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Os processos seletivos atuais estão cada vez mais cuidadosos e procuram identificar não só as hard skills, mas também as soft skills, competências que podem fazer toda a diferença no desempenho do colaborador.

Você certamente já ouviu esse termo.

Mas sabe exatamente do que se trata?

Neste post vamos explicar o que soft skills significam e apresentar as mais valorizadas para que você consiga aumentar o seu valor dentro do mercado de trabalho e ser disputado pelas maiores empresas.

Se você tem interesse em se tornar um profissional mais completo, acompanhe este post.

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O que são soft skills?

As soft skills são as competências ligadas aos aspectos emocionais, que envolvem comportamento, personalidade e capacidade de interação do profissional.

Essas habilidades estão sendo muito valorizadas pelas empresas, afinal, o trabalho colaborativo é cada vez mais uma realidade.

Ter as soft skills bem desenvolvidas faz com que as pessoas tenham mais controle sobre as próprias emoções.

Além disso, quando o contratado tem um bom conjunto delas, as competências técnicas (hard skills) podem ser acrescentadas por meio de treinamentos.

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Quais são as soft skills mais procuradas e valorizadas pelas empresas

Conheça as soft skills mais buscadas pelas empresas atualmente.

Comunicação

Um profissional com boa comunicação consegue transmitir suas ideias de maneira clara e persuasiva, transmitindo exatamente o que quer dizer por meio de uma linguagem acessível.

A comunicação eficiente não se limita ao falar.

Também é importante saber ouvir, escrever bem e se portar de maneira adequada, possibilitando uma interação verdadeira tanto com clientes como dentro da equipe.

Colaboração

A colaboração está intimamente ligada à capacidade de desenvolver projetos em conjunto com seus pares e ou equipes multidisciplinares, e no mundo corporativo atual, essa habilidade tem extrema importância para o desenvolvimento profissional.

Atuar de forma colaborativa, mesmo diante situações estressantes e relacionando-se com diversos tipos de personalidade de forma positiva, pode fazer toda a diferença não só no crescimento individual, como no desenvolvimento da empresa.

Criatividade

Há uma crença limitante de pensar que a criatividade é um talento nato.

Ela pode ser trabalhada e desenvolvida, e é justamente essa capacidade que as empresas procuram.

Demonstrar facilidade na solução de questões e apresentar alternativas é uma habilidade muito valorizada no ambiente corporativo.

Resiliência

A resiliência pode ser definida como a capacidade de recuperação após adversidades.

Essa competência exige certa habilidade psicológica e maturidade, mas é essencial para que as pessoas resistam à pressão e se adaptem às mudanças.

Trata-se de uma soft skill importante, que faz a diferença em qualquer área de atuação ou posição hierárquica.

Empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, conseguindo compreender o que o colega pensa ou sente.

É uma habilidade extremamente necessária para o trabalho em equipe, principalmente para pessoas que ocupam cargos de liderança.

Por meio da empatia, também é possível estabelecer um relacionamento mais forte com o cliente, entendendo as suas necessidades e atendendo às expectativas.

Gestão do tempo

Apesar de trabalharmos cada vez mais em um modelo colaborativo, observamos também maior independência na realização das funções.

Diante dessa nova realidade, sai na frente o profissional capaz de gerenciar o próprio tempo, organizando a execução de suas tarefas com qualidade e obedecendo prazos.

Saber priorizar o que deve ser feito e afastar distrações pode ser um desafio, especialmente em tempos tecnológicos no qual recebemos notificações constantes.

E justamente por isso, saber administrar o próprio tempo é uma competência tão importante.

Conhecendo as soft skills mais valorizadas, você pode começar a desenvolver essas habilidades que certamente vão impactar não só a vida profissional, mas também vão melhorar os seus relacionamentos pessoais.

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