Tempo de Leitura: 4 minutos

Existem vários motivos para buscar a implementação da ISO9001: exigência de clientes, diferencial em relação aos clientes, melhoria nos processos da sua empresa, busca de novas oportunidades e crescimento, são algumas das mais interessantes. Porém após saber o porquê implementar, agora vem a pergunta do COMO FAZER?

Existe uma preocupação que seja um processo complexo e moroso, justamente por trocar experiência com colegas de outras empresas que já passaram pela implementação e/ou manutenção da ISO 9001.

Como qualquer processo, a implementação da ISO também pode ser otimizada com uma metodologia e plataforma inigualáveis, que permitem que todas as etapas do processo ocorram de forma organizada, leve, direta, com ganho de tempo e garantia de certificação.

Para saber como começar é necessário entender que existem formas diferentes de realizar a implementação da certificação ISO 9001, vamos citar 3 delas:

#1 Por conta própria

A empresa pode, por conta própria, adquirir a norma, interpretá-la e adequar seus processos. Após a implementação, contrata um organismo certificador, que irá realizar a auditoria e conforme o resultado, recomenda a certificação ou não. Neste processo o custo imediato será para contratação do organismo certificador. Porém os custos “indiretos”, ficam por conta da quantidade de horas e pessoas dedicadas à desenvolver a implementação, tornando estes profissionais improdutivos para outras atividades, investimento em cursos e treinamentos para preparar a equipe de implementação da norma, retrabalho para todas as etapas que não foram aplicadas adequadamente. É necessário muito tempo para o desenvolvimento do projeto, o que reflete em aumento de custos e desmotivação da equipe, dentre outros.

Características

Trabalho complexo, alto custo, muito demorado, dificuldade para engajar os colaboradores, sem garantia que irá certificar, dificuldade em definir responsabilidades, principalmente se a certificação não ocorrer, funcionários exclusivos para o projeto.

#2 Consultorias Tradicionais

A empresa contrata uma consultoria tradicional, que oferece um cronograma de atividades, nestas atividades são previstas ações diretas do consultor e a equipe de implementação. Após a consultoria é necessária a contratação de um organismo certificador. O consultor necessita deslocar-se até a empresa, o que normalmente impacta em logística e altos custos de hospedagem, além do tempo “perdido” no deslocamento. Um impacto que ocorre, é uma dependência muito grande do consultor, o que não é indicado pois: o desenvolvimento do projeto fica normalmente vinculado ao dia da visita do consultor (quanto mais visitas, mas custos de deslocamento) e  toda a equipe da empresa fica improdutiva no dia da visita, exigindo reagendamentos, visitas do consultor improdutivas, nos dias que a equipe não pode parar, dentre outras problemas já conhecidos . Após a consultoria é necessária a contratação de um organismo certificador.

Características

Dependência do consultor, altos custos e logística para transporte e hospedagem, reagendamentos para que a equipe consiga atender o consultor, maior tempo para a agenda de todos e das viagens do consultor, tempo de resposta longo.

#3 Consultoria Híbrida

A empresa contrata um serviço de consultoria que utiliza uma plataforma online, objetiva, direta e de fácil acesso. Uma equipe de consultores fica a um clique de distância, atendendo na hora que a empresa contratante solicitar, sem necessidade de agendamento ou dependência dos horários do consultor. Indicamos uma única visita do consultor para realizar a auditoria interna e validar o processo antes da contratação do organismo certificador. Todas as orientações, dicas e automações dos processos estão disponíveis na plataforma, para que a empresa consiga acessar, no dia e hora que bem entender. A metodologia criada na plataforma, garante que para avançar de etapa seja necessário concluir a anterior, e os consultores, bem como o algoritmo da plataforma, avaliam se as etapas estão concluídas adequadamente, sem retrabalhos e com garantia de certificação ao término do processo. Abaixo, veja a tela de acompanhamento da implementação da certificação ISO 9001:

qualikadi-evolutto

Vantagens

Disponibilidade total das orientações para a empresa, tempo de implementação conforme a disponibilidade do cliente ao processo, processo simples e objetivo de avanço de etapas, custo reduzido em comparação aos outros processos, pois não necessita de deslocamentos, hospedagens, garantia de certificação, com milhares de empresas certificadas que utilizaram a metodologia, acompanhamento online do desenvolvimento do projeto, com gráficos e relatórios.

Fale com o especialista em consultoria híbrida gratuitamente

Avalie

Agora que você conhece 3 formas diferentes de começar a consultoria, pode avaliar suas expectativas com as características de cada implementação e começar solicitando uma proposta/orçamento consultoria de implementação da norma.

A avaliação do tempo de implementação também é impactada pelo que a empresa já tem de experiência com a norma, ou de procedimento e documentações que já utiliza. Por exemplo, se já possui planejamento estratégico, análise de riscos, indicadores, dentre outros procedimentos, nós iremos avaliar, se estão conforme solicitação da norma, e revisar ou validar estes documentos. Caso não possua, nós orientamos todos os passos, para a criação dos documentos.

Sucesso!

Conte com a QUALIKADI Assessoria Técnica que possui mais de 8 anos no mercado de consultoria em todo o Brasil, com empresas dos mais variados ramos, indústria, serviço, comércio e portes diferentes (micro, pequena, média, grande porte, matriz e filiais, etc).

Nossa metodologia de trabalho diferenciado será o seu primeiro passo para sua certificação e garantia de todas as vantagens que a certificação ISO 9001 pode trazer. É o começo para as novas conquistas de sua empresa!