Transforme sua empresa em uma franquia

Conheça o passo a passo necessário para transformar sua empresa em uma franquia e ter a possibilidade de expandir seu negócio com segurança.

Transforme sua empresa em uma franquia

Conheça o passo a passo necessário para transformar sua empresa em uma franquia e ter a possibilidade de expandir seu negócio com segurança.

Voltar

O que é uma franquia?

Quando sua empresa está fazendo sucesso, aumenta a cada dia o número de clientes e chega ao seu limite de atendimento em um único local, se vê a necessidade de abrir uma nova unidade, ou ainda melhor, uma franquia.

Franquia é um modelo de negócio que se baseia na concessão do direito de uso, ou seja, uma outra pessoa (franqueado) pode replicar o modelo da sua empresa em outros locais.

A principal característica de uma franquia é a facilidade em ser replicada e a padronização dos produtos e processos.

Um exemplo que possivelmente você já tenha visto, são lojas de shopping, onde a maioria é encontrada em diversos shoppings em diversos estados e até países diferentes.

Por que tornar meu negócio uma rede de franquias?

O franchising é uma das melhores alternativas quando o empresário deseja expandir o seu negócio sem ter que recorrer ao investimento de capital próprio ou aos empréstimos bancários.

Um dos maiores benefícios de tornar seu negócio em uma rede de franquias é a redução do risco, ou seja, quando você investe sozinho na expansão de uma rede de lanchonetes por exemplo, o risco é todo seu. E já no modelo de franchising esse risco é dividido entre você e o franqueado.

Quando você é dono do negócio, toda a responsabilidade em questões de gestão da empresa cai sobre você. Já no modelo de franquia, essa responsabilidade é compartilhada entre franqueador e franqueados.

Então pra você que é dono de uma empresa e deseja adentrar-se em outros mercados, mas não deseja investir na instalação de novas unidades e muito menos fazer a gestão delas, o modelo de franquias é perfeito para você.

Precisa de ajuda? Obtenha aconselhamento empresarial grátis.

Análise de franqueabilidade

Afinal como saber se estou preparado para tornar minha empresa em uma franquia?

É para isso que existe a análise de franqueabilidade, para você identificar quão preparado está seu negócio para se tornar um modelo de fácil replicação.

Nessa análise você descobre diversas informações essenciais, como o potencial da sua empresa como uma rede de franquias, aspectos estruturais que podem ser revistos, problemas e adequações de forma a prevenir problemas futuros ao franquear sua empresa.

Passo a passo para tornar sua empresa uma rede de franquias

Confira nos próximos 7 itens o passo a passo para formatação do seu negócio em uma rede de franquias de sucesso.

Passo 1 – Registro

Antes de qualquer coisa é necessário certificar que todas as questões legais que envolvem a sua empresa estejam corretas.

Uma das mais importantes é em relação ao registro da marca, afinal para se tornar um franqueador é necessário que você detenha a propriedade da marca, portanto tenha certeza que sua marca está liberada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) ou que você seja o dono dela para evitar problemas futuros.

Passo 2 – COF (Circular de Oferta de Franquia)

Este documento é obrigatório e responsável pela oficialização da sua empresa no formato de franchising.

É indicado que esse documento seja redigido por um advogado especialista no ramo, pois o documento contém dados sobre seu negócio e sobre o modelo de franquias que será utilizado, além de ser o documento que futuros investidores terão acesso para investir em sua franquia.

Passo 3 – Plano de negócio

É nesse momento que você deverá estipular todas as taxas que serão praticadas, como:

- Royalties;
- Custos de instalação;
- Produtos oferecidos e diferenciais;
- Prazo de retorno do investimento;
- Potencial de lucratividade.

Afinal é através disso que o investidor se sentirá atraído para se tornar um franqueado da sua marca, e você saberá tudo que precisa para sua empresa se manter e crescer no mercado.

Passo 4 – Plano de expansão

Após realizado o plano de negócio é imprescindível definir um plano de expansão para sua empresa, até mesmo para você já realizar a reserva de caixa para iniciar.

Nesse plano deve conter os pontos onde você deseja que sejam instaladas as franquias, afinal as primeiras franquias servirão de cartões de visita para novos investidores.

Passo 5 – Processos e Manuais

Com metade do caminho já percorrido, chegou o momento de criar os manuais de operação da franquia com o detalhamento de todos os processos, afinal o franqueado investiu em algo que ele não tenha que criar do zero, ou seja, ele conta com o seu know-how, desde a instalação até situações do dia a dia.

Manual do uso da imagem

Nesse manual, deve conter tudo que é permitido e tudo o que é proibido em relação ao uso da marca.

Isso é imprescindível para que todas as unidades atuem no mesmo padrão.

Manual da franquia

O passo a passo de como seu negócio funciona, todos os processos, da limpeza a administração, afinal é a partir desse documento que são formados os programas de treinamento.

Treinamentos

Uma dica importante aqui é manter sempre a matriz como exemplo, para que cada franqueado se sinta a vontade quando tiver alguma dúvida, de ir até a matriz e otimizar as práticas do de gestão do cotidiano.

A matriz deverá ser responsável por processos de capacitação, visando a padronização de todos os franqueados, para que esses treinem seus funcionários da melhor forma possível.

Esses treinamentos poderão ser realizados de forma online ou presencial.

Lembre-se que o online tornará as atividades mais práticas e com um menor custo.

Passo 6 – Venda sua franquia

Chegou a hora que você tanto esperava!

O grande momento de vender sua franquia, mas não pense que será fácil, afinal você tem que convencer outras pessoas de comprarem a sua ideia, o seu modelo de negócio.

Para que isso ocorra sua franquia precisa passar profissionalismo e propósito aos investidores, afinal você representa uma empresa junto de milhares de outras que também querem vender o modelo de negócio.

Uma boa forma de divulgar sua franquia é através da internet, assim como em feiras de negócios, palestras, eventos e sites do segmento.

Passo 7 – Escolha o franqueado

Sim, você conseguirá escolher quem você deseja que invista em sua empresa, até porque um franqueado é muito mais que um investidor.

O franqueado precisa ser alguém engajado e comprometido com sua franquia, vestir a camisa da sua empresa.

Portanto escolha franqueados que tenham o perfil ético, com princípios e que veja no seu modelo de negócio o propósito da vida dele.

Precisa de ajuda? Obtenha aconselhamento empresarial grátis.