Escreva seu Plano de Negócios

Seu plano de negócios é a base do seu negócio. Aprenda a escrever um plano de negócios de maneira rápida e eficiente.

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Seu plano de negócios é a base do seu negócio. Aprenda a escrever um plano de negócios de maneira rápida e eficiente.

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Os planos de negócios ajudam você a administrar seus negócios

Um bom plano de negócios orienta você em cada estágio do início e do gerenciamento de seus negócios. Você usará seu plano de negócios como um roteiro de como estruturar, executar e expandir seus novos negócios. É uma maneira de refletir sobre os principais elementos do seu negócio.

Os planos de negócios podem ajudá-lo a obter financiamento ou atrair novos parceiros de negócios. Os investidores querem se sentir confiantes de que verão um retorno sobre o investimento. Seu plano de negócios é a ferramenta que você usará para convencer as pessoas de que trabalhar com você - ou investir em sua empresa - é uma escolha inteligente.

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Escolha um formato de plano de negócios que funcione para você

Não há maneira certa ou errada de escrever um plano de negócios. O importante é que seu plano atenda às suas necessidades.

A maioria dos planos de negócios se enquadra em uma de duas categorias comuns: inicialização tradicional ou enxuta.

Os planos de negócios tradicionais são mais comuns, usam uma estrutura padrão e incentivam você a entrar em detalhes em cada seção. Eles tendem a exigir mais trabalho antecipadamente e podem ter dezenas de páginas.

Os planos de negócios de inicialização enxuta são menos comuns, mas ainda usam uma estrutura padrão. Eles se concentram em resumir apenas os pontos mais importantes dos elementos-chave do seu plano. Eles podem levar apenas uma hora para serem produzidos e normalmente são apenas uma página.

Plano de negócios tradicional

Esse tipo de plano é muito detalhado, leva mais tempo para escrever e é abrangente. Credores e investidores geralmente solicitam esse plano.

Plano de inicialização enxuta

Esse tipo de plano é focado em alto nível, rápido de escrever e contém apenas os principais elementos. Alguns credores e investidores podem solicitar mais informações.

Formato de plano de negócios tradicional

Você pode preferir um formato tradicional de plano de negócios se for muito detalhista, desejar um plano abrangente ou solicitar financiamento de fontes tradicionais.

Quando você redige seu plano de negócios, não precisa seguir o esboço exato do plano de negócios. Em vez disso, use as seções que fazem mais sentido para seus negócios e suas necessidades. Os planos de negócios tradicionais usam alguma combinação dessas nove seções.

Sumário executivo

Diga brevemente ao seu leitor o que é sua empresa e por que ela será bem-sucedida. Inclua sua declaração de missão, seu produto ou serviço e informações básicas sobre a equipe de liderança, funcionários e localização da sua empresa. Você também deve incluir informações financeiras e planos de crescimento de alto nível se planeja solicitar financiamento.

Descrição da Empresa

Use a descrição da sua empresa para fornecer informações detalhadas sobre sua empresa. Entre em detalhes sobre os problemas que sua empresa resolve. Seja específico e liste os consumidores, organização ou negócios que sua empresa planeja atender.

Explique as vantagens competitivas que tornarão seu negócio um sucesso. Existem especialistas em sua equipe? Você encontrou o local perfeito para sua loja? A descrição da sua empresa é o lugar para se gabar de seus pontos fortes.

Análise de mercado

Você precisará de um bom entendimento das perspectivas do mercado e do mercado-alvo. Pesquisas competitivas mostrarão o que outras empresas estão fazendo e quais são seus pontos fortes. Em sua pesquisa de mercado, procure tendências e temas. O que os concorrentes de sucesso fazem? Por que isso funciona? Você pode fazer melhor? Agora é a hora de responder a essas perguntas.

Organização e gestão

Diga ao seu leitor como a sua empresa será estruturada e quem a administrará.

Descreva a estrutura legal do seu negócio. Declare se você tem ou pretende incorporar seus negócios como uma empresa C ou S, formar uma parceria geral ou limitada ou se você é um único proprietário ou LLC.

Use um organograma para definir quem é o responsável pelo quê na sua empresa. Mostre como a experiência única de cada pessoa contribuirá para o sucesso do seu empreendimento. Considere incluir currículos e currículos dos principais membros de sua equipe.

Linha de serviço ou produto

Descreva o que você vende ou qual serviço você oferece. Explique como isso beneficia seus clientes e como é o ciclo de vida do produto. Compartilhe seus planos de propriedade intelectual, como direitos autorais ou registros de patentes. Se você estiver pesquisando e desenvolvendo seu produto ou serviço, explique-o em detalhes.

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Marketing e vendas

Não existe uma maneira única de abordar uma estratégia de marketing. Sua estratégia deve evoluir e mudar para atender às suas necessidades exclusivas.

