Passo a passo para tornar sua empresa uma rede de franquias
Confira nos próximos 7 itens o passo a passo para formatação do seu negócio em uma rede de franquias de sucesso.
Passo 1 – Registro
Antes de qualquer coisa é necessário certificar que todas as questões legais que envolvem a sua empresa estejam corretas.
Uma das mais importantes é em relação ao registro da marca, afinal para se tornar um franqueador é necessário que você detenha a propriedade da marca, portanto tenha certeza que sua marca está liberada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) ou que você seja o dono dela para evitar problemas futuros.
Passo 2 – COF (Circular de Oferta de Franquia)
Este documento é obrigatório e responsável pela oficialização da sua empresa no formato de franchising.
É indicado que esse documento seja redigido por um advogado especialista no ramo, pois o documento contém dados sobre seu negócio e sobre o modelo de franquias que será utilizado, além de ser o documento que futuros investidores terão acesso para investir em sua franquia.
Passo 3 – Plano de negócio
É nesse momento que você deverá estipular todas as taxas que serão praticadas, como:
- Royalties;
- Custos de instalação;
- Produtos oferecidos e diferenciais;
- Prazo de retorno do investimento;
- Potencial de lucratividade.
Afinal é através disso que o investidor se sentirá atraído para se tornar um franqueado da sua marca, e você saberá tudo que precisa para sua empresa se manter e crescer no mercado.
Passo 4 – Plano de expansão
Após realizado o plano de negócio é imprescindível definir um plano de expansão para sua empresa, até mesmo para você já realizar a reserva de caixa para iniciar.
Nesse plano deve conter os pontos onde você deseja que sejam instaladas as franquias, afinal as primeiras franquias servirão de cartões de visita para novos investidores.
Passo 5 – Processos e Manuais
Com metade do caminho já percorrido, chegou o momento de criar os manuais de operação da franquia com o detalhamento de todos os processos, afinal o franqueado investiu em algo que ele não tenha que criar do zero, ou seja, ele conta com o seu know-how, desde a instalação até situações do dia a dia.
Manual do uso da imagem
Nesse manual, deve conter tudo que é permitido e tudo o que é proibido em relação ao uso da marca.
Isso é imprescindível para que todas as unidades atuem no mesmo padrão.
Manual da franquia
O passo a passo de como seu negócio funciona, todos os processos, da limpeza a administração, afinal é a partir desse documento que são formados os programas de treinamento.
Treinamentos
Uma dica importante aqui é manter sempre a matriz como exemplo, para que cada franqueado se sinta a vontade quando tiver alguma dúvida, de ir até a matriz e otimizar as práticas do de gestão do cotidiano.
A matriz deverá ser responsável por processos de capacitação, visando a padronização de todos os franqueados, para que esses treinem seus funcionários da melhor forma possível.
Esses treinamentos poderão ser realizados de forma online ou presencial.
Lembre-se que o online tornará as atividades mais práticas e com um menor custo.
Passo 6 – Venda sua franquia
Chegou a hora que você tanto esperava!
O grande momento de vender sua franquia, mas não pense que será fácil, afinal você tem que convencer outras pessoas de comprarem a sua ideia, o seu modelo de negócio.
Para que isso ocorra sua franquia precisa passar profissionalismo e propósito aos investidores, afinal você representa uma empresa junto de milhares de outras que também querem vender o modelo de negócio.
Uma boa forma de divulgar sua franquia é através da internet, assim como em feiras de negócios, palestras, eventos e sites do segmento.
Passo 7 – Escolha o franqueado
Sim, você conseguirá escolher quem você deseja que invista em sua empresa, até porque um franqueado é muito mais que um investidor.
O franqueado precisa ser alguém engajado e comprometido com sua franquia, vestir a camisa da sua empresa.
Portanto escolha franqueados que tenham o perfil ético, com princípios e que veja no seu modelo de negócio o propósito da vida dele.