Skip to main content
Tempo de Leitura: 3 minutos
5/5 - (3 votes)

Para gerar resultados, você precisa de pessoas motivadas e conectadas com o propósito organizacional da sua empresa.

Apesar de o lucro ser o objetivo desejável e fundamental para qualquer organização, quando o senso de propósito é ignorado, o trabalho perde sua verdadeira identidade, tornando-se algo enfadonho, o que gera perda de competitividade no mercado.

Nesse contexto, entender e criar o seu propósito organizacional, comunicá-lo e vivê-lo junto aos seus colaboradores é fundamental para manter uma empresa de sucesso.

Neste post, trazemos para você o que é propósito organizacional e qual a importância para os seus resultados.

Acompanhe!

Como o propósito alinha e engaja colaboradores?

Diferentemente da visão, missão e valores, o propósito é a base, o motivo por trás da sua existência.

É uma declaração acerca da diferença do que você está fazendo no mundo.

No ambiente organizacional, a empresa também deve ter uma razão para existir.

Qual contribuição ela dará para as pessoas e por que ela faz a diferença na vida de seus colaboradores, parceiros e clientes?

Quando os colaboradores são informados e engajados nesse propósito, eles são capazes de melhorar as suas entregas e elevar os resultados.

Pois sabem exatamente por qual motivo o fazem e por que se dedicam às suas atividades.

Logo, temos uma rotina inspiradora, capaz de gerar mais transformação e resultados positivos.

Como definir o propósito organizacional?

Veja, a seguir, como definir o propósito organizacional da sua empresa!

Priorize as pessoas

O propósito deve ser focado no melhor que a organização pode oferecer às pessoas.

Para isso, priorize seus colaboradores, clientes e parceiros em geral.

Qual diferença você e sua empresa podem fazer na vida deles?

É para isso que a sua empresa deve existir: colaborar para que todos tenham uma vida melhor.

Pense grande

Você já sabe que precisa colaborar e fazer a diferença para melhorar a vida das pessoas.

Dessa forma, você e sua empresa conseguirão ser relevantes.

Logo, tenha coragem para vislumbrar um propósito realmente grandioso e trabalhe para que ele seja alcançado.

Para isso, analise quais são as grandes questões da sociedade que sua empresa pode ajudar a resolver.

Ter um propósito desafiador e realmente inspirador colabora para que todos acreditem em você e na organização.

Seja simples e claro

Após responder a perguntas como “por que a empresa existe e como ela pode fazer a diferença na vida das pessoas?”, é preciso resumir esse propósito em uma frase.

Ela deve ser simples e clara, facilmente compreendida por todos.

Precisa ter autenticidade e ter relação com a missão da empresa.

Deve ser algo realmente envolvente para que as pessoas digam: “quero fazer parte disso”.

Logo, quando todos compreenderem qual é o verdadeiro sentido da existência da sua empresa e qual a importância dela no mundo e na sociedade na qual está inserida, as pessoas se conectarão com ela de forma única.

Assim, para construir uma empresa verdadeiramente próspera, é preciso ter o propósito organizacional em tudo que faz.

Isso contribuirá para que todos trabalhem de maneira eficiente, gerando mais engajamento, criatividade, colaboração, lealdade e inspiração.

Se você gostou deste post sobre propósito organizacional: entenda a importância para os seus resultados, deixe seu comentário conosco!