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Toda organização, independente do seu porte, possui desafios que precisam ser ultrapassados para promover a melhoria do seu desempenho em vários temas importantes a sua Gestão, tais como Planejamento Estratégico, Tratamento de Desvios (as famosas Não conformidades…..), Indicadores de Gestão, Comunicação com Clientes, Gestão de Fornecedores, Gestão de Pessoas, etc.

A ISO 9001:2015 resume uma série de boas práticas de Gestão que possibilitam estabelecer ações sistêmicas, práticas, objetivas e não burocráticas para que as organizações possam superar os desafios listados anteriormente.

Com isto, o desafio da obtenção de um Sistema de Gestão com base na ISO 9001:2015, certificado ou não, do seu produto e do seu serviço se torna vital para as organizações, independente do seu tamanho e porte, agregando valor ao dia a dia das atividades das mesmas.

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Você sabe onde sua empresa vai estar daqui a 1 ano, 5 anos e 10 anos?
  • TRATAMENTO DE DESVIOS: Você elimina os seus desvios ou apenas “apaga incêndios?”
  • COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE: Você conhece a real percepção do seu cliente sobre seu produto / seu serviço?
  • GESTÃO DE INDICADORES: Você toma as decisões com base em dados e fatos reais do seu negócio?
  • GESTÃO DE FORNECEDORES: Você tem parceiros que agregam valor ao seu negócio?
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A seguir, são apresentados 6 fatos que estão comprovados no dia a dia das nossas organizações no uso nas normas ISO 9.001:

FATO 1 – A ISO 9001 apoia no Planejamento Estratégico

A sua empresa deve planejar os caminhos do seu negócio, por meio de um conjunto de ações sistêmicas, avaliando o contexto externo e interno, considerando as demandas das partes interessadas, em função de riscos e oportunidades associadas.

Com suporte de ferramentas como a Matriz de SWOT e o BSC, é possível elaborar um plano de ação que possibilite as empresas alcançarem vossos objetivos.

FATO 2 – A ISO 9001 na resolução de problemas

A sua empresa deve estabelecer uma sistemática busque avaliar os desvios que ocorrem no dia a dia da Gestão do seu Negócio.

É de fundamental importância que estes desvios sejam tratados com a identificação das causas e estabelecimento de ações corretivas que impeçam a recorrência destes desvios.

Este mecanismo de lições aprendidas gera um banco de dados e de informações que permitem a empresa gerar oportunidades de melhoria em sua gestão sem a ocorrência de novos desvios em sua gestão.

FATO 3 – A melhoria na Comunicação com o Cliente pela ISO 9001

A sua empresa deve implementar e definir canais sistemáticos de comunicação junto aos clientes para determinar o nível de atendimento e de satisfação junto ao seu mercado de atuação.

É importante definirmos uma matriz de comunicação, com os canais de comunicação, emissores e receptores, e frequências de comunicação.

FATO 4 – O uso de indicadores de Gestão pela ISO 9001

A sua empresa deve estabelecer indicadores que garantam que as características-chave do seu negócio sejam monitoradas, medidas e analisadas em intervalos planejados.

Estas medições devem abranger variáveis relevantes ao seu negócio, desde o nível estratégico até o nível operacional.

A efetividade dos planos de ação para o cumprimento de objetivos e metas deve ser o foco da sua organização, dentro de limites razoáveis!

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FATO 5 – A ISO 9001 suporta a Gestão de Fornecedores

A sua empresa deve estabelecer processos de seleção, qualificação e de avaliação de desempenho de fornecedores, por meio de critérios que busquem garantir que os fornecedores sejam capazes de atender as demandas exigidas pelo negócio da sua empresa.

É de fundamental importância que seja realizada adequada comunicação destes critérios ao pessoal trabalhando para a organização ou em seu nome.

FATO 6 – A Gestão de Pessoas na visão da ISO 9001

É necessário que sua organização defina o conhecimento organizacional necessário e exigido aos seus colaboradores para que o seu negócio apresente um bom desempenho ao longo da realização das atividades da sua empresa.

Torna-se necessário avaliar se os colaboradores possuem a competência e o conhecimento organizacional exigidos pelos processos da sua empresa.

Com os gaps identificados em Competência e Conhecimento, é necessário elaborar um planejamento de treinamento para que os colaboradores possuam a competência e o conhecimento organizacional necessários por processo para atender as demandas do negócio da sua empresa

Com isto, a implantação de um sistema de gestão da ISO 9001 é um projeto com retorno garantido, principalmente para pequenas e médias empresas pois promove a eficiência dos seus processos.

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