Skip to main content
Tempo de Leitura: 3 minutos
5/5 - (3 votes)

Você recebeu um email do Orquestra e não sabe o que fazer?

É assim que muitos clientes vêm até mim, apavorados por terem recebido um email do INMETRO sobre os produtos que estão certificados.

A maioria não sabe como acompanhar as atividades no Orquestra após a certificação. Isso acontece com você também?

Fique tranquilo, neste artigo vou explicar o significado das atividades mais frequentes para que você, ao receber um email saiba o que fazer.

Vamos lá!

Após cadastrar sua empresa no Orquestra, conforme vimos no artigo, você deve acompanhar o processo que foi gerado através daquele cadastro inicial e assim dar continuidade as tarefas que serão solicitadas a partir de agora.

Vejamos os Tipos de processo:

T04 – Adequação de registro

Ele pode aparecer por dois motivos:

A – Ao solicitar a Manutenção do registro pela primeira vez, o processo aparecerá como Adequação para que você possa anexar os documentos referentes a manutenção do registro: memorial descritivo, certificado e carta de manutenção emitidos pelo Organismo de Certificação de Produto (OCP).

B – Corrigir informações: você solicitou o registro, porém ficou faltando alguma coisa ou alguma informação está diferente do certificado que foi emitido.

T07 – Aguardando manutenção ou renovação

Para esta tarefa não é necessário ação alguma, pois ela se refere ao tempo de espera para a manutenção do registro.

Perceba que no final desta tarefa no site do Orquestra, não há campo disponível para que sejam incluídos arquivos ou concluído esta atividade.

Então, você deve apenas aguardar o tempo de expiração, e o processo retornará como outra tarefa.

T08 – Solicitar manutenção do registro

Nesta atividade você vai informar que a manutenção do registro está em andamento ou já realizar a manutenção do registro com a inclusão dos arquivos pertinentes: Carta de manutenção e memorial descritivo do produto.

T12 – solicitar alteração de escopo

Caso haja alguma modificação nas famílias certificadas (inclusão ou exclusão de algum novo item no mesmo certificado), é nesta tarefa que você deverá informar a modificação.

T05 – Suspensão do registro

Nesta tarefa o registro já foi suspendido.

Ele serve para Informá-lo da Suspensão do Registro devido ao não cumprimento de alguma ação solicitada anteriormente.

Fique atento pois o INMETRO lhe orientará em como você deve proceder. Sempre estará explicado o que deve ser realizado.

T06 – Providencias adotadas sobre a suspensão de registro

Neste processo, você deverá informar a ação realizada referente a suspensão do registro.

Existe um prazo para essa informação ser colocada, caso não seja cumprido, o número do registro será cancelado.

Saiba que em todas as tarefas solicitadas pelo INMETRO, sempre haverá prazos para serem cumpridas.

E o mesmo só avaliará sua resposta após o vencimento deste prazo.

Coloque em sua rotina, fazer o acompanhamento semanal do registro no Orquestra, para não ter surpresas indesejadas com seus produtos certificados.

Se ainda tiver alguma dúvida, agende um horário comigo e acesse nossa página para ter mais informações.

Agende um bate papo agora mesmo!