Utilize a ISO 9001 para criar uma cultura de autogestão na sua organização.
Primeiramente vou começar pela definição de autogestão, que dentre as várias definições que há por aí, vou colocá-la de uma forma bem simples…
“Autogestão é o gerenciamento das atividades realizada pelo próprio colaborador, ou seja, é cada colaborador ter claro as suas atividades e os resultados a serem alcançados”.
Reforçando a definição… Mais importante do que saber as atividades o colaborador deve ter total conhecimento do resultado a ser entregue, é desta forma que se pratica a autogestão.
Em algumas organizações é fácil perceber a ausência da autogestão, pois os colaboradores estão sempre “esperando” que seus gestores lhe passarem algo, dizer o que e como fazer algo.
Imagine numa organização muito grande que possui muitos colaboradores vinculados à um gestor e também imagina numa organização pequena em que o próprio “dono” é que tem que direcionar as atividades dos seus colaboradores.
Em ambos os casos a autogestão se faz necessário, pois nos tempos atuais autogestão é produtividade.
Diante desta prática fica aquela pergunta… E o gestor?
Afinal qual a sua função?
O grande papel de um gestor, de um líder é traçar as metas, os resultados a serem alcançados e fornecer os recursos para isso.
Mesmo assim ainda fica mais uma pergunta!
Como então a equipe saberá o que fazer?
Como saberão que atividades devem ser feitas?
Bom, a resposta vai ser simples, isso é exatamente a função da ISO 9001!
A ISO 9001 tem como finalidade estabelecer os procedimentos e registros para os processos.
Entendendo que estes “processos” são os departamentos da organização.
É através destes procedimentos e registros que cada colaborador saberá exatamente:
O que fazer? Como fazer? Por que fazer? Onde fazer? Quem vai fazer? E quando fazer?
Importante destacar também que na ISO 9001 possui a exigência quanto a definição dos objetivos da qualidade.
Ou seja, é necessário estabelecer os indicadores, sendo estes os medidores dos resultados a serem atingidos por cada processo.
Por isso é importante a organização conhecer a ISO 9001.
Esta incrível norma que possui requisitos para todos os seus processos, promove o engajamento de todos e facilita o mecanismo de AUTOGESTÃO.
E como prova disso vou fazer uma breve descrição de alguns requisitos e sua contribuição para a autogestão:



Reforçando a importância da organização conhecer a ISO 9001.
Pois algumas ainda acham que ter ISO 9001 é somente para aquelas de grande porte ou para aquelas que já estão bem consolidadas.
Sendo que na verdade qualquer empresa deveria ter a ISO para auxiliá-las na busca dos resultados por meio da autogestão.