[Total: 5    Média: 4.2/5]
Tempo de Leitura: 4 minutos
banner-evolutto-day-2019-min

A certificação ISO 50001 é responsável por aumentar a eficiência nas empresas independentemente do porte, ou do ramo. Nesse post, vamos comentar sobre 5 pontos comprovados que podem ser identificados no cotidiano de empresas certificadas pela ISO 50001.

Energia Elétrica é um insumo fundamental para todas as cadeias produtivas e de prestação de serviços, independentemente do porte das organizações. No Brasil, a Energia Elétrica tem peso significativo na planilha de custos das empresas: um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que analisa o custo da energia para a indústria de diversos países, aponta que as companhias brasileiras pagam a sexta tarifa mais cara do mundo, atrás apenas de Índia, Itália, Singapura, Colômbia e República Tcheca.

Os principais fatores que aumentam o custo da Energia Elétrica para os pequenos e médios empresários brasileiros são: Carga Tributária, Subsídios (estes dois juntos representam em torno de 50% do valor da Energia Elétrica paga pelos brasileiros), cobrança de outorgas em licitações e a não autorização e demora de liberações para obras de novas usinas hidrelétricas.

Com isto, o desafio da eficiência se torna vital para as nossas organizações, independente do seu tamanho e porte. A seguir, são apresentados 5 benefícios que estão comprovados no dia a dia das nossas organizações no uso das normas ISO 50001.

BENEFÍCIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA ISO 50001

A ISO 50001 fornece Processos de Gestão.

A implantação de Sistemas de Gestão da Energia nas pequenas e médias empresas garante o aumento da eficiência energética, pelo uso sistemático de ferramentas de gestão que permitem aperfeiçoar a gestão energética.
Com a referência da ISO 50001, as empresas têm a oportunidade de adotar práticas de gestão desde o planejamento energético, operação, verificação e análise crítica da Liderança, que podem ou não ser certificadas externamente por organismos independentes.

Estratifique o seu consumo e encontre as atividades que consomem mais energia.

A ISO 50001 promove a melhoria da Eficiência Energética da sua empresa através conhecimento real do seu perfil de consumo de energia, quais os processos que consomem mais energia, quais os principais equipamentos que consomem energia. Inclusive, eu separei nesse post 5 dicas para aumentar a eficiência energética da sua empresa. Vale a pena conferir.
Esta estratificação do processo de medição do consumo de energia complementa aquela conta de energia apresentada pela distribuidora de energia não traz estas informações suficientes para você avaliar o consumo de energia da sua empresa.

Estabelecimento de Objetivos e Metas Energéticas.

A ISO 50001 determina o estabelecimento de objetivos e metas energéticas que buscam a melhoria contínua no uso de fontes de energias mais eficientes como as fontes renováveis, como a Energia Solar, a cada dia que passa se torna mais acessível pela aquisição de painéis.
Outro exemplo de fontes de energia mais eficientes pode ser a substituição de óleo diesel por gás natural em caldeiras em muitas indústrias de pequeno, médio e grande porte.

Deixo aqui um BÔNUS EXCLUSIVO para você!

DOWNLOAD GRATUITO do Diagnóstico de Perfil Energético

Atendimento a Requisitos Legais

A ISO 50001 estabelece que sua organização identifique, atenda e avalie o atendimento aos requisitos legais associados a Gestão de Energia, o que garante a empresa a cumprir todos requisitos legais e contratuais estabelecidos junto as concessionárias de Energia Elétrica, evitando o custo de multas em contas de energia elétrica, por não obediência a demanda contratada junto aos concessionários ou, por exemplo, pelo não atendimento do fator de potência.

Previsão do consumo de Energia Elétrica

A ISO 50001 traz a boa prática de gestão da identificação das principais variáveis que influenciam o consumo de energia para levantar uma série de dados históricos, com o objetivo de estabelecer uma linha de base energética com apoio de ferramentas estatísticas.
Com esta linha de base energética estabelecida, sua organização irá prever o consumo da energia em função das variáveis históricas que influenciam o consumo e tomar decisões estratégicas que busquem aumentar a eficiência energética da empresa e consequentemente, reduzir o custo de energia elétrica no orçamento.

Conclusão

Com isto, a implementação da ISO 50001 é um projeto com retorno garantido, principalmente para pequenas e médias empresas pois promove a eficiência energética, reduzindo o custo deste insumo essencial as organizações.