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Para poder definir a Política da Qualidade e seus objetivos, vejamos o item 5.2 e 6.2 na norma ISO 9001:2015:

5.2 Política

5.2.1 Desenvolvendo a política da qualidade

A Alta Direção deve estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade que:

  1. a) seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico;
  2. b) proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade;
  3. c) inclua um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis;
  4. d) inclua um comprometimento com a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.

5.2.2 Comunicando a política da qualidade

A política da qualidade deve:

  1. a) estar disponível e ser mantida como informação documentada;
  2. b) ser comunicada, entendida e aplicada na organização.
  3. c) estar disponível para partes interessadas pertinentes, como apropriado.”

Para poder definir a política da qualidade, a organização deve considerar todo o contexto em que ela está inserida, já falamos sobre contexto no item 4.1 lembra?

É importante que você verifique novamente seu contexto, os processos determinados em sua organização e tenha clareza em relação ao que sua política da qualidade quer alcançar, para ter certeza de que ela apoia seu direcionamento estratégico.

Perceba que é através da sua política da qualidade que todos saberão como sua empresa pensa e como ela pratica a qualidade no dia a dia.

Saiba que o comprometimento com os requisitos aplicáveis e a melhoria continua do seu sistema de gestão devem constar em sua política.

Isso significa que a organização deve buscar continuamente a melhoria dos seus processos e estar em dia com as exigências de órgãos regulamentadores e normativos, portarias que tem a ver com o seu negócio, entre outros, como também ter como objetivo satisfazer as partes interessadas.

Divulgue a política da qualidade entre os colaboradores, pois ela deve ser compreendida facilmente e também ser divulgada entre as partes interessadas que foram definidas anteriormente.

Também é importante que a partir da política da qualidade possam ser definidos os objetivos da qualidade, conforme citado no item 6.2 da norma ISO:

6.2 Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los

6.2.1 A organização deve estabelecer objetivos da qualidade nas funções, níveis e processos pertinentes necessários para o sistema de gestão da qualidade.

Os objetivos da qualidade devem:

  1. a) ser coerentes com a política da qualidade;
  2. b) ser mensuráveis;
  3. c) levar em conta requisitos aplicáveis;
  4. d) ser pertinentes para a conformidade de produtos e serviços e para aumentar a satisfação do cliente;
  5. e) ser monitorados;
  6. f) ser comunicados;
  7. g) ser atualizados como apropriado. A organização deve manter informação documentada sobre os objetivos da qualidade.

6.2.2 Ao planejar como alcançar seus objetivos da qualidade, a organização deve determinar:

  1. a) o que será feito;
  2. b) quais recursos serão requeridos;
  3. c) quem será responsável;
  4. d) quando isso será concluído;
  5. e) como os resultados serão avaliados.”

O requisito acima demonstra a importância de os objetivos da qualidade estarem alinhados com a política da qualidade.

Esses objetivos devem ser monitorados e mensurados, geralmente o controle é feito através de indicadores: onde é possível medir, atualizar, informar e planejar ações quando não forem alcançados.

Com os objetivos da qualidade bem ajustados e monitorados, fica muito mais fácil manter o foco na satisfação do cliente, que é o objetivo principal da gestão da qualidade não é mesmo?

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