consultor

Se você gostou deste artigo, acompanhe todos os artigos da série e deixe seus comentários abaixo acerca da experiência obtida com a implementação da gestão por processos na sua empresa.

Você também pode ajudar outras pessoas e empresas compartilhando este material para fazer a diferença em outras organizações.

Contribua para um Brasil mais forte por meio do empreendedorismo.

Te vejo no próximo artigo da série. 🙂

mapeamento-processos-implantta