Seu objetivo nesta seção é descrever como você atrairá e manterá clientes. Você também descreverá como uma venda realmente acontecerá. Você se referirá a esta seção mais tarde quando fizer projeções financeiras; portanto, descreva completamente suas estratégias completas de marketing e vendas.

Pedido de financiamento

Se você está pedindo financiamento, é aqui que você descreve seus requisitos de financiamento. Seu objetivo é explicar claramente quanto você precisará de financiamento nos próximos cinco anos e para que o usará.

Especifique se deseja dívida ou patrimônio, os termos que deseja aplicar e o período de tempo que sua solicitação cobrirá. Dê uma descrição detalhada de como você usará seus fundos. Especifique se você precisa de fundos para comprar equipamentos ou materiais, pagar salários ou cobrir contas específicas até que a receita aumente. Sempre inclua uma descrição de seus futuros planos financeiros estratégicos, como quitar dívidas ou vender seus negócios.

Projeções financeiras

Complemente sua solicitação de financiamento com projeções financeiras. Seu objetivo é convencer o leitor de que seu negócio é estável e será um sucesso financeiro.

Se o seu negócio já estiver estabelecido, inclua demonstrações de resultados, balanços e demonstrações de fluxo de caixa nos últimos três a cinco anos. Se você tiver outras garantias que poderia colocar contra um empréstimo, lembre-se de listá-lo agora.

Fornecer uma perspectiva financeira prospectiva para os próximos cinco anos. Inclua demonstrações de receita previstas, balanços, demonstrações de fluxo de caixa e orçamentos de despesas de capital. No primeiro ano, seja ainda mais específico e use projeções trimestrais - ou mesmo mensais. Certifique-se de explicar claramente suas projeções e correspondê-las às suas solicitações de financiamento.

É um ótimo lugar para usar gráficos e tabelas para contar a história financeira do seu negócio.

Apêndice

Use seu apêndice para fornecer documentos de apoio ou outros materiais que foram especialmente solicitados. Itens comuns a incluir são históricos de crédito, currículos, fotos de produtos, cartas de referência, licenças, autorizações ou patentes, documentos legais, autorizações e outros contratos.

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Formato de inicialização enxuto

Você pode preferir um formato de inicialização enxuto se desejar explicar ou iniciar seu negócio rapidamente, se é relativamente simples ou se planeja alterar e refinar regularmente seu plano de negócios.

Os formatos de inicialização enxuta são gráficos que usam apenas alguns elementos para descrever a proposta de valor, a infraestrutura, os clientes e as finanças da sua empresa. Eles são úteis para visualizar trocas e fatos fundamentais sobre sua empresa.

Existem muitas versões de modelos de inicialização enxuta, mas uma das mais antigas e mais conhecidas é o Business Model Canvas, desenvolvido por Alex Osterwalder . Você pode pesquisar na web para encontrar modelos gratuitos do Business Model Canvas, ou de outras versões, para criar seu plano de negócios.

Discutiremos os nove componentes da versão do Business Model Canvas aqui.

Parcerias chave

Observe as outras empresas ou serviços com os quais você trabalhará para administrar seus negócios. Pense em fornecedores, fabricantes, subcontratados e parceiros estratégicos semelhantes.

Principais atividades

Liste as maneiras pelas quais sua empresa obterá uma vantagem competitiva. Destaque coisas como vender diretamente aos consumidores ou usar a tecnologia para explorar a economia do compartilhamento.

Principais recursos

Liste qualquer recurso que você usará para criar valor para o seu cliente. Seus ativos mais importantes podem incluir funcionários, capital ou propriedade intelectual. Não se esqueça de aproveitar os recursos comerciais que podem estar disponíveis para mulheres , veteranos , americanos nativos e empresas HUBZone.

Proposta de valor

Faça uma declaração clara e convincente sobre o valor único que sua empresa agrega ao mercado.

Relações com o consumidor

Descreva como os clientes irão interagir com seus negócios. É automatizado ou pessoal? Pessoalmente ou online? Pense na experiência do cliente do início ao fim.

Segmentos de clientes

Seja específico ao nomear seu mercado-alvo. Sua empresa não será para todos, por isso é importante ter uma noção clara de quem ela servirá.

Canais

Liste as maneiras mais importantes de conversar com seus clientes. A maioria das empresas usa uma combinação de canais e os otimiza com o tempo.

Estrutura de custos

Sua empresa se concentrará em reduzir custos ou maximizar valor? Defina sua estratégia e liste os custos mais significativos que você enfrentará ao segui-la.

Fluxos de receita

Explique como sua empresa realmente ganhará dinheiro. Alguns exemplos são vendas diretas, taxas de associação e venda de espaço publicitário. Se sua empresa tiver vários fluxos de receita, liste todos eles.

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