[Total: 1    Média: 5/5]
Tempo de Leitura: 4 minutos

O risco de acidentes ambientais faz parte do ciclo de vida qualquer empreendimento, independente do seu porte e da sua área de atuação, todas organizações estão sujeitas a ocorrências ambientais que podem até provocar sua falência. Contudo, a mesma norma também pode promover melhorias como a redução da geração de resíduos sólidos.

No mês em que o Brasil vive novamente um drama de um acidente ambiental catastrófico na cidade de Brumadinho com o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão da Vale, além da perda irreparável de centenas de vidas humanas e de animais indefesos, a aplicação das ferramentas de gestão volta a ser altamente questionadas em relação a sua eficiência e sua aplicabilidade.

Vamos agora discorrer sobre 6 fatos que asseguram e comprovam que o uso da ferramenta de gestão ISO 14001 reduzem o risco de acidentes ambientais como este de Brumadinho, além de reduzir o impacto das consequências destes eventos indesejáveis.

FATO 1 – A ISO 14001 fornece Processos de Gestão

A implantação de Sistemas de Gestão Ambiental nas empresas garante a redução dos impactos ambientais causados pelas atividades das empresas, pelo uso sistemático de ferramentas de gestão que permitem aperfeiçoar a gestão ambiental.

Com a referência da ISO 14001, as empresas têm a oportunidade de adotar práticas de gestão desde o planejamento ambiental, gerenciamento de riscos e oportunidades ambientais, controles operacionais, monitoramento de indicadores ambientais e análise crítica da Liderança, que podem ou não ser certificadas externamente por organismos independentes.

(o artigo continua após o presente que deixei para você que se interessou pelo tema)

Deixo aqui um BÔNUS EXCLUSIVO para você!

Baixe agora uma planilha de ISO 14001 Riscos e Oportunidades

FATO 2 – A ISO 14001 reduz os riscos ambientais e potencializa as oportunidades ambientais.

A ISO 14001 promove a redução dos riscos ambientais e potencializa as oportunidades ambientais associadas aos impactos ambientais das atividades realizadas dentro do seu negócio.

O processo de gestão de riscos e oportunidades consiste no conjunto de atividades coordenadas destinadas a lidar com eventos que podem afetar os objetivos organizacionais. As etapas processo são:

ETAPA 1: onde há o reconhecimento ou identificação dos riscos e oportunidades;

ETAPA 2: Análise dos riscos e oportunidades;

ETAPA 3: Avaliação e priorização dos riscos e das oportunidades;

ETAPA 4: Estabelecimento de ações para responder aos riscos significativos, mediante controles e outras respostas e potencializar as melhores oportunidades;

ETAPA 5: Monitoramento e análise sobre o desempenho da gestão de riscos e das oportunidades, conforme mapa esquemático a seguir.

As etapas do Gerenciamento de Riscos e Oportunidades consistem em 5 etapas:

FATO 3 – A ISO 14001 avalia o impacto ambiental das suas atividades para o estabelecimento de controle ambientais eficazes

A ISO 14001 determina a identificação dos aspectos ambientais e avaliação dos impactos ambientais associados as atividades realizadas na sua empresa, assim como determina que controles operacionais sejam implementados para minimizar as consequências destes impactos ambientais significativos, que podem variar de acordo com a maturidade do Sistema de Gestão Ambiental.

Entre os exemplos de controles operacionais, temos programas de gestão de resíduos sólidos, gerenciamento de efluentes líquidos e atmosféricos, treinamentos operacionais, sinalizações, etc. que reduzem o impacto ambiental indesejável das atividades da sua empresa.

FATO 4 – A ISO 14001 exige o Atendimento a Requisitos Legais

A ISO 14001 estabelece que sua organização identifique, atenda e avalie o atendimento aos requisitos legais associados a Gestão Ambiental, o que garante que a empresa busque o atendimento de todos requisitos legais e contratuais estabelecidos junto aos órgãos públicos, através da obtenção de licenças operacionais, evitando o custo de multas ambientais, por não obediência aos parâmetros de emissão de efluentes ou, por exemplo, pela disposição inadequada de resíduos sólidos.

FATO 5 – A ISO 14001 determina a aplicação de Monitoramentos Ambientais

A ISO 14001 exige que sua organização defina o que precisa ser monitorado e medido; além dos métodos de monitoramento, medição, análise e avaliação, como aplicável, para assegurar resultados válidos obtidos.

O Sistema de Gestão Ambiental baseado na ISO 14001 deve conter os critérios pelos quais sua empresa irá avaliar o desempenho ambiental e quais indicadores devem ser considerados nesta avaliação.

FATO 6 – A ISO 14001 prepara sua empresa para Situações de Emergência e de Crises

A ISO 14001 traz a boa prática de gestão de implementar e manter os processos necessários para preparar-se e responder a potenciais situações de emergências

A empresa deve estar preparada 24 horas por dia, 365 dias por ano, para responder pelo planejamento de ações para prevenir ou mitigar impactos ambientais adversos que surgem nas situações de emergências e das crises em acidentes ambientais. Ações para prevenir ou mitigar as consequências decorrentes de situações de emergência, apropriadas à magnitude da emergência e ao potencial impacto ambiental devem ser planejadas e preparadas para serem implementadas a qualquer momento.

Sua empresa deve testar periodicamente as ações de resposta planejadas, onde viável e periodicamente, analisar criticamente e revisar os processos e as ações de resposta planejadas, em particular, após a ocorrência de situações de emergência ou testes.