[Total: 7    Média: 5/5]
Tempo de Leitura: 4 minutos

Inicio esse artigo com uma interação simples e objetiva: Você deseja entender como reduzir custos na sua empresa sem afetar os processos e operações do seu negócio?

Claro que sim!

E a leitura desse artigo irá te municiar de informações valiosas para fomentar a redução de custos na sua empresa.

Além das informações valiosas, quero te confessar um segredo: No final do artigo tem uma surpresa esperando por você. Ei… não vale pular os parágrafos, combinado?

Vamos ao artigo…

De forma bem sincera, acredito veemente que você já tenha pensado nos seguintes argumentos:

  • Eu quero reduzir os custos da minha empresa e ter mais lucratividade;
  • Eu preciso ter mais fôlego financeiro para realizar investimentos e expandir o meu negócio;
  • Qual o reflexo que a diminuição de custos pode causar nos processos e atividades da minha empresa?

Então, vamos entender!

Sabemos que reduzir custos é uma necessidade de toda empresa, mas antes de sair fazendo cortes é primordial gerir de forma eficiente os processos organizacionais.

É necessário entender que uma economia de custos não pode ser direcionada como um “fim”, mas como uma “consequência” da melhoria dos processos.

E porque a redução de custos deve ser tratada como uma “consequência” da melhoria dos processos?

A grande questão é que, você enquanto gestor, deve se preocupar em “como fazer“ os processos fluírem de forma organizada (sem retrabalho), entendendo suas etapas e buscando melhorias contínuas para evitar desperdícios, assim os custos operacionais são reduzidos.

Por exemplo: Em um processo de vendas, o grande propósito é o atingimento das metas.

Correto?

Entretanto, podem ocorrer falhas que se tornam “invisíveis” aos olhos dos gestores, onde durante o processo causam prejuízos.

Sabe aquela visita mal planejada ao seu cliente?

Isso faz parte do processo e pode gerar custos adicionais (combustível, tempo, etc.) sem um planejamento adequado.

Cabe aqui abrir um alerta!

Redução de custos não significa aumento de receita.

Para aumentar as receitas é preciso ter produtos e serviços de qualidade, que por sua vez demandam treinamento da equipe, aquisição de novos softwares de gestão e até investimento em consultorias.

Tudo bem que representam despesas, entretanto são ações que geram qualidade ao negócio e cortar determinados investimentos sem entender as consequências que podem afetar o desempenho do seu negócio será um tiro no pé.

E para isso, existe uma prática de gestão que permite conseguir melhores resultados para redução de custos: o Mapeamento de Processos.

Quer uma ótima dica?

Por ser uma metodologia ágil, a prática do mapeamento de processos é fundamental para o por tornar possível reunir informações consistentes para que seja viável uma tomada de decisão efetiva na economia dos custos.

Vejamos de forma prática…

Para o gestor, ao se questionar sobre como otimizar processos para reduzir custos é possível que venha em sua mente, como uma das primeiras alternativas, encolher a folha salarial da empresa, ou seja, diminuir a equipe de trabalho para obter menos gastos.

E será que diminuir a equipe de trabalho é sempre uma alternativa válida?

Reposta: Pode ser que a folha de pagamento tenha um volume significativo em relação aos gastos da sua empresa, porém é importante uma avaliação com o gestor de cada área para examinar se em determinado processo as pessoas envolvidas são necessárias em sua execução.

Esta é uma ótima análise para tomada de decisão!

Sem uma análise precisa do que pode ou não ser modificado qualquer decisão empreendida pode ter impacto direto em outros setores, sobrecarregando pessoas e atividades.

O foco deve ser em visualizar as etapas do processo ponta a ponta, para absorção de insghts que ajudem a eliminar falhas e promover melhorias.

Sendo assim, os recursos empregados nas atividades para entrega ao cliente são melhores aproveitados e os desperdícios são reduzidos.

Quais benefícios minha empresa pode ter ao realizar o mapeamento de processos visando redução de custo?

#Otimização da comunicação

Com os processos padronizados a interligação entre os setores passam a fluir com mais facilidade, tornando a troca de informação entre os membros da equipe mais ágil. Saber quem vai realizar e quando será a próxima etapa do processo proporciona ganho operacional.

#Aumento da produtividade

Outro fator de alta importância é a diminuição de tarefas desnecessárias ao processo, ou seja, os retrabalhos. Visualizar as tarefas que não agregam valor promove a possibilidade de melhoria para agilidade, qualidade e redução de tempo na execução das atividades até o cliente.

#Oportunidade de melhorias

Aplicar o mapeamento de processos em sua empresa, contribui para a identificação de melhorias nos pontos de travamento dos processos, além de impactar em decisões mais assertivas das possíveis mudanças a serem executadas.

Como você viu, adotar uma gestão voltada a padronização dos processos fará com que sua empresa tenha potencial para examinar clinicamente como seus recursos estão sendo empregados, visando promover ações para redução de custos.

Conte com uma consultoria especializada no assunto para auxiliar sua empresa a reduzir custos e melhorar sua eficiência operacional.

É uma satisfação enorme tê-lo ao final do artigo!

A equipe de consultores da BR Management tem o know-how necessário para fazer toda a diferença e contribuir com o progresso do seu negócio.

E como gratidão, clique na imagem abaixo para fazer o download de um super guia que irá ajudar você e sua empresa obter a sonhada redução de custos e melhorar sua eficiência operacional.

Sucesso e um grande abraço!

guia-completo-reduzir-custos-gerir-processos-br-management