Quando procuramos a qualidade na organização, logo queremos ver o organograma.
Estará no lado direito ou esquerdo, abaixo da caixinha da direção, isto porque sabemos da importância que a área da qualidade tem, para garantir a satisfação do produto oferecido ao cliente.
Como diz Arnaldo Coelho, a regra é clara, “cliente satisfeito lucratividade garantida.”
O produto (bem ou serviço), oferecido ao cliente, necessita de matéria-prima, passa por um processo, numa área fisica, tem um padrão a seguir, acompanhado por colaborador treinado e precisa ser vendido e entregue.
A qualidade está presente, desde quando qualificamos fornecedores, mantemos processos alinhados com indicadores monitorados, com padrão de produção e suas especificações definidas e com treinamentos a todos.
Antes de chegar ao cliente ocorre a inspeção ou avaliação, onde perguntamos: “está de acordo com o pedido?”.
Se a resposta for negativa, precisamos buscar indentifica em que parte do processo a não conformidade ocorreu.
Com o produto podemos fazer retrabalho, reclassificar, reprossesar ou sucatear.
Porém, estando de acordo com o pedido, podemos verificar a possibilidade de melhorias, oportunizar atualzações ou até surpreender o cliente com inovações.
Podemos visualizar no diagrama abaixo mais claramente, que a qualidade está em todos processos da organização, desde o recebimento do pedido do cliente até a entrega do mesmo.

Steven Lawrence, em seu livro: O Poder da Execução de Metas, traz átona a grande importância de traçarmos metas.
Apresentando, conceitos básicos de execução de metas, e mostrando as principais técnicas de forma direta e simplificada, para atingi-las!
Ter uma visão de negócio é ótimo, porém precisamos planejar tudo que envolve, desde a produção deste produto, até ser ofertado para o cliente.
Ter a visão de todos os processos que compõe a produção até atingir a meta principal, que é a de satisfazer o cliente, garante o sucesso e a existência da organização.
O negócio apresenta qualidade com produtividade, quando a meta é executada, em processos alinhados, controlados, padronizados e treinados, assim alcançamos uma lucratividade real.
O plano estratégico define os objetivos, as metas, porém não basta só planejar.
É necessário que sejam executadas, e monitoradas pelos indicadores de desempenho (KPI’s), que mostra o quanto estão sendo alcançadas.
Metas não atingidas reportam a problemas de produtividade e/ou de lucratividade.
Negócios que apresentam metas não alcançadas, apresentam baixa produtividade e compromete a lucratividade da organização.
Utilizar uma metodologia como a do DMAIC, que é a Ferramenta da Qualidade mais moderna, ágil e rápida, que tem como objetivo Implementar Melhorias ou Solucionar Problemas, é a forma mais assertiva, porque se baseia em dados e fatos, com tempo determinado de atuação.
Isso tudo apresentando de forma objetiva o caminho adequado para uma gestão atenta ao atingimento de suas meta e do seu plano estratégico.
Venha se reinventar, aguardamos seu contato para maiores esclarecimentos.
Conheça as vantagens de contratar a consultoria online clicando aqui.
Fale conosco através:
Site: https://tecnoquali.com.br/contato
E-mail: denise@tecnoquali.com.br
WhatsApp: clicando aqui