Tempo de Leitura: 5 minutos

Não Deixe as Finanças da Sua Empresa No Escuro!

Essa frase é primordial para quando um empreendedor decide iniciar um negócio próprio, geralmente é baseado na experiência adquirida pelo aprendizado durante o período que trabalhou em uma outra empresa.

Ou então ele monta um negócio com pouco ou nenhum conhecimento naquele ramo de atividade, e ao custo de muito trabalho e dedicação, consegue ser bem sucedido, com um bom produto disponibilizado para o mercado, ou mesmo um diferencial estratégico frente aos seus concorrentes.

ebook-estruturar-negocio-hibrida-consultoria-min

Com um bom desempenho do seu negócio, então decide aumentar suas operações para ampliar sua atuação de mercado e disponibilizar seu diferencial a um número ainda maior de clientes.

Nesse momento com o crescimento do seu negócio e com um produto/serviço bem sucedido, sua dedicação ainda continua totalmente voltada para as operações.

É daí que ele percebe que todo seu esforço anteriormente focado no operacional, não atende mais às novas obrigações e habilidades gerenciais que o negócio lhe exige

E então começam os problemas e gargalos do crescimento, onde a figura do gestor passa a ter uma maior relevância, e ele ainda não consegue se descolar da operação.

ebook-estruturar-negocio-do-zero-hibrida-consultoria-min

Quando o empreendedor, sente que está perdendo o controle do negócio, onde mesmo com vendas em alta ou não, os problemas de toda a empresa começam a afetar as suas finanças.

A partir desse momento, ele percebe que já não consegue mais dar conta sozinho e inicia seu processo de procura por ajuda externa, e é justamente nesse momento que uma consultoria de gestão empresarial começa a fazer bastante sentido para ajudar na solução das suas dificuldades.

Encontrar um profissional ou empresa de consultoria parece um negócio fácil, mas até encontrar um bom especialista, que entenda bem a sua dificuldade, faça um diagnóstico preciso e identifique rapidamente o que realmente está acontecendo, para em seguida apresentar um bom plano de soluções, antes que os problemas se aprofunde, realmente não é tarefa muito fácil.

Para facilitar na atuação de um bom gerenciamento, classificamos uma sequência de como deve ser feito os controles das finanças em uma empresa, bem como, seus principais relatórios para controlar o Caixa e apurar o Lucro, e a partir das informações deles fazer os cálculos necessários para um melhor acompanhamento do negócio, quanto às suas finanças:

1 – Controles Básicos:

Os controles de uma empresa deve ser iniciado com seu caixa diária, referente suas vendas, gerando a partir dele o contas à receber, em alguns casos o contas à pagar referente à fornecedores e em outros de empresa de produtos acabados, são adquiridos antes de serem disponibilizados para vendas, nesse caso apura-se o CMV (Custo de Mercadoria Vendida).

Ou seja, apenas o que foi vendido, os produtos armazenados vai para a conta estoque, e através de seu inventário (contagem), denomina-se no ativo circulante como estoque seu valor de custo.

Os recebíveis referente a dinheiro deve ser depositado na conta da empresa, posterior vem as vendas de cartão que deve ser gerado um contas à receber com a data definida e também as vendas a crédito concedido à clientes, onde o financeiro confere todas esses processos, para gerar suas devidas cobranças e controles.

O contas à pagar pode vir de forma direta através da geração da própria venda no caso dos fornecedores, e as contas referente a estrutura como folha, aluguel, água, luz etc.. geralmente são lançados manualmente.

Feito todos os pagamentos e recebimentos, diariamente gera-se um extrato bancário para fazer a conciliação do movimento.

Não esquecer de lançar as taxas bancárias como também as taxas cobradas pelos cartões.

2 – Gestão das Finanças:

Nos principais relatórios gerenciais da empresa temos o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) onde sua finalidade é apurar o lucro da empresa, e também o Fluxo de Caixa, eles se complementam para que o empresário possa entender seu Lucro.

Mas também saber quando os recursos referente à as vendas estarão efetivamente na conta da empresa.

A partir desses controles podem ser feitas outros cálculos para entender o ponto de equilíbrio do negócio, fazer uma correta precificação dos seus produtos, além de entender melhor as margens de Lucro, com seus valores e percentuais, para inclusive medir o retorno do investimento, também conhecido como ROI em inglês (Return On Investment).

ebook-estruturar-negocio-hibrida-consultoria-min

Atuando em empresas de diversos tamanhos e momentos desde 2009, já atuamos em mais de 200 projetos de consultoria e treinamos mais de 7.000 pessoas, comento sempre com nossos clientes, que cada vez mais eles devem delegar suas funções operacionais para pessoas capacitadas, e procurar se especializar cada vez mais em entender de Negócio e não do negócio, e mesmo que eles não gostem de gerir seus controles e suas finanças, mas que entendam seus números, para que possa fazer uma melhor gestão e através de reuniões de resultados cobrar a seus líderes de equipe, mas também para tomar melhores decisões quando for utilizar recursos da empresa.

Para iniciar seu aprendizado, preparamos um e-book para ser baixado gratuitamente, ele vai servir de guia para que você possa ter uma melhor visão do seu negócio.

Elaborado em uma sequência do que deve ser feito para uma melhor organização da sua empresa em termos de Controles e Gestão das Finanças.

Assim que você estiver entendendo melhor seus números, sugerimos definir algumas métricas para um melhor acompanhamento e com isso continuar no caminho do Sucesso!

ebook-estruturar-negocio-do-zero-hibrida-consultoria-min