[Total: 2    Média: 5/5]
Tempo de Leitura: 2 minutos

Você sabe o que é SASSMAQ?

Primeiramente as empresas químicas precisam ter garantias de que as operações de transporte de carga são conduzidas de maneira segura e eficaz em todos os aspectos, além de zelar pelas pessoas e meio ambiente.

Assim, o SASSMAQ é uma ferramenta para avaliação dos sistemas de gestão ambiental, saúde, segurança e qualidade das empresas que prestam serviços à indústria química. Foi lançado pela Abiquim (Associação Brasileira de Indústrias Químicas), em 2001, e auxilia as empresas no processo de seleção, qualificação e na definição de planos de ação para melhoria contínua.

Então está dividido em 5 módulos: Rodoviário, Estação de Limpeza, Terminais de Armazenagem Granéis Líquidos, Navios e Ferroviário.

Salvo que desde 2005, o SASSMAQ é pré-requisito para transportadoras de produtos químicos. O principal objetivo é reduzir os riscos envolvidos nas operações de transporte e distribuição, através da avaliação dos sistema.

Sobretudo o mercado foi extremamente receptivo ao adotar e incorporar o programa, exigindo sua adoção junto a seus fornecedores. Sua aceitação é comprovada pelo número de empresas certificadas e recertificadas, chegando, em 2018, a 850 unidades avaliadas.

Contudo, conheça os principais benefícios:

– Comprovar a capacidade de transportar produtos químicos com segurança;
– Diminuir o absenteísmo devido aos cuidados com os motoristas;
– Valorizar a imagem da empresa por estar adequada às exigências legais;
– Adotar um sistema de gestão focado na melhoria contínua e redução de custos;
– Reduzir o número de acidentes, infrações e penalizações;
– Estar qualificada a prestar serviços a indústria química no geral.

Os indicadores de desempenho demonstram melhoria nos processos, diminuindo o número e a gravidade de acidentes rodoviários entre as empresas que possuem gestão em SASSMAQ específica para o transporte, manuseio e armazenagem de produtos químicos, com as empresas que não o possuem.

A certificação não é obrigatória, porém, cria um importante diferencial para as empresas que oferecem serviços qualificados nas operações logísticas.

Se você gostou deste conteúdo, acesse o link e faça um diagnóstico gratuito de como anda a situação atual da sua empresa.

Clique na imagem abaixo: