[Total: 10    Média: 5/5]
Tempo de Leitura: 3 minutos
banner-evolutto-day-2019-min

“Volta e meia o pessoal envia o box conjugado sem os pés para o cliente!”

“Já aconteceu inúmeras vezes de o produto chegar no cliente e ele ligar para informar que enviaram o produto errado!”

É o que 80% dos fabricantes comentam quando iniciamos o projeto de implantação da certificação.

Eu argumento sobre a importância de ter uma inspeção final bem-feita para a liberação do produto, e eles dizem: “fazer inspeção final vai engessar meu processo, não temos tempo a perder!”

Você também já disse isso?

Você já avaliou por exemplo quantas vezes são deixados de enviar os pés do box para o cliente e o quanto de retrabalho e custo se tem para enviar somente os pés para aquele cliente? Talvez não tenha refletido sobre isso ainda.

Percebo muitas empresas com um processo de inspeção final muito superficial. Tanto a norma ISO 9001 quanto a portaria 79 e portaria 52 não explicam COMO ela deve ser realizada, apenas informa que DEVE ser feita e que deve atender a alguns critérios. Assim, muitos aproveitam e fazem a inspeção final de qualquer jeito, para cumprir a obrigação e não pela importância que ela tem para qualidade do colchão.

Erros mais comuns que encontrei:

  • Esquecer os pés do box conjugado;
  • Esquecer de marcar algum item na etiqueta;
  • Não enviar junto do produto o manual de instruções de uso;
  • Enviar o produto errado para o cliente.

Tudo isso pode ser evitado se os requisitos forem bem implantados e aplicados.

Agora pense comigo: já que a portaria 79 e portaria 52 são compulsórias, ou seja, é obrigatória, e que por isso é necessário implantar requisitos de gestão (ISO 9001), por que não usar esta situação como uma oportunidade para melhorar a qualidade dos processos de sua empresa?

Então aqui vai uma dica:

Amplie sua inspeção final, faça de forma mais detalhada, reflita o que é importante verificar antes de embalar o produto e certifique-se de quem e quando foi visto. Agindo dessa forma, vai minimizar os riscos de um produto ser entregue errado ou incompleto ao cliente.

Eu estou disponibilizando GRATUITAMENTE, um modelo de checklist de inspeção final que pode ser aplicado em qualquer empresa. E claro, com base neste modelo, você pode adaptar com os itens que melhor compõe seu produto.

Deixo aqui um BÔNUS EXCLUSIVO

Faça o DOWNLOAD GRATUITO do Checklist de Inspeção Final

Fazendo a inspeção corretamente, vai diminuir o retrabalho e o custo não programado. E de quebra, estará praticando 3 requisitos importantes da ISO 9001 (6.1 Ações para abordar riscos e oportunidades, 8.5.1 alínea “g” Implementação de ações para prevenir o erro humano e 8.6 Liberação de produtos e serviços).

Então, a sugestão é que você tire proveito da certificação e encare como uma oportunidade de aprimorar seus processos e a gestão do seu negócio.

Ainda tem dúvidas, entre em contato comigo!