Eu bato muito na tecla de que as pessoas são muito importantes para o sucesso de qualquer negócio.
Não cheguei nessa conclusão à toa.
Eu vi empresas aplicando as técnicas certas e transformando simples atendentes em vendedores super produtivos.
Mas a verdade é que atendentes comuns também geram resultados.
Custam caro, possuem problemas de produtividade, não são nada engajados e acabam com a rentabilidade do seu negócios.
Mas mesmo sendo comuns, você ainda precisa deles e dos resultados (mesmo que ruins ou regulares) que eles trazem.
Então deixe-me consertar minha primeira frase deste e-mail:
As pessoas não são muito importantes para o sucesso de qualquer negócio…
As pessoas são o recurso mais valioso e fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.
Você não precisa de atendentes comuns.
Você precisa de vendedores que geram resultados, se pagam, geram lucros maiores e reduzem os custos porque são mais produtivos e fazem mais em menos tempo.
Simples assim.
Aproximadamente 50% dos custos operacionais do seu negócio estão no RH.
Folha de pagamento, impostos e benefícios custam muito caro para sua empresa e você nem sequer sabe quanto seu funcionário produz.
E o pior de tudo é ter que lidar com problemas de comportamento, fofoca, faltas e atrasos.
Eu sei que você muitas vezes não enxerga uma solução para esses problemas e prefere deixar pra lá, mas isso não pode continuar custando tão caro para o seu negócio.
Com boas práticas de gestão de pessoas a produtividade dos seus colaboradores pode aumentar de 25 a 30%.
Ou seja, mais resultados e custos reduzidos.
Por isso as pessoas são tão importantes, mas elas só fazem a diferença mesmo se você apostar nelas.
Toda empresa que pretende lucrar mais precisa de profissionais capacitados, produtivos e engajados com as metas e objetivos do negócio.
Essa é a única maneira possível de crescer de verdade, voltando sua atenção para aquilo que realmente é capaz de virar o jogo e entregar soluções.
Agora esqueça um pouco os custos.
Vamos focar em capacitação e ações que geram resultados.
Vou deixar uma pergunta e quero que você reflita e responda mentalmente:
Quanto você tem investido nas pessoas que estão ajudando a construir o seu negócio?
Posso imaginar o que você está pensando e, pelo bem do seu negócio, talvez seja hora de rever seus conceitos.