Faça a Inscrição Municipal e Estadual
Se você for uma prestador de serviços ou comercializador de produtos, você precisa fazer a inscrição municipal. A inscrição é individual para cada uma dessas atividades, ou seja, se você prestar serviços e também comercializar produtos, você vai precisar fazer uma dupla inscrição.
O passo a passo é diferente para prestadores de serviços e comerciantes de produtos no caso da Inscrição Estadual:
Prestadores de serviços
Quem for prestador de serviço, vai precisar do alvará de funcionamento. E para conseguir essa permissão, são necessários os seguintes documentos:
Formulário próprio da prefeitura
Consulta prévia de endereço aprovada
Cópia do CNPJ
Cópia do contrato social
Laudos dos órgãos de vistoria, se necessário.Comerciantes de produtos
Além do alvará de funcionamento, as empresas que comercializam produtos precisam de cadastro para obter a Inscrição Estadual na Secretaria Estadual da Fazenda para se tornarem contribuintes do ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços). E os documentos necessários são os seguintes:
DUC (Documento Único de Cadastro) – em três vias
DCC (Documento Complementar de Cadastro) – em uma via
Cópia autenticada do comprovante de endereço dos sócios
Cópia autenticada que prove direito de uso do imóvel (contrato de locação ou escritura)
Número do cadastro fiscal do contador
Comprovante de contribuinte do ISS (para as empresas prestadoras de serviço)
Certidão Simplificada da Junta Comercial (para empresas constituídas há mais de três meses)
Cópia do ato constitutivo
Cópia do CNPJ
Cópia do alvará de funcionamento
Cópia do RG e CPF dos sócios
Fique atento porque alguns Estados têm esse processo informatizado ou, possuem convênio com a Receita Federal, permitindo a obtenção da Inscrição Estadual juntamente com o CNPJ.