Já se deparou com problemas no caixa da sua empresa?
O problema pode estar embaixo do seu nariz.
O que eu mais escuto dos pequenos empresários é:
“…. Estou trabalhando só para pagar contas…”,
“…. Minhas vendas despencaram…”,
“… Essa crise está me matando…”,
“…. Estou trabalhando igual a um doido e não vejo a cara do dinheiro…”.
Diante dessa narrativa, e do desespero de ter que pagar as contas, o que percebo é que a maioria segue o caminho mais fácil – PROMOÇÃO! LIQUIDAÇÃO! QUEIMA DE ESTOQUE!
Algumas empresas passam o ano todo queimando o estoque como forma de elevar a entrada de dinheiro e chegar ao final do mês sem novas dívidas.
Lembre-se de uma única coisa, quando isso ocorre todo mundo ganha dinheiro menos você!
O fornecedor foi pago, o salário dos funcionários foi pago, o banco foi pago, o aluguel foi pago, e imagina que ficou com o abacaxi?
Você!
Muitos fatores podem levam você a ficar sem caixa para honrar seus compromissos:
- Venda abaixo do ponto de equilíbrio;
- Estrutura de gastos acima da capacidade da empresa;
- Preço de venda errado.
O preço de venda correto é aquele que proporciona a empresa a capacidade de pagar todos os gastos (fixos e/ou variáveis), o preço de custo do produto (Fornecedores) e ainda garantir seu LUCRO.
Parece lógico, mas poucos empresários sabem efetivamente como formar seu preço correto.
Se você é um deles, siga esses pequenos e certeiros passos:
- Saiba exatamente o valor dos seus gastos mensais fixos (Aluguel, salários fixos, pró-labore, luz e água, contador, etc.)
- Saiba os percentuais exatos referente aos gastos variáveis (imposto sobre o faturamento, comissão sobre vendas, tarifa de cartão sobre o percentual de vendas no cartão, etc.)
- Apure o valor do custo de aquisição que representa o valor de compra (pago ao fornecedor) + frete (despesas para que o produto chegue a você) + ICMS ST (Substituição tributária) + IPI (imposto sobre produtos industrializados, caso tenha)
- Defina a margem de lucro (ML) – estabeleça uma política de preços onde os produtos com maior competitividade na região tenham uma ML menor e aqueles que você tem exclusividade ou baixa competitividade você estabeleça uma ML maior.
- Calcule o preço de venda e depois compare-o com o preço de mercado. Se seu preço ficar muito acima, reveja sua estrutura de gastos e/ou troque de fornecedor. Se seu preço ficou muito abaixo do mercado, melhore sua margem de lucro.
Definir seu preço de venda com base em “fórmulas mágicas” – “ preço do concorrente”, “markup que um amigo lhe deu”, é comprometer definitivamente a saúde financeira da empresa.
Você deve formar o seu preço de venda e, ao final, compará-lo com o existente no mercado.
Simples assim!
Assista meus vídeos sobre formação do preço de venda numa empresa que revende produtos e numa empresa que presta serviços… sei que vai lhe ajudar muito.
Qualquer dúvida entre em contato comigo, será um prazer resolver as finanças da sua empresa.