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As contratações e demissões de colaboradores se tornaram frequentes na sua organização?

A alta rotatividade nas empresas, também chamada de turnover, é uma das maiores preocupações dos gestores de RH, pois causam diversos prejuízos em diferentes níveis.

Dentro de uma empresa, a rotatividade está relacionada à taxa de contratações e demissões.

Quando é alta, significa que há falta de engajamento de talentos e de interesse dos profissionais contratados em permanecer no emprego.

As causas decorrem de insatisfações com salário, condições de trabalho, planejamento e controle produtivos inadequados, falta de treinamento ou capacitação, ausência de valorização pessoal, não resolução de conflitos, entre outras.

Com o mercado mais dinâmico e instável, é preciso oferecer mais que benefícios e plano de carreira para engajar os colaboradores.

Quer saber mais?

Confira, abaixo, como evitar a alta rotatividade na sua empresa!

Alinhe os propósitos entre a empresa e o colaborador

Quais são os propósitos da sua empresa?

O que ela busca, além da lucratividade?

Antes de qualquer coisa, é importante definir missão, visão, valores e propósitos da organização.

Assim, os colaboradores podem ser orientados e inspirados a desenvolver as suas atividades com o propósito de aumentar a qualidade de vida dos clientes, por exemplo.

Essas definições podem e devem ser utilizadas no processo de recrutamento e seleção.

Além de analisar as competências técnicas, é fundamental verificar se as competências comportamentais do candidato estão de acordo com aquilo que a empresa defende e acredita.

Assim, é possível fortalecer a cultura da empresa, além de aumentar a motivação e produtividade dos colaboradores.

Resolva os conflitos

Para que um profissional produza bem, é necessário que se sinta seguro e acolhido no seu ambiente de trabalho.

Ficar em um lugar que o faça se sentir reprimido, acuado e humilhado diminui a sua produtividade e faz com que ele queira buscar novos ares.

A hostilidade é uma das principais razões da rotatividade.

Por isso, é importante que os gestores da empresa resolvam todos os conflitos que surgirem no ambiente interno, por menor que eles sejam.

Incentive os colaboradores a dialogar diante de situações divergentes e buscar soluções amigáveis para todos.

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Proporcione aprendizado constante

A possibilidade de crescimento profissional é um dos fatores mais relevantes para a satisfação e motivação interna, pois indica que todos podem desenvolver-se na carreira.

Por isso, invista nos seus profissionais por meio de cursos, palestras e treinamentos que os permitam atualizar os seus conhecimentos e adquirir novas habilidades, para que possam crescer dentro da empresa.

Dessa forma, quando houver a necessidade de contratar alguém experiente para uma vaga, você pode fazer recrutamento interno, tendo à sua disposição profissionais mais alinhados com a organização.

Melhore o clima organizacional

Para identificar as razões da alta rotatividade na empresa, é recomendável fazer uma pesquisa de clima organizacional, visando levantar informações sobre o ambiente de trabalho, atuação do gestor, integração das equipes, espaço para participação e colaboração, valorização e disponibilidade dos recursos necessários para trabalhar.

Com essas informações em mãos, é possível verificar se as práticas de gestão estão sendo efetivas ou não e, a partir daí, adotar medidas que tornem o dia a dia dos colaboradores mais agradável e produtivo.

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Mantenha uma comunicação interna de qualidade

É essencial que os profissionais sejam orientados e atualizados constantemente.

Informações referentes à empresa, ao mercado, às concorrentes e, principalmente, aos objetivos a serem alcançados devem ser compartilhadas.

A falta de comunicação resulta em uma série de conflitos que desmotivam a equipe, fazendo com que as tarefas sejam realizadas de forma incorreta.

Essa iniciativa cria uma relação de confiança e transparência entre a empresa e os colaboradores.

Para tanto, utilize meios de comunicação que acelerem a disseminação de informações, como intranet, bate-papo interno, e-mails e newsletters, além de reuniões e mural de avisos.

A rotatividade nas empresas gera gastos com rescisão de contrato, seleção e treinamentos para novos profissionais, e impacta negativamente na sua credibilidade no mercado.

Portanto, trabalhar para evitar essa situação é imprescindível para a sustentabilidade da organização.

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