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“Minhas vendas aumentam a cada dia, mas estou cada dia mais sufocado, só apagando incêndio, todo dia chego na empresa com vários problemas diferentes para serem resolvidos.”

Esse foi o desabafo de um empresário comigo outro dia.

Em nossa conversa ele me relatou crescimento de 20% das vendas, crescimento na carteira de clientes.

A nossa conversa evoluiu para um novo patamar.

Fiz então uma provocação:

Você teve um crescimento de 20% nas suas vendas.

Será que o crescimento poderia ser de 30%?

Se crescer mais tenho preocupação em como atender as novas demandas, os novos clientes.

Minha logística já está trabalhando acima do limite.

Já senti em meus vendedores uma certa insegurança quanto a possibilidade de entregar tudo que vendemos.

Outra questão que tem me preocupado é o meu dinheiro que está cada dia mais curto, o capital de giro está a cada dia mais curto.

Estou perdendo condições especiais dos meus fornecedores, e o meu limite de crédito também está cada dia mais curto.

Percebi que algumas despesas já subiram e tenho receio de que tenham subido acima do valor saudável para manter minha empresa em operação.

Analisando esse cenário vejo que isso é recorrente no dia a dia das empresas.

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O que o empresário descobre é que para gerenciar o crescimento a tarefa é mais difícil do que parecia.

Afinal nós queremos vender mais a cada dia não é mesmo?

O aumento da necessidade de capital de giro vem junto com o aumento nas vendas, seja por uma demanda maior de estoque, seja pelo fato de estar financiando o prazo ao cliente, seja pelo aumento das despesas, seja pela demanda de investimento em infraestrutura, enfim os motivos são muitos.

Tão importante quanto crescer é identificar os motivos do crescimento que pode ser porque o concorrente fechou, ou mesmo pelo fruto do esforço de anos trabalhando com seriedade e responsabilidade oferecendo ao cliente um produto de qualidade e confiança, pelo relacionamento duradouro que vem cultivando com o mercado.

Fato é que a maioria dos empresários estão despreparados financeiramente para o crescimento, despreparados para gerir pessoas e utilizar todo o potencial da sua equipe.

Então como superar esse desafio de vendas.

  1. Primeiramente contratar e utilizar um bom software de gestão;
  2. Mapear os processos de gestão;
  3. Implantar os processos na sua empresa;
  4. Treinar sua equipe no uso das ferramentas propostas pelo software;
  5. Criar uma rotina para auditar periodicamente as informações para que possa ter segurança na tomada de decisão;
  6. Definir uma rotina de reuniões e/ou envio de informações para tomada decisão;
  7. Definir os 5 primeiros pontos que acredita que precisa melhorar;
  8. Nomear o(s) líder(es) para busca do resultado;
  9. Definir indicador para cada pilar escolhido;
  10. Criar a agenda de reuniões;
  11. Divulgar para a equipe;

Saiba que para que você possa crescer é necessário que as demandas sejam divididas com a equipe, afinal de que adianta contratar pessoas boas e não utilizar o potencial delas.

O crescimento por mais que todos queriam ele pode sufocar o fluxo de caixa de uma empresa.

Conhecer a minha capacidade de geração de caixa para o crescimento é uma tarefa para poucos.

E se quiser superar esses desafios de forma mais rápida será um prazer te ajudar com muito conteúdo gratuito através do nosso LinkedIn.

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