Tempo de Leitura: 4 minutos

A chegada dos millennials no trabalho traz uma série de novos cenários e questões com as quais a empresa precisa lidar.

Esses profissionais têm valores diferentes dos seus pais, mas isso não significa que não tenham ambições ou que não queiram crescer na vida profissional.

Pelo contrário, eles buscam algo que realmente os mantenha motivados e que permita uma vida plena, sem abrir mão do lado pessoal.

Se você começou a receber essas pessoas na sua empresa e ainda não sabe como lidar com essas diferenças, este post foi feito para você.

Acompanhe!

Quem são os millennials?

Nascidos entre 1980 e 1995, as pessoas da chamada geração millennial têm uma visão bem diferente das gerações anteriores em relação ao trabalho e às expectativas de vida.

Esses profissionais estão mais preocupados com a qualidade de vida e são muito ligados à tecnologia e ao empreendedorismo, dando pouca importância às posições que as pessoas ocupam dentro da empresa.

Dentre suas principais características estão o foco em resultados, a busca por propósito e a presença constante da colaboração.

Além disso, os millennials procuram por empresas com valores parecidos com os seus e não têm dificuldades em questionar ordens ou decisões.

recrutamento-selecao-gpresult-in-min

Como lidar com millennials no trabalho?

Com a abordagem certa, ter colaboradores da geração millennial na sua empresa pode ser uma grande vantagem.

Saiba como lidar com esses profissionais.

Escute suas ideias

Os millennials têm contato direto com informações e ideias o tempo todo.

Com isso, é natural que eles tenham uma mente inovadora e tragam propostas para a empresa.

Procure não reprimir esse comportamento, mas ouvir as sugestões e estudar a viabilidade delas.

Isso faz não só com que esses profissionais se sintam valorizados, como também ajuda a organização a se manter relevante.

Proponha desafios

Profissionais millennials costumam ser multitarefas e se sentem entediados com facilidade.

Por isso, é preciso propor desafios capazes de estimular essas pessoas, com espaço para a melhor execução de tarefas e para a solução de problemas.

Conceitos de gamificação podem funcionar muito bem e promovem alto engajamento e motivação.

Aproveite a conectividade

Contar com colaboradores conectados ajuda a empresa a evitar o atraso no seu desenvolvimento e estar a par do que há de mais novo na tecnologia.

Aproveite essa característica para introduzir novas ferramentas, facilitando a comunicação e a gestão de projetos.

Invista na flexibilidade

Outro aspecto dessa geração é ter mais facilidade em atuar em ambientes menos formais e com espaço para inovação.

Uma maneira eficiente de contornar isso é propor, quando possível, horários flexíveis ou trabalho remoto, permitindo a liberdade e a autonomia desses profissionais.

estruturar-rh-gpresult-in-min

Como lidar com conflito de gerações?

Um ambiente de trabalho é composto não só por pessoas da geração millennial, mas também por profissionais da geração X (nascidos entre as décadas de 60 e 80).

As pessoas dessa geração costumam valorizar a estabilidade, o conforto e a segurança.

Diante de características tão diferentes, é importante que a empresa desenvolva algumas ações com foco em integrar as diferentes gerações, estimulando o aprendizado de cada um e respeitando a forma de como trabalham.

Sabendo como lidar com millennials no trabalho, é possível se adaptar e, mais do que isso, acompanhar a postura que essas pessoas propõem, levando a empresa a um novo patamar e mantendo a competitividade.

Se você quer receber mais informações que possam ajudar na gestão de pessoas da sua organização, então curta nossos perfis no Facebook e LinkedIn.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo com esse processo, fornecendo todo o apoio necessário não só para as melhores contratações, como também para uma gestão de pessoas mais eficiente.

feedback-gpresult-in-min