[Total: 2    Média: 5/5]

Inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com os próprios sentimentos para que eles trabalhem junto com você, na mesma direção dos seus objetivos. Não só as próprias emoções, mas também as das outras pessoas. Assim, relações saudáveis são construídas e, em um ambiente de trabalho, resultados melhores podem ser alcançados.

Mesmo sabendo o conceito, como desenvolver verdadeiramente essa competência?

O QI não é mais a melhor maneira de avaliar as habilidades, capacidades e competências das pessoas. Somente conhecimentos técnicos não faz de alguém uma pessoa realizada e de sucesso, mas sim, a habilidade de ser flexível com as pessoas, situações e emoções.

Entender nossas emoções e as de outrem
é condição fundamental para o sucesso
em qualquer área de nossas vidas.

Hoje, nossos clientes demandam muitas habilidades além dos conhecimentos técnicos: flexibilidade, relacionamento e visão macro do cenário. É possível desenvolver a IE, mas tudo depende do quanto você está disposto a sair da sua zona de conforto e se envolver no processo.

A decisão é sua. Mas vamos te ajudar destacando 5 pontos fundamentais.

#1 Autoconhecimento e autoavaliação são a base do desenvolvimento dessa competência.

Você precisa saber qual seu perfil comportamental de comunicação, além do seu tipo de temperamento. Identifique os pontos que precisam ser desenvolvidos e entenda a melhor maneira de gerencia-los. Há vários testes de perfil, como o DISC, Janela de Johari e Profiler, disponíveis no mercado; e todos a um valor muito acessível.

Saber como se flexibilizar é a chave que abrirá muitas portas para resultados de sucesso.

#2 Para que ocorra uma verdadeira mudança, é necessária uma decisão íntima.

Você está disposto a praticar novos hábitos? Qual é a sua motivação para focar, investir tempo e sua energia nisso?
A prática de novos hábitos é fundamental, e são pequenos detalhes que, ao serem direcionados corretamente, proporcionarão um resultado fantástico.

Fazer com que seu cérebro resista às práticas antigas requer esforço. Você quer realmente mudar? Ter novos resultados? Esteja atento às suas atitudes e se coloque em posição de mudança para a construção de um novo hábito de sucesso.

#3º Ponto Crítico: Fortaleça suas características naturais.

Valorize seus pontos fortes e aprenda a delegar tarefas que não te motivam para pessoas que tem perfis complementares ao seu. Olhe para o outro com olhar flexível, entendendo que o que mais te incomoda nele é uma habilidade complementar às suas.

Dessa maneira você pode gerar empatia de forma natural e adquirir competências sociais necessárias para fortalecer sua IE.

Deixo aqui um BÔNUS EXCLUSIVO para você!

O GUIA ESSENCIAL para medir seu INDICADOR DE EFICIÊNCIA

#4 Busque feedback constante das pessoas.

As pessoas sempre querem dar opinião, então, aprenda a usar isso a seu favor. Mesmo que algum feedback pareça não ser pertinente, escute e reflita, pois pode ser exatamente isso que você precisa.

#5 Saiba qual a sua verdadeira motivação para fazer a cada dia o seu melhor!

Nenhum sentimento é mais forte do que o desejo ardente de mudar. Sinta a sua verdadeira personalidade; seja verdadeiro com você mesmo; busque melhorar um pouco a cada dia.

Sucesso sempre!